Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Robson Oliveira

Valter Araújo encalacrado: O ano vindouro promete ser barulhento


Liderança

Rubens Moreira Mendes (PSD) é o terceiro parlamentar de Rondônia a assumir a liderança de uma bancada no Congresso Nacional. É um cargo que dá visibilidade ao parlamentar com uma exposição imensa na grande mídia e nos debates dos grandes temas nacionais. Os dois outros líderes foram Valdir Raupp do PMDB e Acir Gurgacz do PDT.
 

Lavanderia

Diz o ditado que roupa suja se lava em casa. Contrariando o adágio, o Governo do Estado publicou no Diário Oficial os créditos de uma pequena fortuna destinada a custear despesas com a lavagem dos ternos importados usados por sua excelência, o mandatário de plantão. Como o salário de uma doméstica para o mesmo serviço não chega aos oitocentos reais, o governador inflaciona o mercado ao lavar a roupa suja fora de casa. O gasto revela o lado perdulário do nosso governador para limpar a sujeira das próprias vestes.

Valter Araújo encalacrado: O ano vindouro promete ser barulhento - Gente de Opinião

Sentença

O ex-deputado estadual Valter Araújo começou a ser sentenciado em um dos diversos processos penais que figura como réu. A tendência é que fique encalacrado com outros ainda na instrução. Tudo indica que ele (Valter) não será o único (ex) parlamentar da atual legislatura condenado. O ano vindouro promete ser barulhento nesta seara.


 

Valter Araújo encalacrado: O ano vindouro promete ser barulhento - Gente de OpiniãoDescriminalização

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu nesta quinta-feira (19), durante julgamento no plenário do Supremo, debate público sobre a descriminalização da maconha. Para o ministro, a maconha "não torna as pessoas antissociais". É um tema complexo, mas o debate é inevitável e o ministro dá uma grande contribuição ao abordar. Descriminalizar não significa liberar. É uma grande diferença que os contrários à tese fazem questão de misturar para confundir e impedir o debate.


 

Valter Araújo encalacrado: O ano vindouro promete ser barulhento - Gente de Opinião

IPTU

Depois de ser criticado nas redes sociais com a postagem de uma fotografia flagrado tirando um cochilo dentro de uma aeronave, Mauro Nazif (PSB) vai e volta à mídia sob críticas mais acerbas devido à proposta de aumento do IPTU. Já há quem anuncie ações judiciais para impedir o aumento abusivo.


 

Valter Araújo encalacrado: O ano vindouro promete ser barulhento - Gente de OpiniãoQueda

Este ano (2013) foi perdido para a administração de Mauro Nazif na capital do estado. Com as chuvas fortes caindo, caem sobre as casas os barrancos, sobre as calçadas o asfalto ‘casca’ de ovo’, sobre as pessoas a lama, e os ciclistas, motoqueiros e motoristas caem dentro das crateras abundantes na cidade. Ah, uma boa notícia: cai também a moral do prefeito. A situação em Porto Velho está tão feia que até Dr. Mauro caiu no sono para evitar ver a queda nas pesquisas.

ADPF

As três maiores associações nacionais de juízes – a dos Magistrados Brasileiros (AMB), a dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e a dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) – ajuizaram, no Supremo Tribunal Federal, arguição de descumprimento de preceito fundamental (Adpf 310) na qual questionam o ato do Conselho Federal da OAB que estendeu a todos os escritórios de advocacia dos quais fazem parte magistrados aposentados ou exonerados a quarentena prevista na Constituição Federal (artigo 95).

Quarentena

A regra até então vigente dispõe que qualquer magistrado que retorne à advocacia não atue no tribunal ou jurisdição em que julgava por um período de três anos. O ato do Conselho Federal da OAB, publicado no Diário Oficial da União do dia 3 de setembro, entende também que nenhum advogado do escritório possa atuar nesse período, caso um juiz aposentado seja sócio do escritório. O caso agora vai ao plenário do STF, no entanto a pressão dos advogados tem sua lógica.

Gente de OpiniãoFérias

Informo aos leitores que esta é a última coluna do ano e o colunista sai de férias a partir desta sexta-feira e retorna somente no dia 20 de janeiro de 2014. Aproveita a oportunidade para dar votos de feliz Natal e próspero Ano Novo. Durante o merecido descanso nas praias paraibanas, mesmo havendo uma hecatombe política, a coluna não vai ser atualizada neste período. Um abraço fraterno a todos e que Deus salve Rondônia! E a nós também.


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleições 2024: é uma possibilidade ainda distante a candidatura de Fernando Máximo pelo PL

Eleições 2024: é uma possibilidade ainda distante a candidatura de Fernando Máximo pelo PL

JIPANão causou nenhuma surpresa à coluna a nova operação da Polícia Federal no município de Ji-Paraná que apura supostos desvios de conduta do prefe

Ivo Cassol, retomando a elegibilidade, é um forte postulante ao Governo de Rondônia

Ivo Cassol, retomando a elegibilidade, é um forte postulante ao Governo de Rondônia

FICHA SUJACom a inelegibilidade de oito anos em razão de condenação penal que o inabilitou pela lei da ficha limpa, Ivo Cassol está de volta. Pelas

OAB-RO promoveu um evento sobre o caos aéreos

OAB-RO promoveu um evento sobre o caos aéreos

PREDADORESFinalmente a OAB-RO promoveu um evento sobre o caos aéreos e suas consequências que merecem elogios. Bem diferente de outros que não passa

Fernando Máximo surgiu na política como uma enorme surpresa eleitoral

Fernando Máximo surgiu na política como uma enorme surpresa eleitoral

ESCÁRNIONão pegou de surpresa apenas a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Rondônia o falso diploma de doutora que a professora Viviane

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)