Porto Velho (RO) segunda-feira, 3 de agosto de 2020
×
Gente de Opinião

Robson Oliveira

Resenha política 27/07/10


 

 

Estrago

Gente de OpiniãoNão é novidade pra ninguém os sopapos que o ex-governador Ivo K-Sol tem desferido contra seu novo desafeto, Expedito Junior, candidato a governador pelo PSDB. Em todas as oportunidades possíveis K-Sol tem atingido seu alvo predileto e prometido: derrotar JR. Ninguém sabe ainda mensurar o estrago que tem causado na campanha tucana, mas na sua (de K-sol) os danos com a briga já começaram a aparecer e ser medidos.

Apoio

Gente de OpiniãoDepois de declarar apoio formal à reeleição do peemedebista Valdir Raupp, o PCdoB poderá anunciar o segundo voto para a candidata petista Fátima Cleide. A direção do partido foi procurada pela senadora e vai ouvir os candidatos da legenda antes de definir formalmente pelo apoio. Por enquanto, somente Raupp conta oficialmente com a militância do PCdoB nas ruas.

Na cola

Gente de OpiniãoNa hipótese do PCdoB formalizar o apoio do segundo voto para a senadora petista, será um fato político novo num momento importante em que um dos adversários (K-Sol) anda enredado num bate boca com os tucanos, o que poderá render-lhe baixas.

Crise

Fátima Cleide assiste à confusão de longe torcendo para que a crise se aprofunde nas hostes governistas e possa assegurar mais alguns pontos preciosos, suficientes para se manter no Senado Federal. Ela andava meio sumida do pedaço, mas ainda tem fôlego político para provocar preocupações aos adversários. Raupp que não é besta também monitora os adversários para evitar surpresas indesejáveis.

Predestinado

Gente de OpiniãoNos meios políticos poucos acreditam no momento no sucesso eleitoral de Roberto Kuppe, candidato a deputado federal pelo PDT, mas os incrédulos esquecem que o rapaz é um predestinado que já conseguiu faturar numa mesma semana dois prêmios: uma gorda mega-sena e uma magra quina. Se faturar nas urnas uma vaga na Câmara Federal não será surpresa. Sorte e obstinação não faltam ao candidato milionário.

Cegueira

Gente de OpiniãoUm irritado leitor cobrou desta coluna um tópico sobre a campanha do candidato do PT ao governo de Rondônia, Eduardo Valverde. Ele criticou o escriba por ter ignorado a passagem na semana passada do candidato pela Zona da Mata. Por acaso este escriba estava na região e não conseguiu testemunhar o tal furor causado pela caravana PT-PSB visto pelo engajado leitor. A culpa é da cegueira que acometeu o escriba com a poeira da região. 

Quórum

Gente de OpiniãoA única cidade onde a coluna testemunhou um número de pessoas razoáveis na visita da caravana PT-PSB foi em Alta Floresta. Isso porque o Dr. Mauro conseguiu mobilizar os militantes do PSB para recepcionar a caravana e os candidatos, inclusive Valverde. Isso não significa que ele (Valverde) seja um candidato fraco. Ao contrário, ainda há tempo para empinar sua pretensão, especialmente um candidato que conta com a assessoria informal do (digamos) polêmico Zé Dirceu.

Ausência

Gente de OpiniãoFalando na campanha petista, a ausência do prefeito da capital tem sido notada na de Valverde e Cleide. Já nas campanhas do pupilo Israel Xavier e da ungida Epifânia Barbosa a sombra do alcaide é perceptível. Nos bastidores corre a versão de que as rugas entre Sobrinho, Valverde e Fátima ainda não foram removidas completamente. Eles negam quaisquer desavenças em público. Já nos bastidores...

Pesquisas

É grande a expectativa pela divulgação da primeira pesquisa do IBOPE (aquele instituto que seu presidente assegurou no ano passado que Lula não conseguiria eleger o sucessor). Na boca miúda, alguns concorrentes tentam minimizar eventuais surpresas sob a alegação de que os números a ser divulgados podem estar ‘contaminados’. Uma coisa é certa: todos sonham em posições boas para usar os números como propaganda. Contaminados ou não.

Impugnação

Gente de OpiniãoO candidato a governador do PSDB, Expedito Júnior, manifestou preocupação numa eventual impugnação da sua candidatura. Se confirmar, ele avalia que ocorrerá baixa e se prepara para reagir antes que o estrago seja irremediável. JR mantém a confiança de que em instância superior consegue confirmar sua candidatura. Portanto, ele trabalha mesmo com a possibilidade.

Precedente

Expedito Junior comemorou a decisão do TRE do Maranhão que decidiu favorável ao registro de Sarney Filho. A comemoração decorre do fato que o caso de Sarney Filho é o mesmo de Junior, ou seja, ambos haviam tido condenações ocorrida antes da vigência da lei ficha limpa.

Diferenças

Gente de OpiniãoOs juízes maranhenses entenderam que a aplicação da lei aos fatos anteriores a nova regra fere o artigo 5 º, inciso XXXIX da CF. O entendimento deriva de que “não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prévia cominação legal” . O TRE-RO pode entender de forma diversa e impugnar Jr. Aqui não é o Maranhão. Nem Jr. é Sarney.

Doril

Gente de OpiniãoDepois que o Tribunal Regional Eleitoral impôs mais uma condenação ao clã Donadon o trio sumiu do noticiário político. Eles sabem que vão enfrentar muitos obstáculos jurídicos para que consigam registrar suas candidaturas. Nos meios jurídicos é pule de dez que os três vão ficar inelegíveis. Cedo ou tarde.

Mercado

Resenha política 27/07/10 - Gente de OpiniãoOs comitês eleitorais estão tendo dificuldades na capital para contratar bons e experientes profissionais de imprensa para as campanhas. Os poucos que se dispõem a assessorar estão sendo bem contratados. O mercado está aquecido.

Congestionado

O congestionamento no mercado de jornalista era previsto porque muitos deles optaram em abrir o próprio negócio na WEB. Isso refletiu na quantidade de site abertos nos últimos anos em Rondônia. Antes da rede mundial os semanários engarrafavam a área.


 

 

Depredação

Uma revista de circulação nacional denunciou uma grande empresa que tem causado danos no meio ambiente ao extrair certo tipo de minério no município de Candeias do Jamari. Na matéria consta que o dano vem sendo alvo de uma investigação policial. Ganha um saco de cimento quem adivinhar a empresa encrencada com a depredação ambiental. Aliás, é preciso também investigar as ações das pedreiras no estado.

Desesperado

Resenha política 27/07/10 - Gente de OpiniãoÉ visível o desespero que se abateu na campanha presidencial de José Serra (PSDB) depois que Dilma Rousseff (PT) conseguiu ultrapassá-lo nas pesquisas eleitorais. Os caciques do tucano esquentaram a ladainha das FARC, dos aloprados, do MST.

Pavor

Gente de OpiniãoO PSDB escalou um índio inhenho para tentar causar pavor no eleitor com a possibilidade da petista sair vitoriosa. Pelo comportamento do eleitor a tática tucana não tem surtido efeito e a tendência é a petista continuar subindo, ainda mais quando Lula aparecer como âncora do seu programa televisivo e levar a fatura no primeiro turno.  Quem viver verá.

 Fonte:  Robson Oliveira
 
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube 
 Turismo   /  Imagens da História

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Robson Oliveira

Lockdown + Engodo + Rasputim  + Anúncio de Hildon

Lockdown + Engodo + Rasputim + Anúncio de Hildon

LOCKDOWN  Ainda ressoa a mobilização feita sob a liderança de algumas entidades patronais que se opuseram ao lockdown que a administração municipal

FUNDEB + Papagaio pirata + Improbidade + Candidatura + Governo

FUNDEB + Papagaio pirata + Improbidade + Candidatura + Governo

FUNDEBTodas as atenções políticas da semana estão voltadas para a discussão e aprovação dos recursos destinados ao Fundo de Manutenção e Desenvolvim

Meio ambiente + Boquirroto + Lockdown + É um escárnio à população a abertura do shopping

Meio ambiente + Boquirroto + Lockdown + É um escárnio à população a abertura do shopping

MEIO AMBIENTEEmbora a pandemia seja a principal manchete nos veículos de comunicação, seja no Brasil, seja nos demais países, visto que tem ceifado

Liberação + Marcos Rocha e o Talião + Inertes na saúde + Marcos Rocha mentiu

Liberação + Marcos Rocha e o Talião + Inertes na saúde + Marcos Rocha mentiu

LIBERAÇÃOEmbora boa parte dos empresários e empregadores não esteja atenta aos reflexos jurídicos da abertura geral das atividades laborais em razão