Porto Velho (RO) sexta-feira, 5 de junho de 2020
×
Gente de Opinião

Robson Oliveira

Resenha política 12/07/10


 


Guerra Resenha política 12/07/10 - Gente de Opinião

Quem pensa que a campanha estadual desse ano vai ser calma e sem maiores solavancos está completamente errado, pois no interior do estado a guerra entre os seguidores de cada candidato já foi deflagrada. A Justiça Eleitoral já começa a processar as ações movidas pelos comitês eleitorais, uns contra os outros.

 



Alvo

Gente de OpiniãoA coligação de Cahulla e K-Sol ingressou com pedido de cassação de registro da candidatura do tucano Expedito Junior. Aliás, por onde passa o tucano vem sendo alvo das críticas mais acerbas do ex-aliados. A voracidade com que detonam Jr indica que o tucano tem avançado no terreno dos governistas e consolidado sua postulação numa seara até então considerada feudo de K-Sol.
 



Limite

Gente de OpiniãoEm contato com esta coluna Expedito Junior revelou que não vai rebater as provocações da coligação governista, mas não vai aturar golpes baixos porque sua paciência tem limite. Ele percorre o estado numa rapidez incomum, mas sabe que a campanha é complicada porque na disputa têm adversários duros de ser batidos e experientes nas urnas.

 


Afago

Gente de OpiniãoEnquanto alguns políticos optaram em participar da festa de abertura da feira agropecuária de Ji-Paraná em cima de um carro ou num lombo de um cavalo puro sangue, Junior fazia o percurso a pé afagando as pessoas nos braços com um cinegrafista registrando cada cena.



Discurso

Gente de OpiniãoJá o candidato a governador pelo PMDB, Confúcio Moura, também colocou o pé na estrada e cumpriu no final de semana uma extensa agenda. Moura afinou o discurso e tem conseguido chamar a atenção de quem não lhe conhece com palavras serenas e propostas exeqüíveis e inovadoras. Os adversários perceberam que o discurso do peemedebista é robusto, consistente e preparam a reação visando desconstituí-lo.



Carrancudo

Gente de OpiniãoO candidato do PT, Eduardo Valverde, também compareceu a Expojipa. Ao contrário dos concorrentes, acompanhou parte do cortejo em companhia de militantes do partido e de alguns candidatos da coligação. Parou algumas vezes para apertar a mão de populares, mas sempre com a cara fechada.



Ostentação


Gente de OpiniãoO candidato que conseguiu chamar mais a atenção na Expojipa foi o deputado estadual e candidato a reeleição Jesualdo Pires do PSB. Seus seguidores ostentavam um material da melhor qualidade e uma campanha visual vistosa. Parece que grana pra campanha não vai faltar ao comitê do candidato porque a propaganda estava sendo feita inclusive no ar com um avião dando rasante no cortejo da cavalgada com as asas pintadas de ponta a ponta com o número do candidato.
 



Posse

David Chiquilito Erse finalmente conseguiu assumir a vaga de deputado estadual deixada com a renúncia de Wilber Coimbra. O presidente do Tribunal de Justiça cassou a liminar que impedia o parlamentar de assumir o cargo. A posse coroa uma carreira que tem tudo para ser vitoriosa e tempo o suficiente para galgar cargos que o pai não teve a oportunidade de exercer. Ele desponta como a maior liderança jovem da capital.



Pesquisa

Gente de OpiniãoNos próximos dias o Ibope deverá divulgar a primeira pesquisa eleitoral de Rondônia. A informação não é oficial, mas corre nos comitês eleitorais de que os pesquisadores do instituto estariam colhendo os dados pelos municípios. Esses percentuais, apesar de não serem definitivos na campanha, provocam furor nos candidatos e nas torcidas. Aguardemos.



Cassação

Resenha política 12/07/10 - Gente de OpiniãoPipocam no Tribunal Regional Eleitoral os pedidos para impedir que os políticos enquadrados na lei denominada “ficha limpa” disputem as eleições em Rondônia.



Iguais

Observadores políticos avaliam que a tendência da Justiça Eleitoral rondoniense é passar a lâmina nos candidatos encalacrados com processos. Isso não significa que todos vão ser barrados porque cada caso é um caso e cada corte julga conforme suas convicções. Todas as coligações anunciadas possuem nomes fichados.



Gente de OpiniãoA novidade nestas eleições é a candidatura ao Senado Federal do pastor Aluísio pelo PSOL. Trata-se de um jovem psicólogo conhecido pelo carisma pessoal e pelo trabalho religioso que desenvolve na capital. Ele sabe das dificuldades da candidatura e credita a fé à ajuda necessária para vencer os obstáculos.
 



Risco

Gente de OpiniãoA nominata para a Câmara Federal da coligação PT/PSB possui um número pequeno de postulantes o que poderá exigir de cada um uma votação expressiva para atingir o coeficiente eleitoral (em torno de cem mil votos). Dr. Mauro Nazif, principal nome da lista, corre o risco de repetir a boa votação passada e ficar fora. Eles (PT e PSB) não acreditam nessa possibilidade. Mas o risco existe. O que seria lamentável porque o parlamentar tem sido produtivo para Rondônia.
 



Romaria

Gente de OpiniãoComeçou a romaria dos profissionais (picaretas) de campanha que procuram os comitês dos candidatos para tentar arrancar grana sob o pretexto de que são lideranças de bairros. São figuras carimbadas que em todas as campanhas seguem esta romaria. O pior é que existem incautos que acreditam na lábia de alguns deles.

 

Fonte:  Robson Oliveira
 
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube 
 Turismo   /  Imagens da História

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Robson Oliveira

Promessas + Mentira + Recursos + Atenções estarão voltadas ao TSE

Promessas + Mentira + Recursos + Atenções estarão voltadas ao TSE

PROMESSASO número enorme de pessoas infectadas e mortas pelo COVID 19 em Guajará-Mirim é uma prova indelével da incompetência das autoridades estadu

Marcos Rocha e as sinecuras + Ilhado + Ostracismo + Absurdo + Recomendação

Marcos Rocha e as sinecuras + Ilhado + Ostracismo + Absurdo + Recomendação

SINECURADepois de vinte anos o Governo de Rondônia decidiu recriar a Secretaria de Estado de Obras, que havia sido fundida há duas décadas ao Depart

Ideologização + Contaminação + Infecção + Tragédia + Gambiarra

Ideologização + Contaminação + Infecção + Tragédia + Gambiarra

IDEOLOGIZAÇÃODesde que a pandemia do Covid 19 se instalou no país, ceifando vidas em todos os estados e no mundo, os grupos que se rivalizam nas red

Energisa e o perdão de dois bilhões de reais + Pecaminoso + Pavão misterioso

Energisa e o perdão de dois bilhões de reais + Pecaminoso + Pavão misterioso

ENERGISAO deputado federal Mauro Nazif (PSB) foi no ponto certo: “governador tome vergonha na cara”. O desabafo do parlamentar foi ao abordar o proj