Porto Velho (RO) sábado, 30 de maio de 2020
×
Gente de Opinião

Robson Oliveira

Resenha política 07/09/10


Resenha política 07/09/10 - Gente de Opinião

Revoada

O candidato a governador pelo PSDB, além de lutar contra os adversários, se esmera para evitar que haja uma revoada dos seus comandados em direção à postulação governista de K-Ula. Expedito Júnior já detectou o movimento e tenta minimizar os estragos desde que o Ibope anunciou os últimos números para governador.

 

Abatimento

Mesmo sabendo que esta semana o noticiário vai ser negativo, visto que o TSE vai votar seu recurso contra a impugnação e a tendência é que perca, Junior tem conseguido reagir a esses impactos com uma frieza admirável, o que lhe permite manter a campanha em pé. Ainda assim o abatimento é visível.

 

Gente de OpiniãoReação

Ainda que bem distante dos concorrentes, o candidato do PT, Eduardo Valverde, dá sinais na Capital de que está vivo na campanha. Os comitês dos adversários já computaram o crescimento. Uma reação que pode ser creditada ao bom programa de TV e rádio apresentado pelo candidato e a boa avaliação da administração da capital. 

 

Gente de OpiniãoEstabilizado

Já K-Ula, que nas pesquisas anteriores subiu e ultrapassou todos os demais concorrentes, começa a se estabilizar nos atuais percentuais sem sinais de novos saltos extraordinários. Entretanto, todos sabem que é ele o candidato a ser batido no segundo turno.

 

Gente de OpiniãoDemagogos

Alguns candidatos que se arrogam defensores da família escondem do eleitor um ranço autoritário e reacionário com suas peças sub-reptícias. É lógico que qualquer pessoa em sã consciência quer a felicidade das famílias, mas fazer disso o principal tema de campanha para angariar votos é demagogia menor.  Muitos não cuidam nem da deles. Imaginem da dos outros.

 

Confirmação

Resenha política 07/09/10 - Gente de OpiniãoEm contato com este escriba o prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho (PT), confirmou que apóia para o Senado Federal Fátima Cleide e Valdir Raupp. A declaração do alcaide deixa alguns petistas irritados porque vêem no senador o adversário da senadora.

 

Resenha política 07/09/10 - Gente de OpiniãoConflagração

Uma área em União Bandeirantes invadida por trezentas famílias foi reintegrada pela justiça ao seu proprietário, o latifundiário Sebastião Conti Neto. A decisão provocou a maior confusão na área e, ontem, em Porto Velho, uma comissão foi até o Incra tentar uma solução pacífica. O problema é que pela lei o órgão não desapropria terra invadida. Os conflagrados prometem resistir à reintegração.

 

Gente de OpiniãoLatifúndio

A fazenda conflagrada mede trinta e três mil hectares, maior que vários municípios brasileiros, e não é produtiva. As famílias acampadas vivem em apenas quinhentos hectares do latifúndio e sobrevivem da agricultura familiar onde cultivam na parte ocupada. Uma pergunta se impõe: o que diz nossa constituição com latifúndios improdutivos? Com a palavra o INCRA.

 

Gente de OpiniãoLouco

Um candidato a deputado federal em Rondônia que residia havia muitos anos em São Paulo poderá ser alvo da justiça eleitoral porque tem distribuído CDS aos eleitores. As músicas são de gosto duvidoso, mas o nome do artista chama a atenção pela referência a um maluco animador de ‘batidão’.

 

Gente de OpiniãoComilança

Fátima Cleide fez um jantar para arrecadar fundos na sexta-feira passada na badalada Boutique Gelada. Quem esteve na comilança disse que a festa estava muito alegre com bandeiras coloridas contrastando com a decoração intimista do local. No entanto o que chamou mais a atenção foi a presença de parte do staff do candidato tucano ao Governo de Rondônia no evento.

 

Resenha política 07/09/10 - Gente de OpiniãoRega-bofe

Os peemedebistas também estão  preparando um jantar de adesão para arrecadar fundos para a campanha de Confúcio Moura com a presença do candidato a vice-presidente na chapa da Dilma, Michel Temer.  O rega-bofe deverá ocorrer em duas semanas com a adesão do empresariado local.

 

Gente de OpiniãoPeneira

É um absurdo como dados protegidos por lei são violados no país. A bisbilhotagem tem sido vulgarizada, em especial os grampos nos telefones feitos ao arrepio da lei. Agora são dados fiscais vazados com a maior facilidade. Aliás, alguns feitos por quem deveria proteger a lei.  O próprio presidente do STF já foi vítima da bisbilhotagem, imaginem o cidadão do andar de baixo.

 

Gente de OpiniãoSufoco

Três coronéis da política nordestina, Marco Maciel em Pernambuco, Agripino Maia no Rio Grande do Norte e Heráclito Fortes no Piauí estão passando sufoco nas eleições para a reeleição no Senado. Os três podem ser derrotas, segundo o Ibope. A notícia é um bálsamo para quem defende ares amenos no parlamento nacional.

 

Gente de OpiniãoFactóide

Já a candidatura a senador pelo DEM do Rio de Janeiro de Cesar Maia acendeu o sinal amarelo depois que o petista Lindemberg Faria conseguiu alcançá-lo. Os dois têm raízes familiares na Paraíba e fazem carreira política em partidos opostos. Em primeiro ainda está o bispo Crivela. 

 

Gente de OpiniãoSurpresa

Quem também caminha para uma derrota é o senador do PT gaúcho Paulo Paim. Caso se confirme a derrota de Paim quem perde são os aposentados, pois é da lavra do senador as principais propostas em defesa dos aposentados e das minorias.

 

Gente de OpiniãoBerros

Quem deverá retornar ao Senado é Heloísa Helena do PSOL. A forma veemente com que faz oposição aos governos de plantão são ouvidos do Oiapoque ao Chuí. Ela chata em seus discursos, mas necessária a um Congresso Nacional capenga. Seus berros acirra os ânimos na Casa da moderação.

 

Gente de OpiniãoPrepotência

Um leitor afobado reagiu grosseiramente contra uma nota na coluna passada que revelou a simpatia deste cabeça-chata as propostas da candidata de Lula a presidência da república. O prepotente leitor ainda me insultou.

 

Gente de OpiniãoProvocação

Mesmo não sendo vedado aos colunistas declinarem suas preferências, o afobado leitor requereu em seu comentário uma ação do MPE. Ora, não bastasse os insultos o cara ainda queria uma pena inexorável somente porque declinei uma preferência. Imagine quando ele descobrir que pretendo anunciar no final do mês todos os candidatos da minha predileção!

 

Resenha política 07/09/10 - Gente de OpiniãoTransparência

Nos Estados Unidos e na França a imprensa toma partido pelas candidaturas o que é algo absolutamente condizente com a democracia e dá mais transparência a um serviço tão fundamental quanto é o da mídia. Quem compra um jornal ou uma revista sabe antecipadamente da posição o que não impede de serem críticos e cobrirem as eleições com responsabilidade.

 

Gente de OpiniãoImparcial

Já no Brasil o que vemos é a desfaçatez com que alguns veículos se engajam em candidaturas e alegam imparcialidade no pleito. Os editoriais da grande mídia são prova de que esta imparcialidade é cascata. Assim como a imparcialidade do nosso afobado leitor.  A coluna respeita a discordância e as críticas ao conteúdo. Mas com civilidade e sem afobação, por favor.
 


Siga o Gentedeopinião no Gente de Opinião



 Fonte:  Robson Oliveira - [email protected]
 
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube / Turismo   /  Imagens da História

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Robson Oliveira

Marcos Rocha e as sinecuras + Ilhado + Ostracismo + Absurdo + Recomendação

Marcos Rocha e as sinecuras + Ilhado + Ostracismo + Absurdo + Recomendação

SINECURADepois de vinte anos o Governo de Rondônia decidiu recriar a Secretaria de Estado de Obras, que havia sido fundida há duas décadas ao Depart

Ideologização + Contaminação + Infecção + Tragédia + Gambiarra

Ideologização + Contaminação + Infecção + Tragédia + Gambiarra

IDEOLOGIZAÇÃODesde que a pandemia do Covid 19 se instalou no país, ceifando vidas em todos os estados e no mundo, os grupos que se rivalizam nas red

Energisa e o perdão de dois bilhões de reais + Pecaminoso + Pavão misterioso

Energisa e o perdão de dois bilhões de reais + Pecaminoso + Pavão misterioso

ENERGISAO deputado federal Mauro Nazif (PSB) foi no ponto certo: “governador tome vergonha na cara”. O desabafo do parlamentar foi ao abordar o proj

Roleta russa + Lero lero de Fernando Máximo + Rocha culpou a imprensa

Roleta russa + Lero lero de Fernando Máximo + Rocha culpou a imprensa

ROLETA RUSSAA decisão de prefeitos e governadores de flexibilizar o isolamento na maioria das cidades do país pode custar ainda à população em geral