Porto Velho (RO) segunda-feira, 25 de maio de 2020
×
Gente de Opinião

Robson Oliveira

Regurgitação + Pasto do Boi + Sinecura + O ataque a educação


Regurgitação + Pasto do Boi + Sinecura + O ataque a educação - Gente de Opinião

REGURGITAÇÃO

Depois de posar de samaritano e defensor dos colonos residentes nos locais mais inóspitos de nossa capital, em discurso recente na Câmara Municipal, e lançar petardos contra o prefeito Hildon Chaves (PSDB), Edgar Tonial (PSDC), vice-prefeito, foi alvo nesta terça-feira (2), de uma ação policial que investiga uma organização criminosa que teria surrupiado impostos estaduais. Segundo o MP, o vice-prefeito é supostamente membro dessa organização. O discurso de Tonial regurgitado no legislativo municipal revela uma faceta bem diferente do bom moço que mungia sob aplausos amigos e ovação de edis oposicionistas.

 

PASTO

Boi é daqueles militantes políticos com quase nenhuma capilaridade eleitoral que gravita em torno de donatários de legendas. Virou vice-prefeito de Porto Velho pelo acaso e em razão a um acordo entre os mandatários do PSDB e PSDC. Sem nome menos ruim que o dele, o PSDC indicou o Boi aos tucanos sabendo que o futuro reservava ao prefeito eleito patadas e chifradas. Precavido, Chaves impôs uma corda da fuça do bovino para que não corresse solto no pasto.

 

BLEFE

Com os minutos de visibilidade que conseguiu na Câmara Municipal da capital, Boi chegou a anunciar que entraria na arena eleitoral para bater chapa contra o atual prefeito. Como o blefe não repercutiu o esperado e a cotação do Boi ficou na lona, a suposta candidatura a prefeito de Edgard Tonial desapareceu instantaneamente.

 

SINECURA

Uma lista com sobrenomes de familiares de membros do primeiro escalão governamental circula nos grupos de WhatsApp em cargos vistosos do Departamento Estadual de Trânsito. Nada de anormal não fosse a falta de habilidades técnicas das laureadas no exercício das funções.  É o que os mais críticos denominam de sinecuras.

 

ALIMENTAÇÃO

Há na boca miúda um burburinho em relação a um contrato de fornecimento de serviços que tem alimentado malfeitos em tempos remotos. Uma suposta investigação teria sido aberta para verificar a lisura com que as partes pactuaram o negócio. Nada ainda veio à tona, e a coluna não conseguiu uma fonte segura para confirmar a veracidade do malfeito, embora em reservado os relatos alimentam os burburinhos. A ver!

 

TOM

Pela rispidez com que utilizou a tribunal da Câmara Municipal de Porto Velho para lançar críticas a administração de Hildon Chaves, o deputado estadual Eyder Brasil (PSL) é candidatíssimo a candidato ao pleito municipal. O tom estridente da crítica foi assimilado nas hordas políticas como um lançamento a sucessão do Hildon. Ao que parece, a lista de pretendentes à prefeitura da capital deverá ser extensa. O que é bom para a democracia e para o eleitor.

 

LUZ

Merece elogios a ornamentação natalina do Espaço Alternativo, inaugurada no final de semana passado em Porto Velho. Havia anos que não se constatava uma iluminação tão bacana e que deixa as noites dessa sofrida capital com mais luz. Há outras prioridades? Há. Mas no período natalino a casa mais humilde põe um ornamento para rememorar a vida. Nossa cidade não poderia ser diferente, apesar, e com nosso respeito, daqueles que pensam de forma adversa.

 

DADOS

Apesar das justificativas pitorescas do ministro da educação, igualmente pitoresco, o resultado da avaliação dos estudantes brasileiros divulgados nesta terça-feira é trágico. Pelos dados, os estudantes da elite brasileira têm performance pior em leitura do que os pobres de outros países. A cada ano a educação do país coleciona notas abaixo da média mundial. Nosso futuro educacional, sob a gestão de Abraham Weintraub, caminha para a mediocridade coletiva. Para piorar a situação, a paspalhão quer derrubar o que de menos ruim possuímos, que é o ensino superior, ao atacar de forma vil todos os dias nossas universidades públicas.

 

HOMENAGEM

A coluna abre espaço para homenagear os campeões brasileiros nas três categorias. O Flamengo, time do coração e alma deste cabeça-chata, tem jogado um bolão que faz inveja ao mais contido vascaíno. Torci muito pelo Mengão. Valeu a pena, mas pena mesmo foi o Vasco e Fluminense escaparem da segunda divisão, embora sejam times da série B.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Robson Oliveira

Ideologização + Contaminação + Infecção + Tragédia + Gambiarra

Ideologização + Contaminação + Infecção + Tragédia + Gambiarra

IDEOLOGIZAÇÃODesde que a pandemia do Covid 19 se instalou no país, ceifando vidas em todos os estados e no mundo, os grupos que se rivalizam nas red

Energisa e o perdão de dois bilhões de reais + Pecaminoso + Pavão misterioso

Energisa e o perdão de dois bilhões de reais + Pecaminoso + Pavão misterioso

ENERGISAO deputado federal Mauro Nazif (PSB) foi no ponto certo: “governador tome vergonha na cara”. O desabafo do parlamentar foi ao abordar o proj

Roleta russa + Lero lero de Fernando Máximo + Rocha culpou a imprensa

Roleta russa + Lero lero de Fernando Máximo + Rocha culpou a imprensa

ROLETA RUSSAA decisão de prefeitos e governadores de flexibilizar o isolamento na maioria das cidades do país pode custar ainda à população em geral

Autogolpe + Coronafest + Isolamento + Forças Armadas

Autogolpe + Coronafest + Isolamento + Forças Armadas

AUTOGOLPEMais uma vez o presidente Jair Bolsonaro testa os limites constitucionais ao incitar seus seguidores no último domingo a ganhar as ruas e p