Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Robson Oliveira

O DER parece que parou de vez. E as obras anunciadas? . . .



Aliados             

O DER parece que parou de vez. E as obras anunciadas? . . .  - Gente de Opinião  

O senador Acir Gurgacz (PDT) revelou à coluna que está decidido a disputar as próximas eleições de governador. Adiantou que a decisão é irreversível e não dependerá de uma eventual aliança com o PMDB, partido que está filiando Maurão de Carvalho, presidente da ALE. Não é segredo pra ninguém que Maurão anseia em ser ungido candidato pelos peemedebistas à sucessão de Confúcio Moura. Acir e Confúcio estão mais aliados do que antes, e caminham para manter essa união nas eleições de 2018.
 

Embate           

O DER parece que parou de vez. E as obras anunciadas? . . .  - Gente de OpiniãoEmbora evite antecipar projetos políticos pessoais, Confúcio Moura deverá disputar uma vaga senatorial. Quem não vê com bons olhos os movimentos do governador mirando as eleições de 2018 é o senador Valdir Raupp, candidato a um novo mandato. Este embate tende a colocar os dois peemedebistas em campos opostos. Razão pela qual a aliança de Moura com Acir seja estratégica na hipótese do governador ser compelido  a mudar de partido para concretizar seu projeto em 2018.                                                                                           

 Adesismo           

Gente de OpiniãoEstá havendo um adesismo significativo em direção ao PMDB, visando às eleições municipais. O ingresso em massa ao PMDB reflete a preocupação com financiamento nestas eleições que, depois da Lava Jato, afugenta empresários dispostos a contribuir. Os novos filiados ao PMDB sonham em utilizar a máquina estadual em seus pleitos para compensar a falta de financiadores de campanha. Falta combinar com os "Russos".  
       

Reencontro  

A candidatura do professor Ari Ott  à  reitoria da Unir é um reencontro com a própria história da universidade. Trata-se de um dos melhores intelectuais da academia que conhece como ninguém as entranhas da Unir. Hoje, com mais idade e experiência, Ott tem condições de dar continuidade aos avanços alcançados pela universidade rondoniense no ensino, pesquisa e extensão - tripé indispensável para se construir uma boa educação. 
 

Esculhambação

Depois do episódio envolvendo a ex-secretária de saúde do município de Candeias do Jamari, que simulou um suposto sequestro, a crise política se instalou definitivamente no município com sucessivas informações de renúncia. O atual prefeito “Careca” anunciou a renúncia deixa a prefeitura para o presidente da Câmara Municipal.Gente de Opinião Alega, em reservado, pressões nada convencionais dos ilustres vereadores. Pressões essas que a população e os órgãos de controle deveriam ser avisados. O paço municipal virou “casa de mãe Joana”.
 

Síndrome

O suposto sequestro foi desmascarado pela polícia e a ex-primeira dama e ex-secretária de saúde não confessou os motivos pelos quais simulou o crime depois que apareceu misteriosamente a trezentos e sessenta quilômetros da capital, em Guajará-Mirim. Onde contou uma versão permeada de contradições e invencionices. Embora tenha passado horas na companhia do suposto sequestrador, não conseguiu identificá-lo nem relatar uma única característica pessoal que corroborasse com a versão. Este fato lembra outro ocorrido na Suíça que ficou mundialmente conhecido como “Síndrome de Estocolmo”.

 

Indecisão

Gente de OpiniãoUm mês atrás esta coluna informou que a deputada federal Mariana Carvalho (PSDB) não seria candidata à prefeitura de Porto Velho o que gerou uma nota provocativa e atrevida contra este escriba da assessoria da parlamentar. A mesma fonte tucana que havia assegurado à coluna que Mariana não seria candidata revelou ontem, em “off”, que ela solicitou uma reunião no próximo sábado com o diretório tucano para tomar uma posição definitiva e a tendência seria anunciar que é candidata à sucessão de Mauro Nazif. A indefinição da deputada tem deixado os tucanos da capital com o bico torto, pois desconfiam que perto da convenção Mariana Carvalho desista de concorrer mais uma vez. Como dizia Ulisses Guimarães, “Política é como nuvem: muda conforme os ventos”. O pior é que biruta de aeroporto também!
 

Caindo fora

O DER parece que parou de vez. E as obras anunciadas? . . .  - Gente de Opinião

Lindomar Garçon, deputado federal do PMDB de Rondônia, decidiu se desfilar da legenda para ingressar no PRB, agremiação com ligações fortes com o bispo Edir Macedo. Garçon é um dos parlamentares da Câmara tido como voto certo a Eduardo Cunha numa eventual votação de cassação do mandato do deputado carioca por decoro caso o processo siga seu curso. Com ligações políticas fortes no Candeias, esta poderá ser a primeira eleição no município que eleja um prefeito sem vinculações com Garçon.

O DER parece que parou de vez. E as obras anunciadas? . . .  - Gente de Opinião


 

Piloto

Quem também está trocando de legenda é o deputado federal Marco Rogério, atual relator do processo que pede a cassação de Eduardo Cunha. Marco deixa o PDT para se filiar ao DEM, partido que mais definhou desde o final da ditadura militar. Dizem que o parlamentar está tirando o brevê já que adquiriu uma moderna aeronave para cortar os céus de Rondônia.

 


Bravatas

O DER parece que parou de vez. E as obras anunciadas? . . .  - Gente de Opinião

O Departamento de Estradas e Rodagens parece que parou de vez e as obras anunciadas ficam apenas nas promessas do bravateiro de plantão. Exemplo é a obra inacabada do Espaço Alternativo que continua paralisada. Apesar das promessas do diretor do órgão que até agora não justificou a  nomeação.


Reportagem do jornal Sic News do SIC TV


Tour

Gente de OpiniãoDizem que a autoridade municipal da capital está organizando tour para os munícipes interessados em conhecer os buracos de Porto Velho, além das alagações. Mauro Nazif vai entrar para a história do município como o alcaide amis inoperante que sentou na cadeira da prefeitura municipal. Os antecessores que saíram com as imagens devastadas agradecem!

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O maior desafio de Euma Tourinho será conter um partido dado a puxar o tapete dos seus filiados

O maior desafio de Euma Tourinho será conter um partido dado a puxar o tapete dos seus filiados

ESPAÇOSNoviça na seara política e pré-candidata a prefeita da capital pelo MDB, a juíza aposentada Euma Tourinho fez um bom périplo nos meios de com

A situação de Fernando Máximo é uma piada, para não dizer tragédia

A situação de Fernando Máximo é uma piada, para não dizer tragédia

CONSPIRAÇÃOAo conceder entrevista à SIC TV (Record), ao programa comandado por Everton Leoni, o deputado Fernando Máximo (União Brasil) revelou que

Não é a primeira vez que um político bom de votos é esmagado pelas máquinas partidárias

Não é a primeira vez que um político bom de votos é esmagado pelas máquinas partidárias

DATA FATALSábado (6), é último dia para que os prováveis candidatos a prefeitos se filiem aos partidos pelos quais vão disputar as eleições municipa

Eleições 2024: é uma possibilidade ainda distante a candidatura de Fernando Máximo pelo PL

Eleições 2024: é uma possibilidade ainda distante a candidatura de Fernando Máximo pelo PL

JIPANão causou nenhuma surpresa à coluna a nova operação da Polícia Federal no município de Ji-Paraná que apura supostos desvios de conduta do prefe

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)