Porto Velho (RO) segunda-feira, 23 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Robson Oliveira

No confucionismo, a base da felicidade dos seres humanos é a família


No confucionismo, a base da felicidade dos seres humanos é a família - Gente de Opinião
 

Despedida

O  velho militante da esquerda rondoniense, Odair Cordeiro, recebeu justas homenagens durante o seu funeral dos amigos, companheiros, admiradores e, porque não, desafetos. Era um homem singular: inteligência refinada, caráter firme e palavra elegante. A coluna faz também homenagem a uma pessoa que por algum bom tempo recebeu este cabeça-chata em sua casa para degustar suculentas feijoadas e milhares de  geladas.

Legado

Grandes  homens merecem ser lembrados pela conduta e pelo caráter com que transitaram pela vida: Odair Cordeiro é um deles. Uma frase 'machadiana' resume o traço que permeou a figura que foi o velho 'esquerdista': 'Odair fazia reviver o debate pelo sarcasmo e pela presteza a vigor dos golpes. Tinha a palavra cortante, fina e rápida (…) Quando se erguia, era quase certo que faria deitar sangue a alguém'... Fez da militância política um sacerdócio, fez da vida uma história. Mesmo sendo um incrédulo assumido, perdão, mas fica com Deus!

 No confucionismo, a base da felicidade dos seres humanos é a família - Gente de Opinião

 

Antecipando

Como  esta coluna havia antecipado, Confúcio Moura anunciou os nomes dos seus secretários confirmando, na maioria, os que foram divulgados nestas mal traçadas linhas. Em geral a equipe é boa e tem condições de resgatar as principais metas estabelecidas em campanha pelo então candidato do 'confucionismo'. Exceto por um adjunto desqualificado (cargo menor, é verdade) que foi guindado ao posto sem o mérito nem o perfil idealizado pelo governador. Mas a ele dedicarei toda a próxima coluna. Ainda em desenvolvimento...

Gente de OpiniãoRenovação

Ao invés de indicar figuras carimbadas e ultrapassadas, o DEMO indicou dois dos seus melhores quadros para o primeiro escalão do governo: Valter Silvano e Mateus Costa. Dois militantes mais modernos que perseveram e tentam suavizar a pecha amorfa do atrasado e reacionário DEMO. Bom para Confúcio, que optou em governar utilizando ferramentas novas.

Gente de OpiniãoValidade

Confúcio é uma pessoa culta, administrador austero e um cidadão da melhor qualidade. Isso não significa que acoitará colaboradores incompetentes. Em conversa informal, no saguão do aeroporto da capital, com este cabeça-chata, revelou que exonerará aqueles que não corresponderem com o cargo e nem se mostrarem à altura dos encargos. Todos têm seis meses como prazo de validade. E o pior é que saberão da exoneração pelo  'Blog'.

Gente de OpiniãoBlog

Em resposta a coluna (que andou cutucando a forma pela qual Moura tem anunciado seus auxiliares), o governador disse que o 'azaramento' feito aqui ao alertá-lo sobre a 'síndrome' de César Maia (ex-candidato derrotado ao Senado no Rio de Janeiro) era um erro, haja vista que Maia, três vezes prefeito carioca, era um sucesso  eleitoral.

EGente de Opiniãoquivocado

Na verdade a coluna não quis fazer tal comparação. Apenas alertou que o desprezo pelo contato do homem público com a imprensa, como foi o caso de César Maia ao optar em falar apenas pelo Blog, fez com que fosse boicotado pela mídia quando dela precisou. Isso ajudou nas quatro derrotas que sofreu: uma de governador contra a esposa de Garotinho, uma de senador da república e, a última municipal, quando seu ungido levou uma sova de Eduardo Paes. Na soma de tudo, o passivo nos parece negativo. Nem o 'Blog do César', outrora um sucesso, escapou da derrocada. Não é de César o que Moura achou que  era.

No confucionismo, a base da felicidade dos seres humanos é a família - Gente de OpiniãoConfucionismo

É  uma filosofia que remonta a 551-479 a. CC, idealizada pelo pensador chinês Kung Fou Tseu (ou mestre Kung), mas decifrada pela grafia latina Confúcio. O princípio básico do pensamento é conhecido pelos chineses como junchaio (ensinamentos dos sábios) e define a busca de um caminho superior (tao) como forma de viver bem e em equilíbrio entre as vontades da terra e as do  céu.

Pregador

Confúcio é mais um filósofo do que um pregador religioso. Suas ideias sobre como as pessoas devem comportar-se e conduzir sua espiritualidade se fundem aos cultos religiosos mais antigos da China, que incluem centenas de imortais, considerados deuses, criando um sincretismo  religioso.

Doutrina

O  Confucionismo foi a doutrina oficial na China durante quase 2 mil anos, do século II até o início do século XX. No Confucionismo não existe um deus criador do mundo, nem uma igreja organizada ou sacerdotes. O alicerce místico de sua doutrina é a busca do Tao, conceito herdado de pensadores religiosos anteriores a Confúcio. O tao é a fonte de toda a vida, a harmonia do  mundo.

Hierarquia

No confucionismo, a base da felicidade dos seres humanos é a família e uma sociedade harmônica. A família e a sociedade devem ser regidas pelos mesmos princípios: os governantes precisam ter amor e autoridade como os pais; os súditos devem cultivar a reverência, a humildade e a obediência de filhos. Portanto, súditos, cultivem a reverência.  Senão...

Gente de OpiniãoIntrospecção

Confúcio,  o governador de Rondônia, acatou uma sugestão de um colega do 'batente' e convocou os súditos do primeiro escalão a se recolherem a um retiro espiritual por dois dias, três antes da posse. Recomenda-se a cada um dos convocados uma ligeira leitura das cinco lições do 'Confucionismo' e uma espiada nos ensinamentos do Tao, assim, entenderão melhor o oráculo. Ou não.

No confucionismo, a base da felicidade dos seres humanos é a família - Gente de OpiniãoPrêmio

Eduardo Valverde, futuro ex-deputado federal, é nome tido como certo para ocupar uma vaga na diretoria da Eletronorte, em fevereiro. É o prêmio por ter sido um fiel escudeiro do núcleo duro petista na Câmara Federal. Quem está com o posto ameaçado a partir do início do ano é Inácio Azevedo, dirigente da  Ceron.

Safra

O ex-ministro José Delgado foi contratado pela comissão intersindical para elaborar um parecer jurídico sobre a transposição dos servidores públicos de Rondônia. O mestre convidou para equipe de elaboração da peça o jovem advogado rondoniense Diego Paiva. Trata-se de um dos mais brilhantes juristas da nova safra de  Rondônia.

No confucionismo, a base da felicidade dos seres humanos é a família - Gente de OpiniãoDigitais

O 'fogo amigo'  é a pior das perversões entre um grupo de correligionários. Infelizmente, pessoas utilizam desse mecanismo rasteiro sem mensurar os desdobramentos e acham que podem tudo. E não podem. O deputado estadual David Chiquilito, por exemplo, foi vítima de uma labareda engendrada no restaurante Paroca, entre garfadas de piabas e goles de pinga. As digitais foram identificadas.

No confucionismo, a base da felicidade dos seres humanos é a família - Gente de OpiniãoGostei

Ao  contrário do sucessor que gravava seus interlocutores como arma de retaliação, Confúcio Moura avisou que vai divulgar em tempo real todas as conversas que eventualmente sejam entabuladas com ele quando o assunto for administração pública. Muitos não gostaram do aviso, mas merece elogios e aplausos a atitude do governador. Tem uma máxima que diz: 'Quem não deve não  teme'.

 No confucionismo, a base da felicidade dos seres humanos é a família - Gente de Opinião

Confraternização

Na sua 13ª edição, o jantar de confraternização natalina com  a Imprensa promovido pelo casal Raupp – o senador Valdir e a deputada federal Marinha - voltou a proporcionar, nesta quinta-feira (16), a todos que atenderam o convite, a oportunidade de rever amigos num clima de congratulações gerais, como convém a eventos dessa natureza. Além de cumprimentos e abraços efusivos, os jornalistas trocaram também muitas informações entre colegas e colheram outras tantas dos vários políticos que adensaram o ambiente prestigiando a iniciativa dos Raupp. Razão pela qual o sucesso da festa não pode ser atribuído especificamente a ninguém, mas certamente a todos.
 

Siga o Gentedeopinião no Gente de Opinião

 Fonte:  Robson Oliveira - robsonoliveirapvh@hotmail.com
 Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube  / Turismo   /  Imagens da História


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Robson Oliveira

Bipolaridade do governo + Operação com a Polícia Federal + Os conflitos agrários

Bipolaridade do governo + Operação com a Polícia Federal + Os conflitos agrários

BIPOLAR – A bancada do PSL - partido da família Bolsonaro – passa por dois dilemas difíceis de resolver: o primeiro na Câmara Federal - é contra a ins

Os estúpidos! + Lorota  + gasoduto para abastecer Rondônia + Marcos Rocha e os madeireiros

Os estúpidos! + Lorota + gasoduto para abastecer Rondônia + Marcos Rocha e os madeireiros

ESTÚPIDOS – Embora os seguidores (cegos) do bolsonarismo não vejam os danos causados às exportações brasileiras pelas besteiras e pelos impropérios

Secretário néscio + Boquirroto + Garimpo é um desastre + Ufanismo

Secretário néscio + Boquirroto + Garimpo é um desastre + Ufanismo

NÉSCIO – Ao propor a extinção do Incra para que o estado avoque as funções fundiárias desenvolvidas pelo órgão federal, Evandro Padovani, Secretário d

Bazar da Solidariedade + Exagero em relação ao projeto de abuso de autoridade + As declarações destemperadas do presidente

Bazar da Solidariedade + Exagero em relação ao projeto de abuso de autoridade + As declarações destemperadas do presidente

BAZAR – O evento “Bazar da Solidariedade”, de iniciativa do Procurador Federal Reginaldo Trindade, ocorrido sábado passado na capital para arrecadar f