Quinta-feira, 23 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Robson Oliveira

‘IBOPE indica situação confortável de Expedito Junior e alta rejeição de Confúcio Moura’, avalia PSDB


‘IBOPE indica situação confortável de Expedito Junior e alta rejeição de Confúcio Moura’, avalia PSDB - Gente de Opinião

Apesar da pesquisa eleitoral retratar as circunstâncias do momento das eleições e os candidatos apostarem nos programas eleitorais que começam a ser exibidos nas TVs e Rádios a partir do dia 19, o Secretário Geral do PSDB de Rondônia, Maurílio Vasconcelos, considerou positiva a primeira pesquisa para o Governo de Rondônia feita pelo Ibope e divulgada na noite de ontem pela TV Rondônia, apontando um empate técnico entre Expedito Junior (PSDB) e Confúcio Moura (PMDB).

Para Vasconcelos, o empate entre Expedito e o atual governador indicada que o eleitor rondoniense quer mudanças. “Esse sentimento de mudança externado pela população está claro pelo alto índice de rejeição ao governo de Confúcio Moura, mais que o dobro dos demais concorrentes”, comemorou.

Rejeição dos candidatos abaixo

‘IBOPE indica situação confortável de Expedito Junior e alta rejeição de Confúcio Moura’, avalia PSDB - Gente de Opinião

Como a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para cima ou para baixo, é possível que Expedito Junior esteja à frente de Confúcio Moura. É o que avalia o comitê de campanha do candidato. A coordenação de campanha espera que a curva crescente do tucano aumente assim que começarem os programas eleitorais gratuitos de TV e Rádio.

“Desde o período pré-eleitoral até semana passada, quando o Tribunal Regional Eleitoral deferiu o registro da candidatura de Expedito Junior, todos os adversários percorriam os municípios espalhando que ele (Junior) não conseguiria registrar a candidatura. De forma geral o boato provocou frustração ao potencial eleitor de Expedito Junior e causou prejuízos, em particular ao eleitor indeciso. “Com a campanha eletrônica a tendência é crescer ainda mais nas pesquisas”, explicou o dirigente do PSDB.

Os tucanos lamentaram que o Ibope não tenha apurado e divulgado a simulação do segundo turno, assim como faz em outros estados e na própria pesquisa para presidência da república. “Infelizmente não mostraram uma simulação de segundo turno entre os candidatos empatados. No entanto, pela rejeição alta do atual governador Confúcio Moura e pelos percentuais dados aos candidatos de oposição é possível deduzir que a tendência é Expedito Junior ficar em primeiro lugar”, explicou Vasconcelos.

A coordenação da campanha de Expedito Junior espera uma campanha dura e muito disputada devido ao número de concorrentes. “Embora a primeira pesquisa divulgada pela afiliada da Globo nos posicione em situação positiva e confortável, vai ser uma campanha competitiva e muito disputada. Portanto, necessitamos do empenho total dos partidos coligados com a frente “Muda Rondônia” e suar a camisa para que cada dia possamos aumentar os percentuais de aprovação de Expedito Junior. Campanha ganha é campanha com resultado proclamado. Estamos ainda longe desta fase”, assinalou Maurílio Vasconcelos.

A pesquisa foi realizada entre os dias 5 e 7 de agosto. Foram entrevistados 812 eleitores em 31 municípios do estado. A margem de erro é de 3%, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO) sob o protocolo Nº RO- 00025/2014. A Contratante é a Rádio TV do Amazonas Ltda.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 23 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A pesquisa sobre as eleições de 2026 trouxe mais interrogações do que certezas

A pesquisa sobre as eleições de 2026 trouxe mais interrogações do que certezas

PESQUISAA recente sondagem do Real Time Big Data sobre as eleições de 2026 em Rondônia trouxe mais interrogações do que certezas. Os números, analis

Eleições majoritárias são como corridas de jegue: vence quem tropeça menos

Eleições majoritárias são como corridas de jegue: vence quem tropeça menos

ADULAÇÃO                                                                              Não houve um único dirigente partidário entrevistado por este ca

Gente de Opinião Quinta-feira, 23 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)