Porto Velho (RO) segunda-feira, 16 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Robson Oliveira

Confúcio Moura convida Hiran Galo para a saúde de RO


Confúcio Moura convida Hiran Galo para a saúde de RO - Gente de Opinião
Convite

Hiram Galo, médico e dirigente nacional do Conselho Federal de Medica, foi convidado para assumir a pasta da Saúde na administração de Confúcio Moura. Pediu tempo aos interlocutores do governador eleito para decidir. Mas a coluna apurou que Gallo dá a resposta nesta terça-feira. Para a pasta também são cogitados Orlando Ramires e Dr. Alexandre (não é o deputado estadual).

 

Especulação

Os engenheiros Lúcio Mossi e Hildo Santos, ambos do PMDB de Jaru, são os nomes mais cotados para assumir o Departamento de Estradas e Rodagens (DER). O segundo caiu na cotação por possuir parentesco com a família dos ‘Moletas’ e não ter um currículo capaz de cacifá-lo ao cargo. A pasta também é objeto de desejo dos pedetistas.

 

Indicada

A Agente Penitenciária de Cacoal, Miriam do PCdoB, deverá assumir a Secretaria de Interior e Justiça. Pertencente a uma categoria que fechou com Confúcio nas eleições, a escolha foi feita pelo próprio governador. Não entra na cota partidária.

 

Merecimento

Ligado ao PMDB desde quando a legenda não possuía o “P”, o procurador Valdecir Marcial é nome especulado para assumir a Procuradoria Geral do Estado. Taí um nome que reúne todos os critérios estabelecidos por Confúcio para o primeiro escalão. Assim a direção da PGE retorna para um membro do seu quadro.

 

Emater

O professor José Pinto, ex-diretor do Iteron do governo Jerônimo Santana, é cotado para assumir a Emater. Detentor de um currículo denso na área fundiária, teve seu nome indicado para o governo de transição pelo próprio governador eleito. O órgão é disputado por membros do PMDB.

 

Dúvida

Já para a complicada Secretaria de Segurança Pública pairam muitas dúvidas sobre quem vai ser o titular da pasta. A princípio, Moura pensava em convocar um delegado da Policia Federal, mas foi informado de que poderia haver reações contrárias. Mas o delegado Eliseu, o Coronel Carvalho e o delegado regional de Cacoal são sempre lembrados como uma solução caseira. O cargo ainda está em aberto.

Briga

Confúcio Moura convida Hiran Galo para a saúde de RO - Gente de OpiniãoNConfúcio Moura convida Hiran Galo para a saúde de RO - Gente de Opiniãoas hostes do DEMO foi aberta uma crise com o veto do prefeito de Ji-Paraná, José Bianco, ao nome do ex-deputado estadual Silvernani Santos para ocupar a pasta da Secretaria da Agricultura. Bianco prefere para o cargo o ex-auxiliar Assis Canuto.

 Perfil

As duas indicações para a Seagri esbarram num óbice: são nomes sem o perfil prometido pelo então candidato a governador Confúcio Moura. Além de representarem uma mentalidade arcaica sobre os problemas que permeiam o setor.

 

Confúcio Moura convida Hiran Galo para a saúde de RO - Gente de OpiniãoSobra

Os DEMOS da capital estão incomodados com a conversa ocorrida quinta-feira passada entre Confúcio Moura e José Bianco, em Ji-Paraná. O incômodo se instalou porque não vazou o teor da conversa entabulada pelos dois caciques. Esse segmento dos DEMOS já se conforma com o que sobrar dos cargos. O que não aceitam é ficar fora. 

 

Social

Para a Fundação da Ação Social a irmã do governador, Cira Moura, é provavelmente o nome indicado. Pelo menos foi o que declarou o governador a um presidente de partido.

 

Moita

A disputa pela presidência da Assembléia Legislativa continua com lances surpreendentes. Enquanto Valter Araújo, Hermínio Coelho e Neodi Carlos se engalfinham pelo cargo, o deputado ‘socialista’ Jesualdo Pires se finge de morto e corre por fora a passos longos para levar a cobiçada presidência do Poder Legislativo. 

 

Privilégio

A Assembléia Legislativa aprovou duas emendas constitucionais que criavam aumentos substanciais para algumas categorias privilegiadas sem o amparo legal. A exemplo dos Procuradores do DETRAN, que passariam a perceber vencimentos de quase vinte mil reais mensais. Enquanto os professores e o grosso dos barnabés teriam que se contentar com minguados aumentos.

 

Emendando

Alertado que poderia ser responsabilizado por crime de improbidade por aumentar despesas ferindo a Lei de Responsabilidade Fiscal, o presidente da ALE, Neodi Carlos, providenciou outra emenda constitucional, a de nº 073/2010, acrescentando aos artigos 20-A e 104 da Constituição Estadual um parágrafo único.  Com a emenda, a implantação do teto remuneratório dependerá de lei complementar. O ‘remendo’ foi publicado em surdina do Diário Oficial nº 87, no dia 25 passado.

 

Desgaste

Para que esses aumentos sejam concedidos caberá a iniciativa de cada Chefe de Poder ou Instituição. O que significa afirmar que Moura já assume sabendo que haverá pressões para aumento de despesas nas contas correntes.

 

Confúcio Moura convida Hiran Galo para a saúde de RO - Gente de OpiniãoRoupa suja

Os petistas agendaram uma reunião para a próxima sexta-feira, ocasião em que vão colocar em pauta a avaliação das eleições estaduais e os responsáveis pela derrota. Uma fonte revelou à coluna que também será incluída na pauta a prestação de contas.

 

Confúcio Moura convida Hiran Galo para a saúde de RO - Gente de OpiniãoAcusação

Segundo a fonte petista, recursos ainda não foram totalmente contabilizados na prestação interna dos gastos. Há a suspeita de que um repasse substancial não tenha sido utilizado para os fins destinados e acusam dois ‘capas pretas’ do partido pelo malfeito.

 

Confúcio Moura convida Hiran Galo para a saúde de RO - Gente de OpiniãoSerpentário

Petistas graduados não escondem a briga interna que se instalou entre os grupos liderados pela senadora Fátima Cleide e pelo prefeito Roberto Sobrinho. Ouvindo um e outro membro dos grupos chega-se à conclusão de que o ambiente de hostilidades petistas está à beira do transbordamento. O que causará estragos irremediáveis.

 

Confúcio Moura convida Hiran Galo para a saúde de RO - Gente de OpiniãoIndicação

Alheio as brigas internas do PT rondoniense, o deputado federal Eduardo Valverde articula sua indicação para ocupar uma das diretorias da Eletronorte. A articulação conta, inclusive, com o apoio dos senadores Valdir Raupp (PMDB) e Acir Gurgacz (PDT). Ao que tudo indica, a nomeação é tida como favas contadas.

 

Confúcio Moura convida Hiran Galo para a saúde de RO - Gente de OpiniãoIntervindo

Os petistas também querem que o Presidente Lula nomeie para as vagas destinadas à OAB no Tribunal Regional Eleitoral os advogados Sidnei e Ricardo Amaral, nomes que constam nas listas para vaga de juiz eleitoral.

 

Confúcio Moura convida Hiran Galo para a saúde de RO - Gente de OpiniãoBarricada

O PT vai lutar com todas as possibilidades para que o TRE casse o mandato do senador eleito Ivo K-Sol (PP). Há processos de investigação sobre os supostos malfeitos praticados pelo então candidato ‘pepista’ durante o processo eleitoral. As barricadas estão armadas e os petistas avisam abertamente por aí que K-Sol perde a vaga no tapetão para Fátima Cleide.

Confúcio Moura convida Hiran Galo para a saúde de RO - Gente de OpiniãoCarne de pescoço

Pode ser que os petistas tenham sucesso na empreitada, mas K-Sol é carne de pescoço para ser degustado facilmente e tem vencido todas as pendengas jurídicas enfrentadas. Pensar que ele não vai reagir às barricadas é ilusão.

 

Siga o Gentedeopinião no Gente de Opinião



 Fonte:  Robson Oliveira - robsonoliveirapvh@hotmail.com
 
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube / Turismo   /  Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Robson Oliveira

Os estúpidos! + Lorota  + gasoduto para abastecer Rondônia + Marcos Rocha e os madeireiros

Os estúpidos! + Lorota + gasoduto para abastecer Rondônia + Marcos Rocha e os madeireiros

ESTÚPIDOS – Embora os seguidores (cegos) do bolsonarismo não vejam os danos causados às exportações brasileiras pelas besteiras e pelos impropérios

Secretário néscio + Boquirroto + Garimpo é um desastre + Ufanismo

Secretário néscio + Boquirroto + Garimpo é um desastre + Ufanismo

NÉSCIO – Ao propor a extinção do Incra para que o estado avoque as funções fundiárias desenvolvidas pelo órgão federal, Evandro Padovani, Secretário d

Bazar da Solidariedade + Exagero em relação ao projeto de abuso de autoridade + As declarações destemperadas do presidente

Bazar da Solidariedade + Exagero em relação ao projeto de abuso de autoridade + As declarações destemperadas do presidente

BAZAR – O evento “Bazar da Solidariedade”, de iniciativa do Procurador Federal Reginaldo Trindade, ocorrido sábado passado na capital para arrecadar f

Meio ambiente  - Chefe de estado é um apedeuta - Rapa no arcabouço jurídico - Justiça 12

Meio ambiente - Chefe de estado é um apedeuta - Rapa no arcabouço jurídico - Justiça 12

MEIO AMBIENTE – Ao que parece é que o presidente Bolsonaro não percebeu que suas frases provocam mais desgaste para o país do que sua imaginação pode