Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Renato Gomez

Quanto tempo o tempo tem?



A ideia de fracionar o tempo para poder mensurá-lo dos segundos aos anos, formando o calendário, tomou como base os movimentos celestes e o cunho religioso (principalmente para determinar o ano inicial), criando assim vários calendários. O demarcador de tempo predominante no mundo é o calendário gregoriano, que tem como base religiosa o cristianismo. Hoje, a mensuração do tempo é imprescindível em nossas vidas, mas o que devia ser apenas uma convenção social passou a ser determinante dentro da sociedade, exercendo inclusive influência sobre esta.

Quem nunca falou ou, pelo menos, ouviu as expressões: “Não tenho tempo!”, “Não dá tempo!”, “Hoje o dia demorou a passar!”, “Hoje o dia passou que eu nem vi!”... O tempo passou a ser uma arma social sempre com a mira apontada para nossas cabeças, fazendo pressão psicológica, e nós nos submetemos ao terrorismo, dando mais importância ao tempo do que a nós mesmos, fazendo tudo em função do tempo, quando o correto seria que o tempo apenas agisse de forma passiva em nossas ações, mensurando o tempo gasto para cada atividade, e não determinando o tempo a ser gasto em cada atividade.

Vivemos correndo contra o tempo ou correndo do tempo? As duas coisas. Estamos sempre exercendo nossas atividades tentando atender ao tempo estipulado, e acabamos não aproveitando esse tempo da melhor forma. No trabalho passamos mais tempo olhando para o relógio, querendo que o tempo passe (ou não, quando temos que entregar algo a tempo), do que efetivamente usando o tempo para trabalhar. Em casa, nas horas de lazer, nos preocupamos mais em reclamar do curto tempo do que aproveitando efetivamente as horas. Queremos sempre mais tempo, mas quanto mais o tempo passa, mais o negamos, pois a idade aumenta e não queremos envelhecer.

Envelhecer faz parte do processo natural da vida, mas até nisso o tempo nos influenciou, uma vez que a partir de quantas voltas a terra deu em torno do sol desde o nascimento do individuo determina-se sua idade, e a partir de sua idade a sociedade determina vários fatores como a maioridade, ou a subdivisão em grupos sociais por faixa etária: crianças, adolescentes, meia idade, idosos.

É impossível negar a influência do tempo em nossas vidas, mas é possível saber administrá-la, para não nos tornarmos escravos dos relógios e calendários. Vamos esquecer um pouco os relógios e determinar nossas atividades pelo nosso próprio tempo, voltando a controlar cada segundo. Afinal, quanto tempo o tempo tem? Quanto tempo você tem? Quanto tempo ainda nos resta? E o mais importante, o que vamos fazer deste tempo? Não sei, meu tempo acabou!


Gente de Opinião

Fonte: Renato Gomez - [email protected] / Twitter: @Renato_Gomez
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

I Sarau Poetas de Porto Velho

I Sarau Poetas de Porto Velho

Com o intuito de unir e fortalecer o movimento literário da cidade de Porto Velho, em 28 de janeiro de 2015, foi criado o grupo Poetas de Porto Velho

POEMUSIC

POEMUSIC

  Domingo, 29 de maio, às 20h, no Grego Original, acontecerá o Poemusic. O evento traz apresentações das bandas portovelhenses Tuer Lapin e Prognoise,

O POETA RENATO GOMEZ LANÇA SEU 3º LIVRO

O POETA RENATO GOMEZ LANÇA SEU 3º LIVRO

  LANÇAMENTO Sábado, às 19 horas, na Casa de Cultura Ivan Marrocos, o poeta Renato Gomez lançará sua 3ª obra, o livro de poemas Versos Naturais. O eve

Crônicas da Nova Terra: A emboscada

Crônicas da Nova Terra: A emboscada

Por que esperar se podemos começar tudo de novo Agora mesmo A humanidade é desumana Mas ainda temos chance O sol nasce pra todos Só não sabe quem não

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)