Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Renato Gomez

Política se discute!


Durante uma aula na faculdade um colega relatou que na escola onde leciona uma professora lançou durante uma conversa sobre política que POLÍTICA NÃO SE DISCUTE! Na mesma aula por diversas vezes a discussão voltava para o tema em tela, inclusive tornando a discussão mais acalorada. Muitas divergências de opinião surgiram, houve quem dissesse que cada um possui sua opinião e não iríamos chegar a lugar algum com a discussão, porém acredito que todos no final chegaram ao consenso que a política tem que ser discutida.

A política está em nós muito mais do que imaginamos, política é muito mais do que esse circo armado nos anos eleitorais, é muito mais do que a cômica propaganda eleitoral gratuita, é muito mais do que toda a roubalheira e sujeira instaurada nas casas de Leis e do Executivo. A política está em tudo o que consumimos, nos alimentos, nos bens de consumo, nos programas de televisão, etc. A dona de casa que faz pesquisa de preço para comprar o produto mais barato sem detrimento da qualidade não está fazendo só economia, está analisando as condições de mercado, economizando para o lar e discutindo política implicitamente.

Você vai perguntar o que tem a ver a simples pesquisa de preço em um supermercado com política? Ao pesquisarmos os preços escolhermos o equilíbrio entre o produto bom e barato estamos contribuindo para o equilíbrio dos preços e da economia do país. O problema é que não sabemos utilizar este lado da política em favor próprio, aliás, não estamos utilizando nenhum lado da política em nosso favor, pois também não sabemos utilizar o principal: O VOTO. E talvez isso se deva ao fato de muitos acharem que política não se discute.

Se entendêssemos que o poder do consumo que temos pode reduzir o preço das coisas, se entendêssemos que o poder do voto pode mudar o país, utilizaríamos a política em nosso favor e a democracia seria materializada em sua verdadeira idealização: uma política do povo e para o povo.

Parece utopia, eu sei, mas se um educador, que é responsável pela formação de nossas crianças e jovens, diz que política não se discute, obviamente é esse ensinamento que as crianças e jovens formados por ele vão trazer na bagagem. Formamos pessoas que acham que política não se discute, formamos gerações que não saberão questionar, argumentar, reivindicar pelos nossos direitos. Pessoas que não sabem questionar são facilmente manipuladas, para os políticos isso é cômodo, e sempre será. Por isso sempre teremos problemas na educação por exemplo. Se soubermos questionar, discutir a política e utilizá-la em nosso favor, certamente colocaremos pessoas adequadas e que se não corresponderem serão substituídas. Parece utopia, mas política se discute e com a discussão a política se modifica.

Gente de Opinião Gente de Opinião

Fonte: Renato Gomez (Graduado em Letras Português) 
[email protected]
/ Twitter: @Renato_Gomez

Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

I Sarau Poetas de Porto Velho

I Sarau Poetas de Porto Velho

Com o intuito de unir e fortalecer o movimento literário da cidade de Porto Velho, em 28 de janeiro de 2015, foi criado o grupo Poetas de Porto Velho

POEMUSIC

POEMUSIC

  Domingo, 29 de maio, às 20h, no Grego Original, acontecerá o Poemusic. O evento traz apresentações das bandas portovelhenses Tuer Lapin e Prognoise,

O POETA RENATO GOMEZ LANÇA SEU 3º LIVRO

O POETA RENATO GOMEZ LANÇA SEU 3º LIVRO

  LANÇAMENTO Sábado, às 19 horas, na Casa de Cultura Ivan Marrocos, o poeta Renato Gomez lançará sua 3ª obra, o livro de poemas Versos Naturais. O eve

Crônicas da Nova Terra: A emboscada

Crônicas da Nova Terra: A emboscada

Por que esperar se podemos começar tudo de novo Agora mesmo A humanidade é desumana Mas ainda temos chance O sol nasce pra todos Só não sabe quem não

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)