Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Renato Gomez

O reality show da vida real


A televisão está, a cada dia, mais entupida de realities shows, tem de todos os tipos e para todos os gostos, sempre retratando alguma situação real de convívio em sociedade e competição. Intrigas, brigas, confusões, complôs, lealdade, a forma de “jogar”, tudo virá discussão em mesas de bar, rodas de amigos, redes sociais e demais diálogos da sociedade. Mas porque os realities shows fazem tanto sucesso, uma vez que não são mais novidades na televisão?

Sem dúvida alguma os prêmios em dinheiro, a possibilidade de se tornar uma celebridade, a beleza dos participantes, a torcida pelo participante favorito, e os espírito competitivo de nosso povo, são fortes atrativos para os telespectadores. Porém, o principal atrativo dos realities shows é a exposição das atitudes humanas, nos deliciamos com a possibilidade de poder julgar essas atitudes através do voto. E na vida real fazemos o mesmo diariamente, mas sem o voto para eliminar àqueles que tomam atitudes que não concordamos, chegamos a um ponto que a vida se tornou um reality show, inclusive trazendo as câmeras para este show de realidade da vida real.

Elevadores, trânsito, estádios, prédios, residências, empresas, instituições, de um modo geral, pela segurança, as câmeras estão espalhadas por toda parte. A culpa é dos indivíduos inaptos ao convívio em sociedade. Pela necessidade de nos sentirmos mais seguros diante de atitudes imorais, antiéticas e violentas tornamos o mundo em um reality show da vida real. E além das câmeras eletrônicas, desenvolvemos as câmeras naturais, a janela da alma, o espelho do mundo, nossos olhos.

Estamos sempre observando o mundo, “cuidando” da sociedade sob a bandeira da “ética e da moralidade”, observamos tudo e todos ao nosso redor e temos sempre um julgamento na ponta da língua para dizer “é certo”, é errado. Na maioria das vezes o que é certo só é colocado em pauta após alguém dizer que é errado. Entretanto, independente do certo e do errado deveríamos muitas vezes nos perguntar: o que eu tenho a ver com isso?

O certo e errado muitas vezes é só uma questão de opinião e as pessoas deveriam aprender a manifestar sua opinião quando esta for requisitada. O problema é que nesse mundo de show da vida real somo todos portadores da alcunha de fofoqueiros, adoramos uma fofoca, adoramos dar palpite na vida alheia, assim como nos realities shows. Antes de votar em quem queremos colocar no paredão da vez, poderíamos mandar dar o play em nossas próprias vidas e curtir os melhores momentos de nossas próprias falhas com o mesmo ímpeto de jurado com que observamos a vida alheia. O problema da sociedade é não se debruçar sobre seus próprios erros, mesmo porque também não o fazemos individualmente.

 

Gente de Opinião Gente de Opinião

Fonte: Renato Gomez - [email protected] / Twitter: @Renato_Gomez
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

I Sarau Poetas de Porto Velho

I Sarau Poetas de Porto Velho

Com o intuito de unir e fortalecer o movimento literário da cidade de Porto Velho, em 28 de janeiro de 2015, foi criado o grupo Poetas de Porto Velho

POEMUSIC

POEMUSIC

  Domingo, 29 de maio, às 20h, no Grego Original, acontecerá o Poemusic. O evento traz apresentações das bandas portovelhenses Tuer Lapin e Prognoise,

O POETA RENATO GOMEZ LANÇA SEU 3º LIVRO

O POETA RENATO GOMEZ LANÇA SEU 3º LIVRO

  LANÇAMENTO Sábado, às 19 horas, na Casa de Cultura Ivan Marrocos, o poeta Renato Gomez lançará sua 3ª obra, o livro de poemas Versos Naturais. O eve

Crônicas da Nova Terra: A emboscada

Crônicas da Nova Terra: A emboscada

Por que esperar se podemos começar tudo de novo Agora mesmo A humanidade é desumana Mas ainda temos chance O sol nasce pra todos Só não sabe quem não

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)