Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Renato Gomez

Libertinagem na expressão



A sociedade anda confundindo liberdade de expressão com libertinagem na expressão, esquecendo que todo direito de um indivíduo acaba quando ataca o direito de outros indivíduos, esquecendo que discriminação é crime e deve ser tratada como tal. Declarações de cunho preconceituoso não devem ser justificadas hasteando a bandeira da liberdade de expressão.

É simples, se você ameaça alguém verbalmente, suas palavras serão usadas contra você em um futuro processo, se você fala da vida de uma pessoa, faltando com a verdade, poderá ser acusado por calúnia e difamação. Se os meios de comunicação fazem isso, são prontamente processados. Isso é censura? Não! É compromisso com a verdade, a ética e a moral.

A liberdade de expressão é garantida pela constituição, assim como o direito de ir e vir, e a libertinagem na expressão é proibida por essa mesma legislação, assim como matar alguém. A ética e a moral estão intrinsecamente ligadas nisto, uma vez que a questão passa a ser de conceituação entre certo e errado, porém a linha entre a liberdade de expressão e a libertinagem na expressão não é tão tênue assim. É certo ter um ponto de vista, expressar-se sobre ele, desde que esse ponto de vista não discrimine ninguém. Discriminação é crime, declarações discriminatórias atacam o direito alheio, é perseguição, é julgamento, é rotular as pessoas apontando-lhe, não o dedo, mas palavras, que podem ter o peso muito maior.

Maquiar discriminação com a bandeira da liberdade de expressão é pra quem nunca sofreu com impedimento de expressar-se por pura discriminação. Dizer que não concorda com benefícios dados a A expondo seus motivos é válido, dizer que não se relacionaria com A porque A é verde, ou porque você foi privilegiado com melhor educação que A, é discriminação.

Utilizar a Bíblia para justificar o preconceito contra homossexuais é mais sem fundamento ainda. A Bíblia defende o sexo pra procriação, é verdade, mas todos nós fazemos sexo mais pelo prazer do que pela procriação. Então atire a primeira pedra aquele que só quer perpetuar a espécie, e que nem indiretamente busca o prazer no ato.

Temas polêmicos sempre terão repercussão ao serem levantados, principalmente por pessoas públicas, e é por isso que estas devem ter responsabilidade ao expressar-se, pois são formadores de opinião, e qualquer leviandade pode gerar manifestações maciças de violência, insuflando grupos sociais uns contra os outros, e daí para o holocausto, já sabemos que é um pulo. A sociedade não precisa de outro Hitler, muito menos no Brasil, ou você acha que não é fruto de uma miscigenação?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

I Sarau Poetas de Porto Velho

I Sarau Poetas de Porto Velho

Com o intuito de unir e fortalecer o movimento literário da cidade de Porto Velho, em 28 de janeiro de 2015, foi criado o grupo Poetas de Porto Velho

POEMUSIC

POEMUSIC

  Domingo, 29 de maio, às 20h, no Grego Original, acontecerá o Poemusic. O evento traz apresentações das bandas portovelhenses Tuer Lapin e Prognoise,

O POETA RENATO GOMEZ LANÇA SEU 3º LIVRO

O POETA RENATO GOMEZ LANÇA SEU 3º LIVRO

  LANÇAMENTO Sábado, às 19 horas, na Casa de Cultura Ivan Marrocos, o poeta Renato Gomez lançará sua 3ª obra, o livro de poemas Versos Naturais. O eve

Crônicas da Nova Terra: A emboscada

Crônicas da Nova Terra: A emboscada

Por que esperar se podemos começar tudo de novo Agora mesmo A humanidade é desumana Mas ainda temos chance O sol nasce pra todos Só não sabe quem não

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)