Porto Velho (RO) domingo, 3 de julho de 2022
×
Gente de Opinião

Osmar Silva

O fantástico mundo novo da tecnologia


O fantástico mundo novo da tecnologia  - Gente de Opinião

Vivemos cercados e, cada vez mais, dependentes de tecnologias. Para onde se vire, a palavra de ordem é tecnologia. Ela está entranhada em todas as áreas do conhecimento humano. Tanto, e de tal forma, que no mundo não existe mais espaço para o trabalhador da roça com enxada e facão. Estes apetrechos são meros símbolos e, ainda, acessórios para pequenos serviços.

A roça, última fronteira para a mão de obra dos analfabetos e semialfabetizados, se transformou num campo de tecnologias avançadas. Alí, a cada dia, o trabalhador só acha espaço se tiver o domínio das tecnologia que levem à maior produção, com menor custo e maior qualidade, em menos espaço. Se não tiver o domínio do conhecimento para manipular máquinas e equipamentos com sofisticadas tecnologias, está fora. E ponto.

Está desse jeito. Até a identificação de cada membro do rebanho, por exemplo, já pode ser feito pelo reconhecimento digital do focinho. E, para reunir a boiada, o berrante é tocado através do ‘ponteiro’ sonoro, instalado num drone.

No ambiente urbano as novidades tecnológicas estão presentes há mais tempo. O desafio dos governos do mundo inteiro é gerar condições de trabalho e renda suficiente para o cidadão poder usufruir das tecnologias, postas no mercado, para consumo. No carro, no celular, na geladeira, no fogão, na piscina, na roupa, no ar-condicionado, no colchão e até na empregada doméstica as novidades tecnológicas nos desafiam.

A nossa própria casa, já pode ser a ‘casa-inteligente’ administrada à distância. Assim, o visitante pode ser recebido ou atendido, por uma recepcionista holográfica ou física, no formato exato de uma pessoa. É o maravilhoso mundo novo!

Mas de onde vem tanto conhecimento e onde as pessoas aprendem tantas coisas novas que surgem a cada dia?

Claro! Tudo começa na escola, até chegar aos cursos médios de profissionalização, e nas faculdades e universidades, no âmbito superior. Toda essa cadeia de ensino e formação da pessoa moderna de hoje, leva para o conhecimento e o domínio das tecnologias. Mesmos as mais antigas e clássicas formações acadêmicas, estão hoje plugadas nestas novidades tecnologias. O médico já opera à distância do seu paciente e o advogado participa da audiência pelo celular, de onde estiver. Até debaixo de uma castanheira, no meio da floresta. Não precisa mais ir ao fórum.

Aqui, entre nós de Rondônia, por exemplo, já contamos com faculdades e universidades, públicas e privadas, em boa quantidade, qualidade e diversidade de cursos ofertados, para a formação de mão de obra qualificada, apta para atender o exigente mercado de trabalho.

Universidade como a Unopar, é um bom exemplo destes avanços tecnológicos. Tem mais de quarenta cursos, a maioria voltados para áreas da tecnologia, onde o aluno pode escolher a forma, presencial ou online, de frequentar a sala de aula e de se relacionar com o professor e os colegas de turma. Ou seja, a pessoa já entra inserido e envolvido em moderno ambiente tecnológico.

A Pandemia foi um excelente acelerador do avanço tecnológico. No mundo inteiro. Deu um salto de décadas tanto na inserção de tecnologias no ensino, na formação de pesquisadores, quanto na criação de produtos tecnológicos.

Outra vez, cito a Unopar como exemplo. Hoje, dadas as exigências impostas pela Pandemia, e os novos hábitos dela decorrentes, a Universidade buscou obter sinal de satélite exclusivo para transmitir, com segurança e qualidade, suas aulas aos milhares de alunos espalhados em Rondônia e Brasil a afora, tanto nos centros urbanos quanto no ambiente rural. Onde estiver. Não é maravilhoso!

E a Rondônia Rural Show está vindo aí, atraindo visitantes de vários países, e gente do Brasil inteiro, para se encantarem com as mais avançadas maquinas e tecnologias que transformaram Rondônia, mais recentemente, e o Brasil já há algum tempo, em celeiro alimentar do mundo.    

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Osmar Silva

O golpe já foi dado – E o Contra-Golpe, de onde virá?

O golpe já foi dado – E o Contra-Golpe, de onde virá?

A coisa está escancarada. E ninguém faz mais questão de simular discrição. Nem ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Supremo Tribunal F

Duas más condutas que estragam a democracia e envergonham o Brasil

Duas más condutas que estragam a democracia e envergonham o Brasil

“Fazia calor, ele usava terno escuro e estava perfumado. Desceu do carro preto blindado em companhia de dois seguranças e foi recebido no quintal de

Temos que resistir

Temos que resistir

Mundo estranho, apocalíptico, esse que estamos vivendo. Antes de esquecermos a última tragédia somos impactados pela seguinte. No estado, no país, n

Ariquemes, minha terra vitoriosa

Ariquemes, minha terra vitoriosa

Dormi no Hotel do Cici, sobre a Rodoviária de piso de cimento coberto com serralha de madeira, a minha primeira noite em Ariquemes. Do outro lado da