Porto Velho (RO) terça-feira, 18 de fevereiro de 2020
×
Gente de Opinião

Marli Gonçalves

Nota oficial da ABRAJI: acesso à informação é lei



Reportagem de O Estado de S. Paulo desta quarta-feira (8.nov.2017), “Gestão Dória age para dificultar a Lei de Acesso à informação“, prova o que antes era apenas desconfiança: a prefeitura de São Paulo, deliberadamente, dificulta o acesso da imprensa a informações solicitadas via LAI.

A prática discriminatória contra jornalistas revelada pelo repórter Luiz Fernando Toledo é inconstitucional. Viola dois princípios da administração pública: a impessoalidade e a publicidade. Configura improbidade administrativa.

A Abraji também lamenta a crítica feita na manhã desta quarta, pelo prefeito João Dória, ao fato de a reunião ter sido gravada. O que é discutido pela Comissão Municipal de Acesso à Informação é de interesse público e a divulgação desse tipo de áudio deveria ser prática recorrente de um governo transparente, em vez de exceção.

Ao negar ou dificultar respostas a pedidos para satisfazer a determinada política de comunicação, a prefeitura comete grave atentado ao direito fundamental de acesso a informações. Coloca em risco o acompanhamento de políticas públicas pelos cidadãos e o combate à corrupção. Zomba da lei, da imprensa e dos cidadãos.

Diretoria da Abraji, 8.nov.2017

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Marli Gonçalves

O país do eterno carnaval

O país do eterno carnaval

O carnaval virará a ocasião para que os protestos

É uma vez um verão muito esquisito

É uma vez um verão muito esquisito

Não apareceu ainda nenhuma moda divertida de verão

De repente...

De repente...

De repente a gente está aí, às voltas com um vírus internacional.

Piro, espirro, respiro, pirro

Piro, espirro, respiro, pirro

Milhões de pessoas totalmente isoladas em cidades na China