Sexta-feira, 5 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Marli Gonçalves

Jornalistas são agredidos por policiais e manifestantes BSB


 
Na noite da quarta-feira (11.mai.2016), a repórter Paula Froes, da revista AzMina, foi atacada por um policial militar quando cobria a repressão a um protesto a favor de Dilma Rousseff na noite de quarta. Ela flagrou em fotografia o momento em que o spray de pimenta era disparado em sua direção.


IMAGENS DA TV BANDEIRANTES


Já na manhã de quinta-feira (12.mai.2016), o repórter Marcelo Cosme, da Globo News, foi hostilizado por militantes quando acompanhava Dilma Rousseff no trajeto entre o palácio e o local onde falaria ao público. Embora o cinegrafista Wesley Araruna tenha tropeçado e caído, Cosme considerou a situação “normal” para uma cobertura tumultuada.

Momentos depois, enquanto entrevistava Jacques Wagner, a hostilidade recomeçou e ganhou força. Encurralados entre uma grade e um espelho d´água e temendo que a escalada verbal se transformasse em agressão física, repórter e cinegrafista conseguiram passar à área reservada a Dilma após alguma negociação com a segurança. Mas manifestantes tomaram o microfone de Cosme e também um dos cabos que Araruna carregava. O microfone foi encontrado depois.

Mais tarde, a produtora da TV Globo Roniara Castilho foi agredida. Ela e a repórter Zileide Silva se dirigiam, sob orientação da equipe do Planalto, para a área externa do palácio para acompanhar o segundo discurso de Dilma. Mas o local indicado para as repórteres estava cercado por militantes, que passaram a hostilizá-las. Quando retornavam para a área restrita, Roniara foi atingida por um chute.

A Abraji repudia todas as agressões a jornalistas. O trabalho da imprensa é arma poderosa de toda sociedade que zela pela democracia. Que autoridades identifiquem e punam os autores das agressões – policial e manifestantes.

Diretoria da Abraji, 12 de maio de 2016

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 5 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Aconteceu outra vez

Aconteceu outra vez

Aconteceu. E mais uma, mais uma, todos os dias. Não há mais nem surpresa, apenas a terrível sensação de repetição, e o que parece notícia velha e nã

Zapzaps e outros segredos

Zapzaps e outros segredos

Admitam. A gente bem gosta de uma fofoca, de revelações interessantes e surpreendentes, especialmente quando são recheadas de sons, imagens e, na ve

Palavras do dia

Palavras do dia

Esta semana uma dessas da qual nem correndo maratonas se conseguiria fugir foi “adultização”, entre as palavras que dominaram a semana. Sim, teve ou

A casa da mãe Joana e os três porquinhos

A casa da mãe Joana e os três porquinhos

Parece até brincadeira, mas a famosa Casa da Mãe Joana já há algum tempo instalada no país está sofrendo inúmeras e seguidas tentativas de arrombame

Gente de Opinião Sexta-feira, 5 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)