Sexta-feira, 5 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Marli Gonçalves

Censura! Protesto! No Piaui… Abraji se pronuncia


Juíza do Piauí impõe censura prévia a portal de notícias
 

A juíza Lygia Carvalho Parentes Sampaio, de Teresina, concedeu liminar para censurar o site de notícias do Piauí 180 Graus. O despacho atendeu a pedido do empresário Gustavo Macedo, dono da Construtora Caxé, mencionada em reportagens do portal como investigada pelo Tribunal de Contas do Estado.
 

Na decisão, a juíza argumenta que a liberdade de expressão pode ser censurada quando “exercida sem consciência, responsabilidade ou com intenção de caluniar, difamar, injuriar, satirizar ou ridicularizar”. Afirma que os jornalistas “demonstram a intenção de perpetuar sua conduta” [a publicação de reportagens sobre o caso] e determina a retirada das notícias do portal e a não publicação de novas reportagens que “atinjam a honra dos autores”.
 

A juíza Lygia Sampaio tem uma compreensão míope da liberdade de expressão. Felizmente, o judiciário brasileiro tem sedimentado entendimento diametralmente oposto ao da magistrada em graus superiores. “Cala a boca já morreu”, lembrou a presidente do Supremo Tribunal Federal, Carmen Lúcia, no julgamento da ADI 4815, que liberou a publicação de biografias não autorizadas. A censura é ferida do passado.
 

Não cabe em nenhum regime democrático a noção de que um juiz possa impedir qualquer cidadão de pensar, dizer ou publicar coisa alguma. Menos ainda em decisão liminar. A Abraji repudia o entendimento da juíza Lygia Sampaio e espera que ou ela mesma ou o Tribunal de Justiça reconheçam o erro e restituam a liberdade de imprensa no Piauí.
 

Diretoria da Abraji, 1º de setembro de 2017

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 5 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Aconteceu outra vez

Aconteceu outra vez

Aconteceu. E mais uma, mais uma, todos os dias. Não há mais nem surpresa, apenas a terrível sensação de repetição, e o que parece notícia velha e nã

Zapzaps e outros segredos

Zapzaps e outros segredos

Admitam. A gente bem gosta de uma fofoca, de revelações interessantes e surpreendentes, especialmente quando são recheadas de sons, imagens e, na ve

Palavras do dia

Palavras do dia

Esta semana uma dessas da qual nem correndo maratonas se conseguiria fugir foi “adultização”, entre as palavras que dominaram a semana. Sim, teve ou

A casa da mãe Joana e os três porquinhos

A casa da mãe Joana e os três porquinhos

Parece até brincadeira, mas a famosa Casa da Mãe Joana já há algum tempo instalada no país está sofrendo inúmeras e seguidas tentativas de arrombame

Gente de Opinião Sexta-feira, 5 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)