Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Marli Gonçalves

Cenários políticos possíveis nesse país do tudo pode acontecer - Por Marli Gonçalves


Gente de Opinião

Cenário – I

Por tudo que se lê, nos próximos dias teremos Rodrigo Maia como presidente do país. Michel Temer deverá ser afastado por 180 dias pela Câmara, que autorizará o processamento da denúncia, se não nesta primeira, na próxima, certamente. A saída, aliás, é negociada pelo próprio presidente Temer, que sabe que não aguenta sucessivas denúncias, e que antevê nas delações de Funaro, Cunha e Loures a pá de cal no sonho presidencial.

Gente de Opinião

Cenário – II

A questão toda cinge-se ao foro privilegiado. De maneira que, neste interregno de seis meses, espera-se aprovar lei que dê o foro privilegiado aos ex-presidentes, mantendo o julgamento de Temer longe das mãos de Moro, Bretas ou Vallisley.



Gente de Opinião

Cenário – III

Se se quer mais previsões, diríamos que Rodrigo Maia deverá ser eleito pelos pares para ficar até o fim do mandato. Depois disso, haverá uma reforma política profunda e, para que isso se dê, haverá a prorrogação dos mandatos até 2020, quando então as eleições nacionais, estaduais e municipais estarão unificadas. Quem viver, verá.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Faroeste temperado e as melindrosas

Faroeste temperado e as melindrosas

Deve haver uma fonte de água especial que os políticos bebem, com efeitos borbulhantes nas soluções mágicas inventadas para problemas que deveriam e

Direção perigosa. Em tudo

Direção perigosa. Em tudo

Cuidado, a pista parece escorregadia. Se parar para pensar estamos sempre de carona e nas mãos de alguma direção perigosa, e em todos os sentidos, o

Meio ambiente ao nosso redor

Meio ambiente ao nosso redor

Fiquei emocionada em assistir uma reportagem local sobre a reunião que um grupo de coreanos faz todas as sextas-feiras aqui em São Paulo, no Bairro

Maldita narrativa e a barbárie

Maldita narrativa e a barbárie

Eu vejo uma coisa, me contam outra. Cada um vê um ângulo, fecha os olhos a outros, e a história vai correndo como se normal tudo fosse. Não, e a bar

Gente de Opinião Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)