Porto Velho (RO) segunda-feira, 17 de janeiro de 2022
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 5 DE DEZEMBRO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 5 DE DEZEMBRO!  - Gente de Opinião

Dia da Pastoral da Criança. Dia Nacional do Médico de Saúde da Família. Dia Mundial do Solo.  Dia Internacional de Voluntários para o Desenvolvimento Econômico e Social.

 Católicos lembram São Geraldo, São Sabas e São Martinho de Dumes.

RONDÔNIA

2020 – Depois de 80 anos formando lideranças, o colégio Dom Bosco, de Porto Velho, anuncia encerramento de suas atividades.

BRASIL

1815 – Fundada a cidade de Maceió, capital de Alagoas. 1889 — Expulsa do Brasil, a família imperial chega a Lisboa. 1901 – Morre o imperador Dom Pedro II. 1908 — Fundação da Cruz Vermelha Brasileira. 1967 — É criada a Funai - Fundação Nacional do Índio - no Brasil, substituindo o serviço de Proteção ao Índio. 2012 — Morre Oscar Niemeyer, arquiteto responsável pela construção de Brasília.

MUNDO

63 a.C. — Cícero faz o 4º e último discurso das “Catilinárias”. 1496 — O rei Dom Manuel I expulsar os "hereges" judeus de Portugal. 1870 – Morre o escritor Alexandre Dumas, autor de “O conde de Montecristo” e “Os Três Mosquiteiros”. 1931 — O ditador Josef Stalin manda destruir a catedral do Cristo Salvador, em Moscou.  1945 – Cinco aviões (EUA) desaparecem no Triângulo das Bermudas, em um dos mistérios mais famosos da história  da aviação. 2013 — Morre Nelson Mandela, primeiro negro  eleito presidente da África do Sul. 2017 — Por dopar seus atletas, em 2014, a Rússia é proibida de participar dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018.

FOTO DO DIA

Único rondoniense a governar o Estado (1991/94), o médico e músico  Osvaldo Piana Filho começou na política no período 1983/87 (deputado estadual), participando da elaboração da 1ª Constituição. Reeleito (1987/91), presidiu a elaboração da 2ª Constituição. Como presidente, Piana (foto) realizou “em 1989 o importante seminário Rondônia discute Nossa Natureza, abrindo caminho para o debate do Programa de Defesa do Complexo de Ecossistemas da Amazônia Legal, criado pelo decreto 96.944, de 12 de outubro de 1988 (*)”. Ao assumir o governo, em 1991, teve de saldar 2 meses de atraso de salários e mais o 13º dos servidores. Uma grande obra, em parceria com o governo federal, implantou o Linhão partindo da hidrelétrica de Samuel levando energia elétrica para vários municípios.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 17 DE JANEIRO!

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 17 DE JANEIRO!

COMEMORA-SEDia dos Tribunais de Contas do Brasil. Emancipação do Estado do Ceará, quando deixou de ser ligado à Capitania de Pernambuco, em 1799.Catól

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 16 DE JANBEIRO!

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 16 DE JANBEIRO!

COMEMORA-SE: Dia dos Cortadores de cana-de-açúcar.Católicos lembram São José Vaz (1º índio beatificado), Santa Priscila, São José VazSão Marcelo I, Sã

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 15 DE JANEIRO!

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 15 DE JANEIRO!

COMEMORA-SEDia Mundial do Compositor,  Dia Mundial do Adulto, Dia Nacional do Jogo Limpo e de Combate ao Doping nos EsportesCatólicos lembram Nossa Se

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 14 DE JANEIRO!

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 14 DE JANEIRO!

COMEMORA-SEDia Nacional do Enfermo, Dia do Treinador de Futebol. Dia de Ano Novo – para os sérvios ortodoxos Católicos lembram Santa Verônica de Binas