Domingo, 4 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA, 4ª feira, 07 de DEZEMBRO


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA, 4ª feira, 07 de DEZEMBRO   - Gente de Opinião

COMEMORA-SE

Dia lnternacional da Aviação Civil, Dia dos Amigos do Peixe-Boi, Dia Nacional da Assistência Social, Dia Nacional da Silvicultura, Dia do Médico Cirurgião Plástico

 Católicos  celebram Santo Ambrósio


RONDÔNIA

7 – 1835 – Nasce em Massachusetts, EUA, o coronel Earl Church, que tentou por duas vezes construir a Madeira-Mamoré – m. 1910.

7 – 1918 – O médico Emerick liberou do Posto de Saúde passageiros do navio São Luiz, com sintomas de gripe espanhola, mas oito, vindos no navio Curuça, com mesmos sintomas, ficaram internados. 

7 – 1985 – O presidente do TJ, desembargador Cesar Montenegro  anuncia a criação do Juizado de Pequenas Causas.

BRASIL

1866 — O imperador D. Pedro II decreta a  abertura da navegação do Rio Amazonas e seus afluentes, e a do rio São Francisco aos navios mercantes de todas as nações. 1940 — O presidente Getúlio Vargas promulga o Código Penal Brasileiro (Decreto-Lei 2.848). 1966 — Através do Ato Institucional número 4, o presidente Castelo Branco convoca o Congresso Nacional para discutir e votar a nova Constituição. 1972 – Criação, pela Lei no 5.851/72, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa. 

MUNDO

1676- A velocidade da luz é determinada pelo astrônomo dinamarquês Ole Romer. 1990 — O Papa João Paulo II publica a encíclica Redemptoris Missio sobre a validade permanente do mandato missionário.


FOTO DO DIA

Com a experiência de muitos anos como juiz no então Território Federal de Rondônia, o magistrado Cesar Soares de Montenegro, talvez pelo conhecimento das necessidades locais, em 1985, como  presidente do Poder Judiciário rondoniense, onde atuava desde o início da década de 1970, anunciou a criação do Juizado de Pequenas Causas. Em 1982 compôs o primeiro grupo de desembargadores do jovem Estado. Graduado pela Faculdade Nacional de Direito, em 1949, inicia sua carreira como professor. Em 1967 ingressa  na magistratura, atuando em Guajará-Mirim e Porto Velho. Considerado de alto nível intelectual dentre seus pares, seu legado literário, voltado para a área jurídica, é: "As ações cambiais de cobrança", "Aprendendo a advogar", "Dicionário de prática processual civil", "Proponha uma ação no procedimento ordinário" e "Ações de despejo". Nascido em 1921, o Dr. Cesar Montenegro faleceu em 2011, em Porto Velho.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 4 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Devezemquandário - Mundial de Clubes com mudança no VAR

Devezemquandário - Mundial de Clubes com mudança no VAR

A Fifa aprovou a aplicação da nova regra do VAR, a ser realizado nos Estados Unidos de 14 de junho a 13 de junho ainda este ano, com a finalidade de f

O DIA NA NISTÓRIA BOM DIA 3 de abril de 2025

O DIA NA NISTÓRIA BOM DIA 3 de abril de 2025

RONDÔNIA1917 – Em Porto Velho é lançada a pedra fundamental para construir a igreja do Sagrado Coração de Jesus, catedral católica da cidade. 1921 – J

O DIA NA NISTÓRIA BOM DIA 2 de maio de 2025

O DIA NA NISTÓRIA BOM DIA 2 de maio de 2025

RONDÔNIA1929 – O tenente Aluízio Ferreira assume o comando do Contingente Regional anexo à Comissão de Linhas Telegráficas com sede em Santo Antônio

Devezemquandário - camisa vermelha

Devezemquandário - camisa vermelha

“A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) esclarece que as imagens divulgadas recentemente de supostos uniformes da Seleção Brasileira para a Copa d

Gente de Opinião Domingo, 4 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)