Domingo, 4 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA, 3ª feira, 20 de DEZEMBRO


O DIA NA HISTÓRIA  - BOM DIA, 3ª feira, 20 de DEZEMBRO  - Gente de Opinião

COMEMORA-SE

Dia Internacional da Solidariedade Humana (ONU), Dia do Mecânico

Católicos celebram São Filogônio, São Domingos de Silos


RONDÔNIA

1953 – O Banco de Crédito da Amazônia – atual Basa – confirma o concurso em Porto Velh, com 4 provas: Português, Aritmética, Contabilidade e Datilografia (AM – 20.12.1953).

1981  – No Território, criado em 1943, há expectativas de que o movimento iniciado na década de 1960 para criar o Estado se transforme em realidade antes do Natal.

1990 – O professor  Abnael Machado de Lima é eleito presidente do Conselho estadual de Educação (AM – 20.12.1990) – Veja mais na Foto do Dia.


BRASIL

1679 — Morre Maurício de Nassau, holandês que liderou a invasão de seu país ao Brasil.  (n. 1604). Em 1907 — Instituído o Decreto de Depósito Legal da Biblioteca Nacional do Brasil. 2001 – Congresso aprova a EC 35: § 2º Desde a expedição do diploma, os membros do Congresso Nacional não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável. 2007 — Roubadas do Museu de Arte (SP - MASP) pinturas de Pablo Picasso e de Cândido Portinari, avaliadas em U$ 55 milhões (recuperadas dias depois). 2013 – Morre Reginaldo Rossi (n. 1943) cantor cognominado “Rei do Brega”.  


MUNDO

1971 — Fundada a organização internacional de ajuda humanitária Médicos sem Fronteiras (https://www.msf.org.br)


FOTO DO DIA

Há 66 anos os jovens Abnael Machado de Lima, Aricy Joaquim Bilóia, Elita Gonçalves, 

Luiz Malheiro Tourinho, Lenilda Duarte e Maria Inês Pereira Leite entraram para história rondoniense, ao receberem, na mesma data em 1956 os certificados, seus certificados como Professores de Ensino Primário, habilitados pelo então Curso Pedagógico da Escola Normal do Guaporé, que antes, desde 1948, formara Regentes de Ensino pelo curso Normal Regional. “O corpo docente dessa escola, no período de 1948 a 1950, lecionava sem perceber qualquer remuneração. Era constituído pelos seguintes cidadãos e cidadãs de elevada consciência cívica e comprometimento social”, destaca Abnael Machado (foto), fundador da Academia de Letras de Rondônia. Leia: https://www.gentedeopiniao.com.br/colunista/abnael-machado/breve-historico-do-instituto-estadual-de-educacao-carmela-dutra

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 4 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Devezemquandário - Mundial de Clubes com mudança no VAR

Devezemquandário - Mundial de Clubes com mudança no VAR

A Fifa aprovou a aplicação da nova regra do VAR, a ser realizado nos Estados Unidos de 14 de junho a 13 de junho ainda este ano, com a finalidade de f

O DIA NA NISTÓRIA BOM DIA 3 de abril de 2025

O DIA NA NISTÓRIA BOM DIA 3 de abril de 2025

RONDÔNIA1917 – Em Porto Velho é lançada a pedra fundamental para construir a igreja do Sagrado Coração de Jesus, catedral católica da cidade. 1921 – J

O DIA NA NISTÓRIA BOM DIA 2 de maio de 2025

O DIA NA NISTÓRIA BOM DIA 2 de maio de 2025

RONDÔNIA1929 – O tenente Aluízio Ferreira assume o comando do Contingente Regional anexo à Comissão de Linhas Telegráficas com sede em Santo Antônio

Devezemquandário - camisa vermelha

Devezemquandário - camisa vermelha

“A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) esclarece que as imagens divulgadas recentemente de supostos uniformes da Seleção Brasileira para a Copa d

Gente de Opinião Domingo, 4 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)