Quarta-feira, 14 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 29 DE ABRIL!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 29 DE ABRIL! - Gente de Opinião

COMEMORA-SE

Dia em Memória de todas as Vítimas de Armas Químicas. Dia Internacional da Dança (Unesco). 

Católicos lembram Santa Catarina de Sena. Santos Irmãos Mártires de Turón. São Hugo de Cluny. São Torpes de Pisa

 

BRASIL

1938 – O presidente Getúlio Vargas,  pelo Decreto-Lei n° 395, criou o Conselho Nacional de Petróleo. 1947 — Nasce Olavo de Carvalho, filósofo, livre-pensador e jornalista brasileiro. 2015 — Ocorre em Curitiba, Brasil, a Batalha do Centro Cívico.

MUNDO

1901 – Nasce Michinomiya Hirohito (1901/89), que seria imperador do Japão durante a II Guerra Mundial. 1945 – O exército alemão na Itália se rende aos Aliados. 1980 - Morre o cineasta Alfred Hitchcock (1889/1980), mestre dos filmes de suspense (Janela Indiscreta, O Homem que Sabia Demais, Um Corpo que Cai e Psicose). 1997 - Entra em vigor o Acordo Internacional sobre Proibição de Armas Químicas. 

FOTO DO DIA

1980 – O futebol rondoniense já vinha de duas vitórias no Copão da Amazônia – torneio que reunia os campeões de Acre, Amapá, Rondônia e Roraima, e a delegação do Ferroviário (RO), dirigida pelo técnico Chico Santos (assinalado debaixo da asa do avião), incluídos na foto jornalistas, posa antes do embarque no jato da Vasp, para encarar a competição em Rio Branco (AC), vencida pelo Juventus, daquela cidade. Na primeira edição, em 1975, em Porto Velho, o título ficou com o Trem, de Macapá, e o “Ferro” ficou com o vice, mas em 1980, em Macapá, o Ferroviário deu o troco, ganhando o título. Dois outros times rondonienses foram campeões, o Moto Clube, em 1978 e 1979, e o CFA em 2003. O torneio deixou de ser disputado logo em seguida.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 14 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

NO MUNDO DOS ESPORTES - HAJA FUTEBOL

NO MUNDO DOS ESPORTES - HAJA FUTEBOL

Com 12 vagas, o futebol rondoniense estará bem ativo este ano. Além dos campeonatos estaduais previstos em todas as categorias e naipes, a bola vai ro

Feira do UN exemplo da rodoviária preocupa os feirantes

Feira do UN exemplo da rodoviária preocupa os feirantes

Duas questões preocupam os permissionários da Feira do UM: a indefinição da prefeitura sobre o local onde serão instalados enquanto durar a (se acon

NO MUNDO DOS ESPORTES - A VENDA DA VAGA

NO MUNDO DOS ESPORTES - A VENDA DA VAGA

Em 2013 o então diretor de competições da Federação de Futebol de Rondônia, jornalista João Dalmo impediu que o Vilhena, que como campeão rondoniense

NO MUNDO DOS ESPORTES - UNIÃO CACOALENSE

NO MUNDO DOS ESPORTES - UNIÃO CACOALENSE

O time da “capital do café”, representante Rondônia na Copinha /2026, inicia amanhã, 4, na cidade de São Carlos, sua participação na competição realiz

Gente de Opinião Quarta-feira, 14 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)