Porto Velho (RO) quinta-feira, 28 de outubro de 2021
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 26 DE AGOSTO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 26 DE AGOSTO! - Gente de Opinião

COMEMORA-SE

Dia da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Dia Internacional da Igualdade da Mulher.  

Católicos lembram São Joaquim e Santa Ana, avós de Jesus, pais de Maria; São Zeferino; Nossa Senhora de Częstochowa, padroeira da Polônia.

RONDÔNIA

1972 – Pelo Decreto 627, o governador João Carlos Marques Henriques autoriza funcionara escola “15 de Novembro”, a 1ª em Presidente Médici, num terreno do morador Noé Inácio dos Santos que em 1976 seria vereador eleito em Porto Velho.

BRASIL

1542 — Francisco de Orellana navegou pelo Rio Amazonas, alcançando o Oceano Atlântico. 1999- Ocorre a marcha popular dos 100 mil, em Brasília, em oposição ao Governo Federal de Fernando Henrique Cardoso.

MUNDO 

1743 – Nasce Antoine Laurent Lavoisier, químico que em 1785 descobriu a Lei de Conservação das Massas, a “Lei de Lavoisier” 1789 — A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão é aprovada pela Assembleia Nacional Constituinte da França. 1791 — John Fitch recebe patente dos EUA para o barco a vapor. 1890- Primeira execução em cadeira elétrica nos Estados Unidos, em Nova York.  1906 – Nasce Abert Sabin, polonês, descobridor da vacina contra poliomielite. 1910 — Nasce em Macedônia Agnes Gonxha Bojaxhiu, religiosa Madre Teresa de Calcutá, santa católica. 1978- O Papa João Paulo I, morre (oficialmente) vítima de ataque cardíaco, 33 dias depois de ter assumido o posto.

FOTO DO DIA

1981 – Bem à vontade, bem a seu estilo, sentado na frente de um barraco, o governador Jorge Teixeira, num lugar qualquer da periferia de Porto Velho, observado por um menino e pelo dono da casa – esse mais à vontade ainda, vestindo só um calção; faz uma reunião de trabalho com o prefeito de Porto Velho, Sebastião Valladares (D) e o então secretário de Administração do (ainda) Território federal Chiquilito Erse que, mais tarde, seria eleito deputado federal com total apoio de Teixeira mas com quem rompeu, pouco depois de assumir o mandato, por divergir quanto ao projeto da eleição direta (Chiquilito era a favor) e, depois, pelo candidato a presidente da República, que Chiquilto apoiava Tancredo Neves. Por causa disso, Chiquilito chegou a ser chamado por alguns de “traidor” de seu “pai” político.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 27 DE OUTUBRO!

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 27 DE OUTUBRO!

COMEMORADia Mundial do Patrimônio Audiovisual. Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doenças Falciformes. Dia do Engenheiro Agrícola. Ca

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 26 DE OUTUBRO!

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 26 DE OUTUBRO!

COMEMORA-SEDia do Movimento Pestalozziano no Brasil. Dia do Trabalhador da Construção Civil. Dia Nacional de Luta pelo Passe Livre. Católicos lembram

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 25 DE OUTUBRO

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 25 DE OUTUBRO

COMEMORA-SE: Dia do Sapateiro. Dia do Dentista Brasileiro. Dia Nacional da Saúde Bucal. Dia da Construção Civil. Dia do Engenheiro Civil. Dia Nacional

O DIA NA HISTÓRIA  - 24 DE OUTUBRO

O DIA NA HISTÓRIA - 24 DE OUTUBRO

COMEMORA-SEDia das Nações Unidas. Dia Mundial de Combate à Poliomelite. Dia Mundial do Desenvolvimento da Informação. Católicos lembram Santo Antônio