Sábado, 21 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 25 DE DEZEMBRO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 25 DE DEZEMBRO! - Gente de Opinião

RONDÔNIA: 1909 –  Cândido Rondon, à frente da equipe instaladora da Linha Telegráfica Estratégica iniciada em Cuiabá, chega a Santo Antonio do Rio Madeira.

COMEMORA-SE: Natal Cristão, nascimento de Jesus Cristo. Católicos lembram Santa Anastásia.

FATOS: 320 — A Igreja Católica institui a data do nascimento de Jesus Cristo.  800 - Carlos Magno foi coroado como primeiro Imperador do Sacro Império Romano. 1642- Nasce o físico e matemático britânico Isaac Newton.  1758 — O cometa Halley é avistado por Johann Georg Palitzsch, confirmando a previsão de Edmund Halley sobre sua passagem. Esta foi a primeira passagem de um cometa prevista com antecedência. 1881 — Primeiro voo no Brasil, em Belém, de um balão dirigível, Le Victoria, e segundo voo no mundo por Júlio César Ribeiro de Sousa. 1914 — I Guerra Mundial: Devido ao Natal, uma série de tréguas não oficiais ocorre na Frente Ocidental para celebrar a data. 1948- Funadada, no rio de Janeiro, a Escola de samba Beija-Flor.  1977 — Morre  Charlie Chaplin, diretor, produtor, ator e músico britânico 1991 — Mikhail Gorbatchov renuncia à presidência da União Soviética (que é dissolvida no dia seguinte). 

FOTO DO DIA: No dia de Natal de 1977 o mundo perdia um gênio da arte de interpretar, Sir Charles Spencer Chaplin, foi um ator, diretor, compositor, roteirista, produtor e editor britânico. Chaplin foi o maior nome da época do cinema mudo, fazendo praticamente um único personagem, notabilizado pelo uso de mímica e (do que hoje é camada de) “comédia pastelão”. Alguns de seus filmes mais conhecidos:  O Imigrante, O Garoto, Em Busca do Ouro (este considerado por ele seu melhor filme), O Circo, Luzes da Cidade, Tempos Modernos, O Grande Ditador, Luzes da Ribalta, Um Rei em Nova Iorque e A Condessa de Hong Kong.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 21 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

NO MUNDO DOS ESPORTES - 40 anos depois o inglês é oficial na Fifa

NO MUNDO DOS ESPORTES - 40 anos depois o inglês é oficial na Fifa

“FEITIÇO CONTRA O FEITICEIRO”A bola entrou ou não entrou? Hoje, com Var e árbitros (oficialmente) especializados no assunto, o tempo demora muito – em

NO MUNDO DOS ESPORTES - Eliminada a maior sensação de 2025

NO MUNDO DOS ESPORTES - Eliminada a maior sensação de 2025

MIRASSOL FORAO Mirassol, a grande sensação do Brasileirão/2025, 4º colocado naquele torneio, o que lhe rendeu a vaga direta na Libertadores 2026, foi

MADAME JAQUELINE - Uma heroína francesa em Porto Velho

MADAME JAQUELINE - Uma heroína francesa em Porto Velho

Ela era elegante, recebia, e gostava de receber, bem os amigos e veio para o Brasil logo depois da II Guerra Mundial, quando atuou inclusive no Amapá,

“SAB0R ALEMÃO” NO HINO DO BEC - Na festa dos 50 anos a história do hino

“SAB0R ALEMÃO” NO HINO DO BEC - Na festa dos 50 anos a história do hino

Interessante que quando eu ouvia soldados do BEC cantando o hino da corporação, parecia-me sempre comparar com hinos de filmes sobre a II Guerra Mundi

Gente de Opinião Sábado, 21 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)