Quinta-feira, 23 de junho de 2022 - 06h00

HOJE É
Dia do Lavrador, Dia Internacional das Viúvas, Dia Mundial do Desporto Olímpico, Dia do Atleta Olímpico, Dia das Nações Unidas para o Serviço Público, Dia Nacional do Agente Marítimo, Dia Internacional das Mulheres na Engenharia.
Católicos lembram São Zacarias e Santa Isabel (Pais de S. João Batista), São José Cafasso
BRASIL
1921 – Morre João do Rio, primeiro jornalista brasileiro a fazer crônica moderna, seu velório recebeu 100 mil pessoas (n. 1881). 1995 - É lançado o álbum Mamonas Assassinas, o único oficial de estúdio da banda, vendendo mais de 3 milhões de exemplares.
MUNDO
1868 — Christopher Latham Sholes patenteia uma invenção que ele chamou de "Type-Writer", depois “Máquina de Escrever”. 1894 — Por iniciativa do barão Pierre de Coubertin é fundado, em Paris, o Comitê Olímpico Internacional. 1912 – Nasce o matemático Alan Turing, responsável por quebrar os códigos secretos alemães na II Guerra Mundial; sugestão ver “O Jogo da Imitação” (m. 1954). 1996 — O videogame doméstico Nintendo 64 é lançado vendendo a seguir 32,93 milhões de unidades no mundo. 2016 — Aprovada na Inglaterra a saída do país da União Europeia, 52% a 48%.
FOTO DO DIA
Campanha eleitoral de 1990, 2º turno. Na véspera da votação, segundo o Ibope, o candidato Osvaldo Piana contava 46% das intenções de voto e o adversário Valdir Raupp 36%. Foi quando o Tribunal Regional Eleitoral suspendeu as apresentações dos dois candidatos, na TV-Rondônia, na TV Meridional e na Rádio Eldorado (atual Boas Novas), sob acusações de infringências à legislação, conforme registrou o jornalista Montezuma Cruz ao jornal O Globo. Ao final Piana venceu, tornando-se o primeiro, e até agora o único, desde a criação do Território em 1943 e do Estado, em 1981, “filho da terra” a governar Rondônia. (F. Acervo Rondônia Minha Querida Rondônia)
Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (IV) - Além do garimpo a “invasão dos migrantes”
Em 1970 o coronel EB Marques Henriques era o governador de Rondônia e teve de cumprir a portaria 195/70, do ministro das Minas e Energia Dias Leite, p

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (III) - Trabalho duro e segurança eram com a Guarda
Cidade pacata, Porto Velho “acordava” com o apito da usina de luz às 5 da manhã e “ia dormir” 22 horas, quando a usina dava um corte rápido no forneci

NO MUNDO DOS ESPORTES - Panamericanos no ano que vem
ESTÁ NA REGRAApesar das reclamações de flamenguistas, a expulsão de Carrascal em seu retorno ao campo, para o início do segundo tempo, está conforme a

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (II) - “Acabar esse aqui vou lá buscar mais”
Com a descoberta da cassiterita no final da década de 1950, primeiro nas terras do seringalista Joaquim Pereira da Rocha, houve uma “corrida” rumo à s
Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)