Quarta-feira, 22 de setembro de 2021 - 06h05

COMEMORA-SE
Dia do Contador. Dia da Juventude do Brasil. Dia Nacional do Atleta Paraolímpico. Dia da Banana. Dia Mundial sem Carro. Dia do Técnico Agropecuário e Dia da Defesa da Fauna.
Católicos lembram Santa Basília, Santa Emérita, São Maurício.
BRASIL
1897 — Morre Antônio Conselheiro, líder religioso brasileiro. 1901 - Primeiro jogo de futebol do Rio de Janeiro Oscar Cox realiza, no campo do Rio Cricket and Athletic Association (RCAA), com 16 pessoas na torcida e final de 1x1. 1916 – Nasce Dilermando Reis, para muitos o melhor violonista brasileiro. 1959 — Santos Dumont, morto em 1932, recebe o posto honorífico de Marechal-do-Ar. 1988 — A Assembleia Nacional Constituinte aprova o texto definitivo da nova Constituição brasileira.
MUNDO
1692 — Último enforcamento das bruxas de Salem; outros “bruxos” são liberados. 1866 — A Batalha de Curupaiti é a única vitória paraguaia na Guerra do Paraguai. 1888 — Publicada a 1ª edição da National Geographic Magazine. 1991 — Os Manuscritos do Mar Morto são disponibilizados ao público pela primeira vez.
FOTO DO DIA
Maranhense nascido em 1887, Manoel Boucinhas de Menezes chega à localidade de Esperidião Marques em 1915 e antes de ser nomeado em 1929 como primeiro prefeito (1929/1937) do município de Guajará-Mirim, então no Estado de Mato Grosso, foi um pouco de tudo: marinheiro, seringueiro, comerciante de borracha e castanha. Três anos antes da instalação do município, acometido de forte doença, foi buscar tratamento na Europa, retornando em 1927, seguindo com suas atividades comerciais. Em 1979 Boucinhas foi homenageado nos festejos do cinquentenário do município. Na foto, observado por ele mesmo, Manoel Boucinhas sendo recebido pelo então prefeito (1975 a 1979) Rigomero da Costa Agra, engenheiro civil. Agra, como todos os prefeitos até 1983, também era nomeado, e administrou o município de 1975 a 1979. Manoel Boucinhas faleceu em Guajará-Mirim em 1981.
Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
BOAS NOTÍCIAS (nem sempre) 10 de novembro de 2025
O BOM EXEMPLO DO BASQUETEO técnico do Real Betis, Espanha, o chileno Manuel Pèllegrini, deu uma sugestão que vai melhorar muito o futebol: Fazer como

DUAS POR SEMANA 1 a 4 de novembro 2025
1.11 - 1983 – A ida do governador Jorge Teixeira ao exterior gera crise política no Estado.A VEZ DE JANILENEAté a década de 1970, além do governador d

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 31 de outubro de 2025
MUITO OBRIGADO!!!!Este, sem dúvida, está sendo o texto mais difícil que eu tenho de fazer, depois de tantos anos, como digo sempre, “me divertindo com

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 30 de outubro de 2025
RONDÔNIA1913 – Pelo decreto 741 o governador amazonense Jonathas Pedroza eleva o povoado de Porto Velho à categoria de Vila, subordinada à Comarca de
Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)