Terça-feira, 21 de dezembro de 2021 - 09h40

COMEMORA-SE
Dia do Atleta e Dia do Artista Profissional.
Católicos lembram São Pedro Canísio e São Miqueias
RONDÔNIA
21 – 1980– A antiga estação terminal da EFMM passa a ser o Museu Histórico Municipal de Guajará-Mirim (2)
21 - 1981 – O clima de “já ganhou” (de que o presidente João Figueiredo vai assinar amanhã a Lei que cria o Estado de Rondônia) cresce de volume e transforma a madrugada numa longa noite de espera pelas notícias que devem vir de Brasília.
BRASIL
21 - Nesta terça-feira, 21, às 12h59 (Hora de Brasília), começa o verão no hemisfério Sul. 2015 — Um incêndio de grandes proporções destrói o Museu da Língua Portuguesa, na Estação da Luz, em São Paulo.
MUNDO
O basquetebol é jogado pela primeira vez, em Springfield, Massachusetts, EUA. Primeira edição do Prêmio Goncourt de literatura francesa. 1904 — Fundação da Federação Internacional de Motociclismo. 1936 — Primeiro voo do avião de combate multifuncional Junkers Ju 88.
FOTO DO DIA
Década de 1950: A placa ao alto do edifício anuncia para quem quer saber, ser ali a “Estação Guajará-Mirim”, ponto terminal da ferrovia Madeira-Mamoré que se iniciava na Estação Porto Velho. Pela imagem, é fácil ver que o trem daquele dia já havia saído e que o outro, que pernoitara em Abunã vindo de Porto Velho, estava para chegar, trazendo notícias, jornais, encomendas e, No lado direito da estação está a caixa d’água pronta para abastecer o trem que chegava e também, provavelmente, um dos homens que conversam encostados no prédio da estação seria um policial do grupo comandado para delegado capitão Alípio, que durante mais de 50 anos foi responsável pela segurança daquela região.
Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
DUAS POR SEMANA 1 a 4 de novembro 2025
1.11 - 1983 – A ida do governador Jorge Teixeira ao exterior gera crise política no Estado.A VEZ DE JANILENEAté a década de 1970, além do governador d

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 31 de outubro de 2025
MUITO OBRIGADO!!!!Este, sem dúvida, está sendo o texto mais difícil que eu tenho de fazer, depois de tantos anos, como digo sempre, “me divertindo com

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 30 de outubro de 2025
RONDÔNIA1913 – Pelo decreto 741 o governador amazonense Jonathas Pedroza eleva o povoado de Porto Velho à categoria de Vila, subordinada à Comarca de

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 29 de outubro de 2025
RONDÔNIA1942 – O Delegado de Ordem Política e Social/AM determina: devido ao “estado de guerra”, italianos e alemães, residentes no Amazonas, devem i
    Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)