Domingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 19 DE JANEIRO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 19 DE JANEIRO! - Gente de Opinião

COMEMORA-SE

Dia do Terapeuta Ocupacional, Dia do Cabeleireiro, Dia do Passista.

Católicos lembram São Bassiano, São João de Ravena, São Germânico, Santos Mário, Marta, Audifaz E Ábaco, Mártires.  


RONDÔNIA

1958 – Morre, aos 93 anos,  o Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, patrono do Estado de Rondônia e da arma das Comunicações do Exército. 

BRASIL

1951 — O presidente Eurico Dutra inaugura a Rodovia Presidente Dutra ligando São Paulo e Rio de Janeiro. 1982 – Morre a cantora Elis Regina, musa da bossa nova. 2017 – Em acidente aéreo, sobre o que pairam dúvidas, em Paraty, RJ, morrem o ministro e relator da Operação Lava Jato no STF, Teori Zavascki, e 4 pessoas.

MUNDO

1817 — Liderado pelo general San Martín, um exército de 5 423 soldados atravessa os Andes partindo da Argentina para libertar o Chile e depois o Peru.  1915 - Georges Claude, químico, físico e inventor, patenteia  o tubo de iluminação neon. 1966 - Indira Gandhi é eleita primeira ministra da Índia, a 1ª  primeira mulher que ocupa o cargo.  2017 – Em acidente aéreo, sobre o que pairam dúvidas, em Paraty, RJ, morrem o ministro e relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki, e outras quatro pessoas. 

FOTO DO DIA

Década de 1950, o trem da ferrovia Madeira-Mamoré (1912/1972) faz uma parada na vila do Iata e os vagões são tomados por passageiros subindo e descendo, pelos carregadores de malas e caixas, pelos vendedores de todo tipo de comida e, mais, pela alegria da pequena comunidade. Aquele era o “trem da feira”, que todas as quintas-feiras trazia mercadorias, coletadas em todas as paradas do trem, para abastecer Porto Velho de gêneros alimentícios, fato que se repetia a cada nova estação. Muitas vezes, também vinha com um vagão cheio de gado para abate na capital do Território. “Quando chegava a Porto Velho o trem da feira, praticamente toda a cidade ia para o terminal da Madeira-Mamoré e nas ocasiões em que vinha o gado para o abate, uma diversão da meninada era seguir os vaqueiros “tocando” os animais para o local onde ficava o matadouro”, disse, em entrevista, o jornalista Zé Catraca, recentemente falecido.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

BOAS NOTÍCIAS (nem sempre)  15 de novembro de 2025

BOAS NOTÍCIAS (nem sempre) 15 de novembro de 2025

CAMPEONATO FEMININOCom 4 participantes – Sport Genus de Porto Velho, Associação Desportiva Brazuca Esporte Clube, Rondoniense Social Clube e a estrean

BOAS NOTÍCIAS (nem sempre) 10 de novembro de 2025

BOAS NOTÍCIAS (nem sempre) 10 de novembro de 2025

O BOM EXEMPLO DO BASQUETEO técnico do Real Betis, Espanha, o chileno Manuel Pèllegrini, deu uma sugestão que vai melhorar muito o futebol: Fazer como

DUAS POR SEMANA 1 a 4 de novembro 2025

DUAS POR SEMANA 1 a 4 de novembro 2025

1.11 - 1983 – A ida do governador Jorge Teixeira ao exterior gera crise política no Estado.A VEZ DE JANILENEAté a década de 1970, além do governador d

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 31 de outubro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 31 de outubro de 2025

MUITO OBRIGADO!!!!Este, sem dúvida, está sendo o texto mais difícil que eu tenho de fazer, depois de tantos anos, como digo sempre, “me divertindo com

Gente de Opinião Domingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)