Quarta-feira, 19 de janeiro de 2022 - 08h58
COMEMORA-SE
Dia do Terapeuta Ocupacional, Dia do Cabeleireiro, Dia do Passista.
Católicos lembram São Bassiano, São João de Ravena, São Germânico, Santos Mário, Marta, Audifaz E Ábaco, Mártires.
RONDÔNIA
1958 – Morre, aos 93 anos, o Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, patrono do Estado de Rondônia e da arma das Comunicações do Exército.
BRASIL
1951 — O presidente Eurico Dutra inaugura a Rodovia Presidente Dutra ligando São Paulo e Rio de Janeiro. 1982 – Morre a cantora Elis Regina, musa da bossa nova. 2017 – Em acidente aéreo, sobre o que pairam dúvidas, em Paraty, RJ, morrem o ministro e relator da Operação Lava Jato no STF, Teori Zavascki, e 4 pessoas.
MUNDO
1817 — Liderado pelo general San Martín, um exército de 5 423 soldados atravessa os Andes partindo da Argentina para libertar o Chile e depois o Peru. 1915 - Georges Claude, químico, físico e inventor, patenteia o tubo de iluminação neon. 1966 - Indira Gandhi é eleita primeira ministra da Índia, a 1ª primeira mulher que ocupa o cargo. 2017 – Em acidente aéreo, sobre o que pairam dúvidas, em Paraty, RJ, morrem o ministro e relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki, e outras quatro pessoas.
FOTO DO DIA
Década de 1950, o trem da ferrovia Madeira-Mamoré (1912/1972) faz uma parada na vila do Iata e os vagões são tomados por passageiros subindo e descendo, pelos carregadores de malas e caixas, pelos vendedores de todo tipo de comida e, mais, pela alegria da pequena comunidade. Aquele era o “trem da feira”, que todas as quintas-feiras trazia mercadorias, coletadas em todas as paradas do trem, para abastecer Porto Velho de gêneros alimentícios, fato que se repetia a cada nova estação. Muitas vezes, também vinha com um vagão cheio de gado para abate na capital do Território. “Quando chegava a Porto Velho o trem da feira, praticamente toda a cidade ia para o terminal da Madeira-Mamoré e nas ocasiões em que vinha o gado para o abate, uma diversão da meninada era seguir os vaqueiros “tocando” os animais para o local onde ficava o matadouro”, disse, em entrevista, o jornalista Zé Catraca, recentemente falecido.
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 17 de setembro de 2025
RONDÔNIA1942 – Ferroviários da EFMM iniciam campanha para doar um avião à FAB para uso na II Guerra. 1946 – No Núcleo Agrícola do Iata começam a serem
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 16 de setembro de 2025
RONDÔNIA1917 – A comissão “Pró-Pátria Portuguesa”, de Porto Velho, enviou ao governo português 234 mil réis, para os filhos dos soldados mortos na I G
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 15 de setembro de 2025
RONDÔNIA1922 – A Loja Maçônica “União e Perseverança” (PVH) comemora o centenário do “Grande Oriente e Supremo Conselho da Ordem Maçônica no Brasil”.1
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 14 de setembro de 2025
RONDÔNIA1919 –Sede do município do mesmo nome desde 1914, Porto Velho permaneceu como vila só passando à condição de cidade 5 anos depois.1925 – O cas