Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 13 DE SETEMBRO!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 13 DE SETEMBRO! - Gente de Opinião

COMEMORA-SE: Dia Nacional da Cachaça. Dia do Gordo. Dia Mundial da Sepse (Septisemia). Dia Nacional de Luta dos Acidentados por Fonte Radioativas. 

Católicos lembram Quinta Aparição de Nossa Senhora de Fátima, em 1917. São João Crisóstomo.


RONDÔNIA: 13 – 1943 – Pelo Decreto-Lei 5.812 o presidente Getúlio Vargas cria vários Territórios Federais, como o do Guaporé (em 1956 Rondônia). 1944 – O governador Aluízio Ferreira cria a Banda de Música da Guarda Territorial (atual Polícia Militar), a “furiosa”, desde 2018 “Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado”. 13 – 1974 – Inauguração da TV-Rondônia (PVh) e a TV-Guajará (Guajará-Mirim), a 1ª no interior de Rondônia. 1984 – O presidente João Figueiredo inaugura em Porto Velho a etapa rondoniense de asfaltamento da BR-364. 

BRASIL

1500 — Expedição de Pedro Álvares Cabral chega a Calecute, após descobrir o Brasil. 1966 – O presidente Humberto Castelo Branco institui o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. 1987 — Um objeto radioativo roubado de um hospital em Goiânia, contamina muitas pessoas e causa a morte de alguns envenenados por radiação. 1993 – Falece Austregésilo de Athayde, jornalista, membro da Academia Brasileira de Letras.

BRASIL

1541 — O líder reeformador João Calvino volta a Genebra  e funda a doutrina conhecido como calvinismo. 1848 — Phineas Gage, trabalhador, sobrevive a uma barra de ferro de 3,2 cm de diâmetro que passa por seu cérebro; fato que estimularam a discussão sobre a natureza do cérebro e suas funções. 1956 — O IBM 305 RAMAC é apresentado, o primeiro computador comercial a usar o armazenamento em disco.  

FOTO DO DIA

Noite chuvosa de 13 de setembro de 1943. Na casa do médico e antropólogo Ary Pinheiro, em Porto Velho, festeja-se seu aniversário quando, em meio a grande chiadeira do  aparelho de rádio, chega a notícia de que o presidente Getúlio Vargas assinara o decreto de criação de vários Territórios, um deles o do “Guaporé”, juntando terras de Mato Grosso e do Amazonas, com capital em Porto Velho. Dr. Ary (com uma das tribos por ele estudada), pessoa de grande respeito na pequena comunidade local, sai pelas ruas, com uma espingarda – relato do historiador Esron Menezes, um dos que, apesar da chuva, foi comemorar na rua o evento que, conforme ele, foi um compromisso de Getúlio quando veio a Porto Velho em outubro de 1940. Esron e o também historiador Abnael Machado contavam que a decisão de juntar partes dos dois estados (MT e AM), e fazer de Porto Velho a capital, seria responsável pelo sentimento de oposição em Guajará-Mirim cujas lideranças queriam a capital ali.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O RIBEIRINHO E AS ENCHENTES (III) Olhando as estrelas e prevendo a cheia

O RIBEIRINHO E AS ENCHENTES (III) Olhando as estrelas e prevendo a cheia

Em 3 páginas de seu livro “Na beira do barranco” o humaitaense de Uruapiara Raimundo Neves de Almeida (*1) usa o espaço para contar narrativas de cabo

NO MUNDO DOS ESPORTES - BARCELONA VENCE

NO MUNDO DOS ESPORTES - BARCELONA VENCE

BARCELONA VENCE Na abertura do rondoniense de futebol, o Barcelona (PVh) venceu sábado por 2x0 o União Cacoalense e somou três pontos no Aglair Tonell

O RIBEIRINHO E AS ENCHENTES

O RIBEIRINHO E AS ENCHENTES

Até recentemente, e com certeza persistindo em comunidades mais distantes dos centros urbanos, costumes praticamente ancestrais  de nossos caboclos co

NO MUNDO DOS ESPORTES - COPA DO MUNDO 2026

NO MUNDO DOS ESPORTES - COPA DO MUNDO 2026

A partir de hoje, 15, faltam 1487 dias para começar a copa de 2026,  a ser jogada no México, EUA (partidas de abertura e final) e Canadá. A de 2022 fo

Gente de Opinião Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)