Quinta-feira, 12 de novembro de 2020 - 06h00

RONDÔNIA: 1916 – Circula em Porto Vellho o jornal O PUN! “Semanário independente, comercial e humorístico e de propaganda, da firma Irmãos Rozas”.
COMEMORA-SE: Dia do Diretor de Escola (menos em SP). Dia do Supermercado. Dia Mundial do Hip Hop. Dia Mundial da Pneumonia. Dia Mundial da Qualidade. Dia Nacional da Liberdade. Dia do Psicopedago. Dia do Fluminense (Lei no RJ)
FATOS: 1746 – Nasce Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, patrono das Polícias Militares. 1823 — Pedro I do Brasil manda o exército invadir o Plenário da Assembleia Constituinte de 1824, prendendo e exilando diversos deputados. 1864 — Guerra do Paraguai: o vapor paraguaio Tacuari apresou o navio brasileiro Marquês de Olinda, que subia o rio Paraguai rumo à então Província de Mato Grosso. 1914 – Morre o poeta Augusto dos Anjos, o mais importante poeta do pré-modernismo, com raízes do simbolismo, retratando o gosto pela morte, a angústia e o uso de metáforas. 1934 – Nasce Edvaldo Izídio Neto, o Vavá, bicampeão mundial de futebol pelo Brasil, em 1958 e 1962. 1948 — Em Tóquio, o Tribunal Militar Internacional para o Extremo Oriente condena, sete oficiais militares e autoridades japonesas, incluindo o general Hideki Tōjō, à morte por seus papéis na Segunda Guerra Mundial. 1961 – Nasce o maior fenômeno da ginástica Feminina, a romena Nadia Comneci, nota 10 em todas as provas dos Jogos Olímpicos de 1976 no Canadá. 1980 — A sonda espacial da NASA, Voyager I, se aproxima de Saturno e tira as primeiras imagens de seus anéis.
FOTO DO DIA: Jerônimo Garcia de Santana, advogado goiano, chegou a Poto Velho em 1969, e devido ao uso de uma bengala, foi apelidade de “Bengala” ou “Dr. Bengala”. Em 1970 foi eleito deputado federal pelo MDB, reeleito em 1974 e 1978. Em 1982 tentou e não conseguiu ser eleito senador, mas em 1985 foi o primeiro prefeito eleito de Porto Velho desde 1926, e em 1986 o primeiro governador eleito do Estado. Na Câmara Federal chegou a apresentar dois projetos de criação do Estado de Rondônia e durante a votação da matéria, em 1981, seguiu orientação da bancada do MDB absteve-se de votação da matéria em plenário.
Domingo, 2 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 31 de outubro de 2025
MUITO OBRIGADO!!!!Este, sem dúvida, está sendo o texto mais difícil que eu tenho de fazer, depois de tantos anos, como digo sempre, “me divertindo com

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 30 de outubro de 2025
RONDÔNIA1913 – Pelo decreto 741 o governador amazonense Jonathas Pedroza eleva o povoado de Porto Velho à categoria de Vila, subordinada à Comarca de

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 29 de outubro de 2025
RONDÔNIA1942 – O Delegado de Ordem Política e Social/AM determina: devido ao “estado de guerra”, italianos e alemães, residentes no Amazonas, devem i

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 28 de outubro de 2025
RONDÔNIA1917 – A prefeitura de Porto Velho instala uma “secção” voltada ao incentivo da lavoura, anunciou o prefeito Joaquim Augusto Tanajura.1950 –
Domingo, 2 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)