Terça-feira, 6 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 11 DE ABRIL!


O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 11 DE ABRIL! - Gente de Opinião

RONDÔNIA

2010 – Entra no ar a Rádio Falante, um projeto voltado para a Educação Cidadã de comunicação interna da escola estadual Orlando Freire, em Porto Velho, que já ganhou prêmios dentro e fora de Rondônia, tema de TCCs, de pós-graduação e mestrado, além de elogios pelos resultados positivos obtidos.

COMEMORA-SE: Dia da Escola de Samba. Dia do infectologista (Homenagem a Emílio Ribas, pioneiro brasileiro do setor) e Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson. Católicos lembram Santo Antipas de Pérgamo, Santa Gemma Galgani, Santo Stanislau Kostka. 

FATOS

1727 — Estreia da “Paixão segundo São Mateus”, BWV 244, de Johann Sebastian Bach, na igreja de São Tomás (POL). 1900 – Morre Bezerra de Menezes,  expoente da Doutrina Espírita. 1919 — Fundação da Organização Internacional do Trabalho. 1929 — Nasce Almino Afonso, em Humaitá (AM), foi deputado federal (AM), ministro do  Trabalho e vice-governador (SP). 1945 — Tropas dos EUA libertam o campo de concentração nazista de Buchenwald onde um número incalculável de judeus e outras etnias foram trucidados. 1963 — O Papa João XXIII publica Pacem in Terris, a primeira encíclica dirigida a todos, e não só aos católicos. 1964 — O general Humberto Castelo Branco é eleito presidente do Brasil pelo Congresso Nacional.

FOTO DO DIA

Uma ópera desfiando na avenida, dizem comentaristas. O primeiro grupo a usar o título “escola de samba” em Rondônia foi a “Deixa Falar”, organizada pelo ex-seringueiro Eliezer dos Santos, o “Bola Sete”, por volta de 1946, em Porto Velho. Com a palavra o jornalista Zé Catraca: “Os brincantes desfilavam num cordão de Isolamento, indo à frente o Bola Sete com uma Maromba, fazendo o Abre Alas. Só homens desfilavam. A fantasia geralmente era uma camiseta com a propaganda do Vermut Martini ou Cinzano. Os instrumentos eram o Surdo, tamborins, pandeiros, cuíca, agogô ou gangorra”. Os de couro tinham de ser aquecidos por uma fogueira formada por jornais.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 6 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 5 DE MAIO 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 5 DE MAIO 2025

RONDÔNIA1865 – Nasce em Mato Grosso o patrono do Estado, Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon.1984 – O editorial do jornal Alto Madeira lembra ao

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 4 DE MAIO 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 4 DE MAIO 2025

RONDÔNIA1918 - No “écran” do “Theatrinho Phenix” (PVh), a sessão dupla, com 15 comédias num filme de 820 metros.1921 – O governo de Mato Grosso passa

Devezemquandário - Mundial de Clubes com mudança no VAR

Devezemquandário - Mundial de Clubes com mudança no VAR

A Fifa aprovou a aplicação da nova regra do VAR, a ser realizado nos Estados Unidos de 14 de junho a 13 de junho ainda este ano, com a finalidade de f

O DIA NA NISTÓRIA BOM DIA 3 de abril de 2025

O DIA NA NISTÓRIA BOM DIA 3 de abril de 2025

RONDÔNIA1917 – Em Porto Velho é lançada a pedra fundamental para construir a igreja do Sagrado Coração de Jesus, catedral católica da cidade. 1921 – J

Gente de Opinião Terça-feira, 6 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)