Sábado, 10 de abril de 2021 - 10h18

RONDÔNIA
1929 – Instalação do município de Guajará-Mirim (até 1943 pertencente ao Estado de Mato Grosso, depois a Rondônia). 1979 – Toma posse o último governador do Território de Rondônia, que seria o primeiro do Estado, o coronel Jorge Teixeira de Oliveira. 1982 – Em Porto Velho inaugurado o ginásio de esportes Cláudio Coutinho.
COMEMORA-SE
Dia da Engenharia. Dia da Engenharia Militar. Dia do Engenheiro Metalurgista. Católicos lembram Santa Madalena de Canossa e São Macário.
FATOS
1710 — O Estatuto da Rainha Ana, a primeira lei que regula os direitos autorais, entra em vigor na Grã-Bretanha. 1826 - Decreto do imperador D. Pedro manda "executar o tratado entre D. João VI (Portugal), e Sua Majestade o Imperador do Brasil sobre o reconhecimento da independência e do Império do Brasil". 1912 — O RMS Titanic deixa o porto de Southampton (ING), em sua primeira e única viagem. 1985 — Morre a poetisa e escritora Cora Coralina. 2015 – Encontro histórico: Barak Obama (EUA) e Raul Castro se cumprimentam, após mais de meio século os dois países separados.
FOTO DO DIA
Década de 1910 – Sede (incendiada em 1950) da empresa “Guaporé Rubber Cia” (Guajará-Mirim), a 100 metros de onde hoje é a Loja TOP. Seu gerente era o coronel Paulo da Cruz Saldanha que a adquiriu em 1931, quando o consórcio anglo-canadense abandonou a Madeira-Mamoré. Comprava toda a produção da região: borracha, poaia (ipecacuanha), castanha, peles de animais etc. Foi até 1950 a segunda maior empresa em (hoje) Rondônia, transportando carga e passageiros em dois barcos, de Guajará a Vila Bela da Santíssima Trindade (MT). (Dicas acadêmico Paulo Saldanha/foto acervo J. Luiz Kerdy)
Segunda-feira, 3 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
DUAS POR SEMANA 1 a 4 de novembro 2025
1.11 - 1983 – A ida do governador Jorge Teixeira ao exterior gera crise política no Estado.A VEZ DE JANILENEAté a década de 1970, além do governador d

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 31 de outubro de 2025
MUITO OBRIGADO!!!!Este, sem dúvida, está sendo o texto mais difícil que eu tenho de fazer, depois de tantos anos, como digo sempre, “me divertindo com

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 30 de outubro de 2025
RONDÔNIA1913 – Pelo decreto 741 o governador amazonense Jonathas Pedroza eleva o povoado de Porto Velho à categoria de Vila, subordinada à Comarca de

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 29 de outubro de 2025
RONDÔNIA1942 – O Delegado de Ordem Política e Social/AM determina: devido ao “estado de guerra”, italianos e alemães, residentes no Amazonas, devem i
Segunda-feira, 3 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)