Segunda-feira, 14 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - 7 de dezembro de 2024 - BOM DIA!


O DIA NA HISTÓRIA - 7 de dezembro de 2024 - BOM DIA! - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1835 – Nasce em Massachusetts, EUA, o coronel Earl Church, que tentou por duas vezes construir a Madeira-Mamoré. 

1950 – Centenas de pessoas participaram da manifestação contra o aumento do preço do KG da carne, superior a 40%, sob alegada alta da custo do boi em pé.

1956 – O jornal Alto Madeira publica longo artigo da escritora Rachel de Queiroz, sobre Rondon, pela condução dele ao posto de Marechal do Exército, ressaltando sua brasilidade. 

1982 – Nomeados pelo MEC os primeiros componentes do Conselho Diretor da UNIR: médico Jacob Atallah, empresário José Ribeiro Fº, professor Álvaro Lustosa e advogado Cesar Queiroz.

1982- Os 24 eleitos deputados estaduais farão discussões prévias para tratar da minuta do regimento interno, a ser usado desde a posse dia 31 de janeiro.

1985 – A briga pela herança do joalheiro Raimundo Abreu vai longe: só em ouro ele teria na Caixa Econômica depositados CR$ 12 bi.

1987 – Falece em São Paulo o empresário José Ribeiro Filho, doador da área d o campus da UNIR em Porto Velho. 

HOJE É

Dia Nacional da Assistência Social. Dia Nacional do Cirurgião Plástico. Dia Internacional da Aviação Civil. Dia Nacional da Silvicultura.

Católicos celebram Santo Ambrósio,  

BRASIL

1866 — D. Pedro II decreta abrindo a navegação do Rio Amazonas e seus afluentes e do Rio São Francisco aos navios mercantes de todas as nações.  1940 — O Presidente Getúlio Vargas promulga o Código Penal. 1988 — Realizado (SP) o 1º transplante simultâneo bem-sucedido de coração e pulmão em um único receptor. 

MUNDO

1676 - O astrônomo dinamarquês Ole Rømer (1644/1710) descobre uma técnica para medir a velocidade da luz. 1965 — Promulgada a declaração Dignitatis Humanae (dignidade humana, sobre sobre a liberdade religiosa, aprovada pelo Concílio Vaticano II). 

FOTO DO DIA

Os “faz tudo” antes da PM

Criada em 1944 pelo governador Aluízio Ferreira, a Guarda Territorial (GT), depois Polícia Militar, pode ser citada, sem qualquer demérito, mas muito pelo contrário, como o “bombril” a serviço da sociedade, da lei e da ordem.

Tem de destocar o futuro aeroporto, buscar um corpo na selva, combater um incêndio ou correr atrás de bandidos? Precisava de lenha para o motor de luz ou abrir uma vala, era só chamar os GT’s.  

Éramos pau para toda a obra”, lembrou o sr. Mariano, pai do coronel Ferro, quando eu e o Zé Carlos Sá o entrevistamos.

Eles eram a Guarda Territorial. Precisava de achas de lenha para funcionar o motor de luz ou abrir uma vala, era só chamar os GT’s.  A Guarda foi constituída pelo decreto 01/2/1944, “corporação com caráter civil, subordinada ao Governador”.

O primeiro GT que conheci foi o sargento Marlúcio, comandante do destacamento de Vilhena. Conheci muitos, dentre eles o sargento Brasil, em Ariquemes e fiz amizade com uma figura, o sargento Sampaio, recentemente falecido.

A eles a honra devida por Rondônia!

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 14 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 14 DE JULHO Lúcio ALBUQUERQUE 69 99910 8325

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 14 DE JULHO Lúcio ALBUQUERQUE 69 99910 8325

RONDÔNIA1944 – Comandada pelo capitão Ênio Pinheiro, chega a PVh a 2ª Cia. Rodoviária Independente, para abrir uma rodovia até Vilhena.1954 – Só homen

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 13 DE JULHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 13 DE JULHO

RONDÔNIA1919 – Confirmada a instalação de um gerador de energia elétrica em Espiridião Marques (G.Mirim), e a seguir um cinema.1941 – O delegado de Po

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 12 DE JULHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 12 DE JULHO

RONDÔNIA1928 – O lugar conhecido como Guajará-Mirim, mas que para o governo de Mato Grosso era a vila de Espiridião Marques, passa agora ser chamado d

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 11 DE JULHO

DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 11 DE JULHO

RONDÔNIA1926 – Com apoio da Polícia, a prefeitura de Porto Velho aplica vacina antivariólica em tripulantes e passageiros de barcos vindos de Manaus.1

Gente de Opinião Segunda-feira, 14 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)