Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA 3 de fevereiro de 2025 – BOM DIA


O DIA NA HISTÓRIA 3 de fevereiro de 2025 – BOM DIA - Gente de Opinião

RONDÔNIA – Porto Velho

1911 – Chega a Santo Antônio o navio “Satélite”, despejando na cidade mais de 200 homens, quase todos pesos na Revolta da Chibata, e 44 mulheres, todos considerados “desajustados sociais” e por isso exilados pelo governo federal.

1918 – Toma posse a nova diretoria do “The Porto Velho Boys Dramatic Association”, tendo como presidente Mr. A. C. McSwen.

1976 - O delegado da Receita Federal em Rondônia, Sebastião Santos, anuncia: a arrecadação de 1975 superou muito à do ano anterior. 

1982 – Explode o quartel da Polícia Militar em Cacoal, deixando 11 mortos, sendo um civil. 

1983 – Deputados constituintes aprovam o primeiro documento da Assembleia rondoniense, estabelecendo as responsabilidades dentre os membros.

1991 – O governador Osvaldo Piana admite: vai encontrar só destroços, quando assumir, e fez apelo ao presidente Fernando Collor que não decrete intervenção do Banco Central no Beron.

HOJE É

Dia da Navegação do Rio São Francisco.

Católicos celebram São Anscário (Oscar), São Brás, 

BRASIL

1945 -Entra em cartaz o filme "Você já foi à Bahia?", com os personagens Pato Donald e Zé Carioca. 1984 – Três terroristas sequestram o avião da Cruzeiro do Sul (Rio/Manaus) e querem ir para Cuba. 2023 — O porta-aviões São Paulo, é afundado no oceano Atlântico.

MUNDO

1456 – Morre de Johannes Gutenberg (n. 1400) - considerado o “Pai da Imprensa”. 1959 — A morte de Buddy Holly, Ritchie Valens e The Big Bopper, na queda de um avião, transforma a data em “O dia em que a música morreu”. 

FOTO DO DIA

Um mês depois de instalado o Estado (4.1.2), Rondônia despertou com uma tragédia: 11 homens, 10 deles da Polícia Militar, e um civil, morreram na explosão de um todo o quartel da PM em Cacoal, colocando de luto todo o Estado.

O tenente Rui Luiz Teixeira, havia retornado de férias e depois de pernoitar na casa de amigos decidiu ir cedo para o quartel. Pouco após ele entrar no prédio, a tragédia, causada, supostamente, por faísca elétrico num paiol onde caixas de dinamite de uma empresa explodiram. O civil era trabalhador de uma serraria e ia a caminho do emprego.

Garoto, aos 10 anos, o vereador (PVh) e jornalista Everaldo Fogaça, lembra: “Foi uma enorme comoção na cidade, com cerca de 13 mil habitantes. Ninguém ficou indiferente à tragédia, que por muito tempo deixou os moradores de Cacoal triste e pesarosos”, disse Fogaça. “Foi impossível ficar indiferente ao que aconteceu, pela quantidade de vítimas e pelo quanto isso afetou nossa cidade e o povo. Eu me lembro do sepultamento das vítimas, num dia muito chuvoso, como se o céu também chorasse pelos nossos mortos”.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

ESPORTE NA PAUTA - COMEÇA A COPA PARA O BR

ESPORTE NA PAUTA - COMEÇA A COPA PARA O BR

Dia 29, data maior do santo protetor dos pescadores, 14h o Brasil volta ao campo em Houston, e pega o Japão, vice da chave F da Copa ainda sem ter um

HUMBERTO GUEDES (I) POLÍCIA MILITAR IGNORA MORTE DE SEU IMPLANTADOR

HUMBERTO GUEDES (I) POLÍCIA MILITAR IGNORA MORTE DE SEU IMPLANTADOR

Em 1987 o ex-governador Jorge Teixeira faleceu. Segundo noticiou-se na época o governador Angelo Angelin, apesar de adversário político de Teixeira, m

ESPORTE NA PAUTA - DECISIVA PARA BR

ESPORTE NA PAUTA - DECISIVA PARA BR

E tudo vai começar no mesmo horário: 18h em Porto Velho, nesta quarta-feira, dia 22 de junho, os quatro componentes da Chave C da Copa 2026 – Brasil,

ESPORTE NA PAUTA - COPAS DO MUNDO

ESPORTE NA PAUTA - COPAS DO MUNDO

Os primeiros jogos do Brasil nas Copas: 930 - Brasil 1 x 2 Iugoslávia – gol de  Preguinho; 1934 - Brasil 1 x3 Espanha –Lêonidas; 1938 – Brasil 6x5 Pol

Gente de Opinião Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)