Sexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - 29 de junho de 2023 - BOM DIA!


O DIA NA HISTÓRIA - 29 de junho de 2023 - BOM DIA! - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1902 – Nasce  Francisco Xavier Elias Pedro Paulo Rey (m. 1984), primeiro bispo da diocese de Guajará-Mirim, Dom Rey, é citado como “Santo do Guaporé” por habitantes da fronteira com a Bolívia.

1909 - Rondon ingressa no primeiro trecho do que mais tarde seria Rondônia, região de muitos campos que denominou Vilhena.

1950 – Aberta em Porto Velho, pelo empresário Abidão Bichara, uma representação da Air France, para venda de passagens a quem pretenda ir a Europa.

1982 – O presidente João Figueiredo chega no início de julho, e vai assinar a Lei, no museu da Madeira-Mamoré, de criação da Universidade Federal de Rondônia. 

1989 – O jornalista Carlinhos Neves, em sua coluna, comenta a nova safra de atletas no voleibol rondoniense e o feito de Irenita Apolônio, 3º lugar na  Maratona do Rio de Janeiro.

COMEMORA-SE

Dia do Pescador. Dia do Telefonista. Dia do Papa. 

Católicos celebram São Pedro e São Paulo, apóstolos;  

BRASIL

1720 – Liderada por Filipe dos Santos (n.1680/m. 1720), acontece em Minas Gerais a Revolta de Vila. l895 — Morre Floriano Peixoto (n. 1839), o segundo presidente do Brasil. 1970 — Aberto o Museu de Arte Sacra (SP), principal instituição brasileira voltada ao estudo, conservação e exposição de objetos do setor.

MUNDO

1613 — Destruído por um incêndio Globe Theatre, Londres, onde William Shakespeare apresentou suas peças.1952 — No primeiro concurso de Miss Universo a ganhadora foi Armi Kuusela da Finlândia. 1995 – Pela primeira vez um veídulo esácial dos EUA acopla na estação espacial russa Mir.  2007 — A Apple Inc. lança seu primeiro celular, o iPhone.

FOTO DO DIA 

Portela e o sargento teimoso

Para não se ir tão longe sobre a construção da rodovia BR-364, já no fim da década de 1930 o diretor-geral da Madeira-Mamoré, Aluízio Ferreira, mandou abrir uma estrada que fosse até Vilhena, projeto que parou em 1945 quando um oficial engenheiro do Exército sumiu próximo à Cachoeira de São Pedro.

Em 1960 o presidente JK mandou fazer a rodovia, mas a obra foi abandonada por seu sucessor de quase a estrada foi retomada pela selva. Em 1966 o 5º BEC veio se instalar na região, e a situação era muito precária, e lugares difíceis eram as travessias dos rios.

A maioria das travessias de rios era em balsas precárias, conduzidas de forma manual, como na foto – travessia do Candeias. 

Uma testemunha da época, o comerciante Vicente Portela (do Restaurante Portela, no Candeias) em entrevista a mim concedida quando eu era repórter do jornal “Estadão do Norte”, contou casos de condutores de veículos despreocupados em  ligar para a precária segurança da balsa, e acabaram com os veículos caindo n’água. 

Um deles teria sido um sargento do Exército, que desafiou os cuidados e a caçamba acabou indo para o fundo do Rio Candeias. (F. acervo Rondônia Minha Querida Rondônia)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Devezemquandário - camisa vermelha

Devezemquandário - camisa vermelha

“A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) esclarece que as imagens divulgadas recentemente de supostos uniformes da Seleção Brasileira para a Copa d

O DIA NA NISTÓRIA BOM DIA 1 de maio de 2025

O DIA NA NISTÓRIA BOM DIA 1 de maio de 2025

RONDÔNIA1919 – Aprovado o balanço financeiro e de serviços do Instituto Beneficente dos Empregados da Madeira-Mamoré.1921 – Funciona em Porto Velho o

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 30 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 30 de abril de 2025

RONDÔNIA1912 – O último trilho da ferrovia Madeira-Mamoré é implantado em Guajará-Mirim, mas a ferrovia só é inaugurada em agosto. 1955 – Comissão for

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 29 de abril de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 29 de abril de 2025

RONDÔNIA1949 – Além de ordenar a instalação de 10 estações telegráficas nas vilas no Rio Guaporé e Mamoré, o governador Araújo Lima confirmou a inaugu

Gente de Opinião Sexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)