Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - 29 de junho de 2023 - BOM DIA!


O DIA NA HISTÓRIA - 29 de junho de 2023 - BOM DIA! - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1902 – Nasce  Francisco Xavier Elias Pedro Paulo Rey (m. 1984), primeiro bispo da diocese de Guajará-Mirim, Dom Rey, é citado como “Santo do Guaporé” por habitantes da fronteira com a Bolívia.

1909 - Rondon ingressa no primeiro trecho do que mais tarde seria Rondônia, região de muitos campos que denominou Vilhena.

1950 – Aberta em Porto Velho, pelo empresário Abidão Bichara, uma representação da Air France, para venda de passagens a quem pretenda ir a Europa.

1982 – O presidente João Figueiredo chega no início de julho, e vai assinar a Lei, no museu da Madeira-Mamoré, de criação da Universidade Federal de Rondônia. 

1989 – O jornalista Carlinhos Neves, em sua coluna, comenta a nova safra de atletas no voleibol rondoniense e o feito de Irenita Apolônio, 3º lugar na  Maratona do Rio de Janeiro.

COMEMORA-SE

Dia do Pescador. Dia do Telefonista. Dia do Papa. 

Católicos celebram São Pedro e São Paulo, apóstolos;  

BRASIL

1720 – Liderada por Filipe dos Santos (n.1680/m. 1720), acontece em Minas Gerais a Revolta de Vila. l895 — Morre Floriano Peixoto (n. 1839), o segundo presidente do Brasil. 1970 — Aberto o Museu de Arte Sacra (SP), principal instituição brasileira voltada ao estudo, conservação e exposição de objetos do setor.

MUNDO

1613 — Destruído por um incêndio Globe Theatre, Londres, onde William Shakespeare apresentou suas peças.1952 — No primeiro concurso de Miss Universo a ganhadora foi Armi Kuusela da Finlândia. 1995 – Pela primeira vez um veídulo esácial dos EUA acopla na estação espacial russa Mir.  2007 — A Apple Inc. lança seu primeiro celular, o iPhone.

FOTO DO DIA 

Portela e o sargento teimoso

Para não se ir tão longe sobre a construção da rodovia BR-364, já no fim da década de 1930 o diretor-geral da Madeira-Mamoré, Aluízio Ferreira, mandou abrir uma estrada que fosse até Vilhena, projeto que parou em 1945 quando um oficial engenheiro do Exército sumiu próximo à Cachoeira de São Pedro.

Em 1960 o presidente JK mandou fazer a rodovia, mas a obra foi abandonada por seu sucessor de quase a estrada foi retomada pela selva. Em 1966 o 5º BEC veio se instalar na região, e a situação era muito precária, e lugares difíceis eram as travessias dos rios.

A maioria das travessias de rios era em balsas precárias, conduzidas de forma manual, como na foto – travessia do Candeias. 

Uma testemunha da época, o comerciante Vicente Portela (do Restaurante Portela, no Candeias) em entrevista a mim concedida quando eu era repórter do jornal “Estadão do Norte”, contou casos de condutores de veículos despreocupados em  ligar para a precária segurança da balsa, e acabaram com os veículos caindo n’água. 

Um deles teria sido um sargento do Exército, que desafiou os cuidados e a caçamba acabou indo para o fundo do Rio Candeias. (F. acervo Rondônia Minha Querida Rondônia)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A Ferrovia de Deus, desmistificando a do diabo

A Ferrovia de Deus, desmistificando a do diabo

Pouco antes de passar para o Valhalla, o escritor Manoel Rodrigues Ferreira, autor do livro mais conhecido sobre a ferrovia Madeira-Mamoré, cognominad

NO MUNDO DOS ESPORTES - TRIONDA

NO MUNDO DOS ESPORTES - TRIONDA

Com as cores azul, vermelho e branco, a bola oficial da Copa do Mundo 2026 foi programada pela Adidas, e as cores representam os países (EUA, México e

PARÓQUIA DE VISTA ALEGRE CELEBROU 29 CRISMAS

PARÓQUIA DE VISTA ALEGRE CELEBROU 29 CRISMAS

Sob a presidência do arcebispo dom Roque Paloschi, 29 jovens da paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (em Vista Alegre do Abunã) receberam a u

NO MUNDO DOS ESPORTES - INGRESSOS – COPA 2026

NO MUNDO DOS ESPORTES - INGRESSOS – COPA 2026

Começa dia 11 (quinta-feira) e vai até 13 de janeiro a 2ª etapa de venda de ingressos para a Copa do Mundo/2026, a ser disputada em 3 países: Estados

Gente de Opinião Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)