Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA 23 de março de 2023 – BOM DIA!


Ciro Pinheiro - Gente de Opinião
Ciro Pinheiro

RONDÔNIA

1950 – O presidente do PTB no Território requer ao chefe de polícia fechamento de uma “célula do PCB”, na zona central da capital. 

1954 – Além das autoridades do Território, incluindo o bispo D. João Batista Costa, a população faz festa para receber o governador Paulo Leal que retorna a Porto Velho. 18 dias depois seria exonerado.

1983 – O líder do PMDB na Constituinte estadual ameaça bloquear votações caso o relator geral da Carta não seja o deputado Amir Lando – ao final o relator foi o deputado Amizael Silva, do PDS.

1991 – Uma criança sequestrada em Porto Velho foi devolvida à família, depois do pagamento do resgate de 10 milhões de cruzeiros.


COMEMORA-SE

Dia do Naturólogo. Dia Mundial da Meteorologia Início do Ramadã 2023, mês sagrado dos muçulmanos (finda a 20 de abril). Dia Mundial  do Acupunturista. Dia do Naturopata

Católicos lembram São Turíbio de Mogrovejo, padroeiro dos bispos latino-americanos, São José Oriol, Santa Rafqa Pietra Choboq Ar-Rayès


BRASIL

2012 – Morre o ator e comediante Chico Anysio (n. 1931). 1553 — Duarte da Costa é nomeado governador-geral do Brasil, o segundo deles. 1673 - Francisco Dias Velho funda o povoado Nossa Senhora do Desterro (atual Florianópolis). 1955 – Morre Artur Bernardes (n. 1875), advogado e 12.° presidente do Brasil).


MUNDO

2006 – Morre Desmond Thomas Doss (n. 1919), soldado USA; sem dar um tiro na II Guerra Mundial salvou 75 soldados (ver “Até o Último Homem”).  1888 — Primeira reunião da Football League (ING), a mais antiga liga profissional de futebol do mundo. Desmond Thomas Doss (Lynchburg, 7 de fevereiro de 1919 – Piedmont, 23 de março de 2006)


FOTO DO DIA


Há personagens que muito têm contribuído, ou já contribuíram, para Rondônia e dos quais pouco ou quase nada se sabe, até porque preferem deixar no anonimato os seus feitos. 

Caso de um cearense que veio passar uns dias na casa de um tio, em 1967 e que acabou ficando até mesmo depois da aposentadoria, o jornalista Ciro Pinheiro, que começou na profissão bem jovem, como correspondente em sua cidade, de um jornal de Fortaleza.

Em Porto Velho o Ciro viveu algumas experiências marcantes. Por mais de 40 anos assessorou prefeitos, governadores, dirigiu o Sindicato de Jornalistas. Em 1971 foi o primeiro em Rondônia a ser nomeado Assessor de Imprensa de um órgão público, a prefeitura portovelhense.

Com sua esposa Penha, Ciro teve forte participação também nas atividades do Lions Clube. Em Porto Velho, durante mais de 45 anos assinou uma coluna social no jornal Alto Madeira. 

“O chefe Euro Tourinho viajou e mandou que eu assumisse a coluna que ele fazia. No retorno não aceitou reassumir e eu tive de continuar”, diz ele.

Morando em Fortaleza, Ciro (foto) está finalizando um livro contando sua trajetória de vida, desde uma vila no sertão cearense.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A Ferrovia de Deus, desmistificando a do diabo

A Ferrovia de Deus, desmistificando a do diabo

Pouco antes de passar para o Valhalla, o escritor Manoel Rodrigues Ferreira, autor do livro mais conhecido sobre a ferrovia Madeira-Mamoré, cognominad

NO MUNDO DOS ESPORTES - TRIONDA

NO MUNDO DOS ESPORTES - TRIONDA

Com as cores azul, vermelho e branco, a bola oficial da Copa do Mundo 2026 foi programada pela Adidas, e as cores representam os países (EUA, México e

PARÓQUIA DE VISTA ALEGRE CELEBROU 29 CRISMAS

PARÓQUIA DE VISTA ALEGRE CELEBROU 29 CRISMAS

Sob a presidência do arcebispo dom Roque Paloschi, 29 jovens da paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (em Vista Alegre do Abunã) receberam a u

NO MUNDO DOS ESPORTES - INGRESSOS – COPA 2026

NO MUNDO DOS ESPORTES - INGRESSOS – COPA 2026

Começa dia 11 (quinta-feira) e vai até 13 de janeiro a 2ª etapa de venda de ingressos para a Copa do Mundo/2026, a ser disputada em 3 países: Estados

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)