Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA 15 de novembro 2023 – BOM DIA!


O DIA NA HISTÓRIA 15 de novembro 2023 – BOM DIA! - Gente de Opinião

RONDÔNIA

15 – 1883 – O engenheiro Huet Bacellar (Missão Morsing) propõe: a EFMM deve iniciar não em Sto. Antônio, mas 7 KM à jusante, no local “Ponto Velho”, depois Porto Velho. 

1917 – O juiz Joventino Lins Themuro assume a comarca de Porto Velho.

1973 – Vila Rondônia (Ji-Paraná) inaugura a 1ª agência bancária, a do BASA. 

1976 – Eleições municipais. Em Guajará-Mirim a vereadora Eliethe Matha Mory é a 1ª mulher a ser reeleita em Rondônia. Em Porto Velho pela 1ª vez é eleita uma mulher, a professora Marise Castiel

1978 – Na única vez que o Território elegeu 2 deputados federais: Jerônimo Santa (MDB, 3º mandato) e Isaac Newton (Arena)

1982 – Primeira eleição no Estado de Rondônia: vereadores, prefeitos (menos Porto Velho e Guajará-Mirim), deputados estaduais constituintes, deputados federais e senadores. O governador continuou nomeado. 

1985 – Depois de 60 anos Porto Velho elege seu prefeito (Jerônimo Santana). 

COMEMORE

Proclamação da República. Dia dos 8i bilhõ9esw (ONU)Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (Data móvel). Dia Nacional da Umbanda. Dia do esporte amador. Dia Nacional do Joalheiro. 

Católicos celebram São Alberto Magno, São Macuto

BRASIL

1904 — Estabelecido o Voto obrigatório, através de uma reforma eleitoral. 1982 — Voltam as eleições diretas no Brasil. Em Rondônia só aconteceria em 1986. 2008 – Único ex-presidente a morrer no exterior, João Goulart (1919/1976) é anistiado. 1989 – Centenário da República, realizado o 1º turno da eleição presidencial. 

MUNDO

1988 - Yasser Arafat, no exílio, proclama o Estado da Palestina. 2022 — As Nações Unidas (ONU) afirmam que a população mundial atingiu oito bilhões de pessoas, e designa a data como Dia dos Oito Bilhões.

FOTO DO DIA

O FUTEBOL CÁ ENTRE NÓS

O primeiro time de futebol em Porto Velho foi o União Esportiva fundado em 1916, por moradores do bairro “Baixa da União”, que ganhou em 1917 uma companhia, o Porto Velho Futebol Clube, a partir de 1917 passa a ser o Ypiranga Sport Club (*).

No início da década de 1920 surgem outros clubes, e é realizado um torneio, tendo como prêmio o troféu “Terezita”. Na época foi criada a primeira entidade coordenadora do desporto local, quando a cidade fez festa e recebe seu 1º visitante, o Nacional Footbal Club, campeão amazonense.

Mas o campeão do Amazonas não conseguiu concluir nenhum dos 2 jogos que fez, não por sua culpa: é que os times locais só jogavam 30 minutos por tempo e seus jogadores não aguentaram além disso (**).

Em Ji-Paraná surgiu o primeiro campinho de futebol, na década de 50, quando o local era chamado “Vila Urupá”, com jogos organizados pelo morador João Padeiro. Os times eram formados por garimpeiros, seringueiros e outros moradores.

 (*) Achegas para a História de Rondônia, Antônio Cantanhede

(**) Jornal Alto Madeira

Foto: Time do Vila Nova, num dos jogos com o Vera Cruz, o “grande clássico da BR na década de 1970”.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

ESPORTE NA PAUTA - VOCÊ SABE?  (Veja respostas no final)

ESPORTE NA PAUTA - VOCÊ SABE? (Veja respostas no final)

1 - Quem fez o 1º gol do Brasil em Copa (1930) e qual clube ele jogava?2 – Quantos jogos o Brasil fez na Copa de 1930 e resultados?3 – De que federaçõ

ESPORTE NA PAUTA - BRASIL NÃO VAI À FINAL

ESPORTE NA PAUTA - BRASIL NÃO VAI À FINAL

A “Goldman Sachs”, empresa com sede em Nova YorK, concluiu, depois de cruzar milhares de jogos inter seleções, que a  Espanha, campeã só em 2010,  ser

ESPORTE NA PAUTA - COPA – NEYMAR

ESPORTE NA PAUTA - COPA – NEYMAR

Qualquer um dos 1.248 jogadores anunciados pelos 48 países participantes da Copa do Mundo 2026, incluído Neymar, pode ser substituído até 24  horas an

HERÓDOTO ESTAVA CERTO (IV) - OS GOVERNOS MARQUES HENRIQUES

HERÓDOTO ESTAVA CERTO (IV) - OS GOVERNOS MARQUES HENRIQUES

João Carlos Marques Henriques governou o Território de Rondônia por duas vezes, de fevereiro de 1969 a outubro de 1972 e a ougtraa de abril de 1974 a

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)