Quinta-feira, 11 de maio de 2023 - 06h05
RONDÔNIA
Dia da Integração do Telégrafo no Brasil. Dia Nacional do Regae (Lei Federal 12.630/12).
Católicos celebram Santo Inácio de Láconi. São Antimo da Via Salária
BRASIL
1852 – D. Pedro II inaugura a primeira linha telegráfica no Brasil, entre o Palácio Imperial e o Quartel do Campo, no Rio de Janeiro. 1902 — Nasce Bidu Sayão (m. 1999), a melhor soprano brasileira. 1938 — No Rio de Janeiro, os integralistas fazem o Levante Integralista contra o Estado Novo.
1996 — Morre Ademir Menezes (n. 1922), um dos maiores atacantes do futebol brasileiro.
MUNDO
1916 – Albert Einstein apresenta as leis gerais da Teoria da Relatividade. 1960 — Em Buenos Aires (ARG), agentes israelenses do Mossad capturam o fugitivo nazista Adolf Eichmann. 2001 – A Wikipédia é lançada em português.
FOTO DO DIA
A PRAÇA DE MUITAS PAQUERAS
“Ao ver essa antiga foto da Praça Marechal Rondon, bateu aquela saudade da nossa antiga Porto Velho da década de 60”, disse em coluna (*) o historiador Anísio Goraieb.
“Ao fundo o antigo Fórum Ruy Barbosa, depois Fórum Desembargador Fouad Darwich Zacharias. À esquerda o luxuoso Cine Teatro Resky (depois uma igreja evangélica), onde passavam os grandes clássicos de bang-bang, com John Wayne, Giuliano Gema e outros, local onde acontecia o “mercado de trocas” dos gibis”
Até a década de 1970, aos domingos à tarde, “a “Furiosa”, Banda da Guarda Territorial, tocava no pequeno "coreto" ali existente, mas havia outra coisa a atrair os jovens: as garotas circulando na praça, com os rapazes em volta, na paquera. Quando nedm se tinha televisão e poucas pessoas a conheciam.
Ao amanhecer a 4ª feira de cinzas – ou “quarta-feira ingrata”, foliões de todos os clubes, do longínquo Botafogo ou vizinho Ferroviário, chegavam à Praça Rondon para terminar ali o reinado de Momo.
(*) https://www.gentedeopiniao.com.br/anisio-gorayeb/do-fundo-do-bau-praca-marechal-rondon
O DIA NA NISTÓRIA BOM DIA 2 de maio de 2025
RONDÔNIA1929 – O tenente Aluízio Ferreira assume o comando do Contingente Regional anexo à Comissão de Linhas Telegráficas com sede em Santo Antônio
Devezemquandário - camisa vermelha
“A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) esclarece que as imagens divulgadas recentemente de supostos uniformes da Seleção Brasileira para a Copa d
O DIA NA NISTÓRIA BOM DIA 1 de maio de 2025
RONDÔNIA1919 – Aprovado o balanço financeiro e de serviços do Instituto Beneficente dos Empregados da Madeira-Mamoré.1921 – Funciona em Porto Velho o
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 30 de abril de 2025
RONDÔNIA1912 – O último trilho da ferrovia Madeira-Mamoré é implantado em Guajará-Mirim, mas a ferrovia só é inaugurada em agosto. 1955 – Comissão for