Domingo, 10 de novembro de 2024 - 07h55

RONDÔNIA
1940 – Cinco jovens disputam o título de “Rainha da Beleza de Porto Velho”. Na 1ª apuração lidera a estudante Jaguarina Figueiredo, 200 votos a mais que a 2ª Elza Macedo.
1951 – Decreto do governador Petrônio Barcelos cria em Porto Velho o ginásio “Presidente Getúlio Vargas”.
1985 – Em Porto Velho 357 seções eleitorais funcionarão na eleição do dia 15, quando será escolhido o novo prefeito da capital. Há 71 mil eleitores inscritos.
1986 – O jornal “O Mamoré” publica denúncia da diocese guajaramirense denunciado o “arraso” feito contra a natureza na região de fronteira por invasores de terras e madeireiros.
1987 – A questão de Extrema, área pertencente a Rondônia e invadida pelo governo do Acre; agora a decisão é do Judiciário, explicou o delegado do IBGE Gerino Alves da Silva Filho.
1999 – O presidente Fernando Henrique Cardoso assina o Decreto 3.238 que dá à região do Lago do Cuniã, em Porto Velho, a condição de Estação Ecológica.
HOJE É
Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez. Dia Mundial do Trigo. Dia Nacional do Médico Intensivista Dia Mundial da Ciência para a Paz e o Desenvolvimento. Dia Mundial do Ceratocone.
Católicos celebram São Leão Magno, André Avelino,
BRASIL
1928 – Lançada, circulando até 1975, a revista semanal ilustrada O Cruzeiro. 1937 — Instaurada a 3ª República Brasileira. Entra em vigor a Constituição Polaca.
MUNDO
1483 – Nasce Martinho Lutero (m. 1546), teólogo alemão. 1619 – René Descartes (1596/1650) teve uma visão em sonho de um novo sistema matemático e científico.
FOTO DO DIA
O VELHO MERCADO...
Segunda-feira, 23 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
NO MUNDO DOS ESPORTES - 40 anos depois o inglês é oficial na Fifa
“FEITIÇO CONTRA O FEITICEIRO”A bola entrou ou não entrou? Hoje, com Var e árbitros (oficialmente) especializados no assunto, o tempo demora muito – em

NO MUNDO DOS ESPORTES - Eliminada a maior sensação de 2025
MIRASSOL FORAO Mirassol, a grande sensação do Brasileirão/2025, 4º colocado naquele torneio, o que lhe rendeu a vaga direta na Libertadores 2026, foi

MADAME JAQUELINE - Uma heroína francesa em Porto Velho
Ela era elegante, recebia, e gostava de receber, bem os amigos e veio para o Brasil logo depois da II Guerra Mundial, quando atuou inclusive no Amapá,

“SAB0R ALEMÃO” NO HINO DO BEC - Na festa dos 50 anos a história do hino
Interessante que quando eu ouvia soldados do BEC cantando o hino da corporação, parecia-me sempre comparar com hinos de filmes sobre a II Guerra Mundi
Segunda-feira, 23 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)