Sexta-feira, 9 de junho de 2023 - 06h00

RONDÔNIA
1946 – Novas construções particulares em Porto Velho e outras feitas pelo governo, como no Bairro Caiari, estão mudando “a cara” da cidade.
1946 – Joaquim Vicente Rondon assume como governador (o 2º) do Território.
1953 – O presidente Getúlio Vargas libera 12,2 milhões de cruzeiros para obras da rodovia Porto Velho/Cuiabá.
1970 – Ato do presidente Emílio Médici extingue o Ibra e em seu lugar cria o Incra.
1975 – Humberto da Silva Guedes toma posse como governador (26º) do Território. Fica no cargo até abril de 1979.
1976 – Sem padrão técnico de zootecnia nem calendário de vacinação, o rebanho bovino do Estado é o de pior qualidade no Brasil, segundo Vicente Moura, presidente da Faeron.
COMEMORA-SE
Dia Nacional da Imunização, Dia do Porteiro, Dia do Tenista, Dia Nacional de Anchieta e Dia Internacional dos Arquivos.
Católicos lembram São José de Anchieta, Sto. Feliciano, S. Primo
BRASIL
1597 — Morreu o padre jesuíta São José de Anchieta (n. 1534), um dos fundadores da cidade de São Paulo. 1880 – É fundada a Sociedade Brasileira Contra a Escravidão.
MUNDO
1870 – Morre o romancista inglês Charles Dickens (n. 1812), autor de livros denunciando a miséria das classes sociais mais baixas. 1921 — A Organização Internacional do Trabalho adota a língua espanhola como o terceiro idioma oficial. 1924 – O Uruguai vence a Suíça e torna-se o primeiro campeão olímpico de futebol da América Latina. 1934 – O Pato Donald, personagem de Walt Disney, é lançado nas tiras juvenis do jornal The Nation.
FOTO DO DIA
Joaquim Augusto Tanajura, médico, membro da Comissão Rondon, foi o primeiro prefeito (nomeado) de Santo Antônio (1912) e o segundo de Porto Velho (eleito em 1915); em 1923 eleito simultaneamente prefeito de Porto Velho e deputado estadual, cassado pela revolução de em 1924, retornou a seguir.
De 1923 a 1925 Tanajura realizou diversas obras importantes, como a compra, em 1924, do prédio (na Ladeira Comendador Centeno), sede da prefeitura até a década de 1970, iluminou as ruas, iniciou e concluiu o primeiro sistema de rede de esgotos da cidade (*).
Em 1949, oito anos após Tanajura falecer, o terceiro governador do Território Federal do Guaporé, Frederico Trotta, fez-lhe um elogio público, lembrando que Tanajura, como deputado à Assembleia do Amazonas, foi autor da lei que elevou, de vila à categoria de cidade, a sede do município de Porto Velho.
Apesar do currículo, muito maior que muitos distinguidos por trabalhos a favor da cidade, só é citado no Bairro São Sebastião. (F. Joaquim Tanajura, ao centro na foto, colorizada por Luis Claro).
(*) – Achegas para a História de Porto Velho, Antônio Cantanhede.
Segunda-feira, 9 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
NO MUNDO DOS ESPORTES - Cerejeirense é o melhor do Brasil em Milão
DE CEREJEIRASO Cristian Ribera atleta paraolímpico cerejeirense, 23 anos, campeão mundial do sprint na categoria sitting do esqui cross-country, para

FLAMENGO, A QUADRA QUE FEZ HISTÓRIA, ESTÁ À VENDA (II) - “Osmaretes”, eleições, shows musicais
A quadra coberta do Flamengo portovelhense, apesar do imenso serviço ali prestado dando novas oportunidades a centenas de jovens entre os anos 1973 a

FLAMENGO, A QUADRA QUE FEZ HISTÓRIA, ESTÁ À VENDA - Ninho de campeões espera a melhor oferta
“A quadra do Flamengo está à venda”. Ontem pela manhã o grande nome do vôlei rondoniense, que liderou a primeira conquista nacional do esporte do entã

NO MUNDO DOS ESPORTES - Hoje tem Fera da Zona da Mata x Jaconeros
GUAPORÉ (RO) X JUVENTUDE (RS)O Guaporé (de Rolim de Moura), depois de eliminar o Galvez (AC), vai ter um “osso duro de roer” nesta quinta-feira contra
Segunda-feira, 9 de março de 2026 | Porto Velho (RO)