Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - 09 de junho de 2023 – BOM DIA!


O DIA NA HISTÓRIA - 09 de junho de 2023 – BOM DIA! - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1946 – Novas construções particulares em Porto Velho e outras feitas pelo governo, como no Bairro Caiari, estão mudando “a cara” da cidade.

1946 – Joaquim Vicente Rondon assume como governador (o 2º) do Território. 

1953 – O presidente Getúlio Vargas libera 12,2 milhões de cruzeiros para obras da rodovia Porto Velho/Cuiabá.

1970 – Ato do presidente Emílio Médici extingue o Ibra e em seu lugar cria o Incra. 

1975 – Humberto da Silva Guedes toma posse como governador (26º) do Território. Fica no cargo até abril de 1979.

1976 – Sem padrão técnico de zootecnia nem calendário de vacinação, o rebanho bovino do Estado é o de pior qualidade no Brasil, segundo Vicente Moura, presidente da Faeron.

COMEMORA-SE

Dia Nacional da Imunização, Dia do Porteiro, Dia do Tenista, Dia Nacional de Anchieta e Dia Internacional dos Arquivos.

Católicos lembram São José de Anchieta, Sto. Feliciano, S. Primo

BRASIL

1597 — Morreu o padre jesuíta São José de Anchieta (n. 1534), um dos fundadores da cidade de São Paulo. 1880 – É fundada a Sociedade Brasileira Contra a Escravidão.

MUNDO

1870 – Morre o romancista inglês Charles Dickens (n. 1812), autor de livros denunciando a miséria das classes sociais mais baixas. 1921 — A Organização Internacional do Trabalho adota a língua espanhola como o terceiro idioma oficial. 1924 – O Uruguai vence a Suíça e torna-se o primeiro campeão olímpico de futebol da América Latina. 1934 – O Pato Donald, personagem de Walt Disney, é lançado nas tiras juvenis do jornal The Nation.

FOTO DO DIA

Joaquim Augusto Tanajura, médico, membro da Comissão Rondon, foi o primeiro prefeito (nomeado) de Santo Antônio (1912) e o segundo de Porto Velho (eleito em 1915); em 1923 eleito simultaneamente prefeito de Porto Velho e deputado estadual, cassado pela revolução de em 1924, retornou a seguir.

De 1923 a 1925 Tanajura realizou diversas obras importantes, como a compra, em 1924, do prédio (na Ladeira Comendador Centeno), sede da prefeitura até a década de 1970, iluminou as ruas, iniciou e concluiu o primeiro sistema de rede de esgotos da cidade (*).

Em 1949, oito anos após Tanajura falecer, o terceiro governador do Território Federal do Guaporé,  Frederico Trotta, fez-lhe um elogio público, lembrando que Tanajura, como deputado à Assembleia do Amazonas, foi autor da lei que elevou, de vila à categoria de cidade, a sede do município de Porto Velho.

Apesar do currículo, muito maior que muitos distinguidos por trabalhos a favor da cidade, só é citado  no Bairro São Sebastião. (F.  Joaquim Tanajura, ao centro na foto, colorizada por Luis Claro).

(*) – Achegas para a História de Porto Velho, Antônio Cantanhede.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A Ferrovia de Deus, desmistificando a do diabo

A Ferrovia de Deus, desmistificando a do diabo

Pouco antes de passar para o Valhalla, o escritor Manoel Rodrigues Ferreira, autor do livro mais conhecido sobre a ferrovia Madeira-Mamoré, cognominad

NO MUNDO DOS ESPORTES - TRIONDA

NO MUNDO DOS ESPORTES - TRIONDA

Com as cores azul, vermelho e branco, a bola oficial da Copa do Mundo 2026 foi programada pela Adidas, e as cores representam os países (EUA, México e

PARÓQUIA DE VISTA ALEGRE CELEBROU 29 CRISMAS

PARÓQUIA DE VISTA ALEGRE CELEBROU 29 CRISMAS

Sob a presidência do arcebispo dom Roque Paloschi, 29 jovens da paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (em Vista Alegre do Abunã) receberam a u

NO MUNDO DOS ESPORTES - INGRESSOS – COPA 2026

NO MUNDO DOS ESPORTES - INGRESSOS – COPA 2026

Começa dia 11 (quinta-feira) e vai até 13 de janeiro a 2ª etapa de venda de ingressos para a Copa do Mundo/2026, a ser disputada em 3 países: Estados

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)