Quinta-feira, 8 de agosto de 2024 - 07h50
RONDÔNIA
1912 – O governo de Mato Grosso instala a comarca do município de Santo Antônio do Madeira.
1946 – Inaugurado o sistema de Rádio Comunicação do Governo do Território.
1946 – A Miss Guaporé/1948 será escolhida pelos leitores do jornal “Alto Madeira”, que devem depositar na urna do jornal o canhoto com o nome de sua candidata.
1957 – Abertas inscrições para formação do quadro o Corpo de Bombeiros Voluntários, sob responsabilidade do capitão Esron Penha de Menezes.
1981 – A prefeitura já entregou documentos de terras a mais de mil pessoas e não há previsão de despejar nenhuma família, conforme o prefeito Sebastião Valladares.
1987 – O líder da bancada do PMDB, deputado Genival Nunes, pediu ao governador Jerônimo Santana (PMDB) que renuncie o cargo para evitar desgaste maior do partido.
1988 – A coligação PMDB/PSDB para a prefeitura de Porto Velho, “explodiu”. PFL e PDS já definiram a chapa com Chiquilito Erse e Amizael Silva a prefeito e vice.
HOJE É
Dia Nacional de Combate ao Colesterol. Dia Mundial do Pedestre. Dia do Pároco. Dia Nacional do Elos Internacional da Comunidade Lusíada. Dia Internacional do Gato.
Católicos celebram São Domingos de Gusmão, Santos Mártires Ciríaco, Largos e Esmeraldo,
BRASIL
1709 — Chamado “padre voador) o religioso brasileiro Bartolomeu de Gusmão (1685/1724) inventa o balão de ar quente. 1908 — Dois anos após o voo público de Santos Dumont, os irmãos Wilbur e Orville Wright fazem seu 1º voo na pista de corrida em Le Mans.
MUNDO
1863 – Fundado o Comitê Internacional para Ajuda aos Militares Feridos, a partir de 1876 Comitê Internacional da Cruz Vermelha. 1960, uma empresa farmacêutica (EUA) lança a 1ª pílula anticoncepcional.
FOTO DO DIA
AYMORÉ – LENDA EM VILHENA
Em julho faleceu um pioneiro de muitos – bons – serviços prestados a Vilhena, onde morou desde 1962, e a Rondônia. Aymoré Horta Pereira (1936/2024), o Sargento Aymoré, comandante, por muitos anos, do Destacamento de Proteção ao Voo da FAB.
Em Vilhena casou com Noeme Barros Pereira, outra pioneira e a 1ª professora da cidade, compondo um dos primeiros núcleos familiares da “cidade-clima”.
Aymoré, lembrou o historiador Júlio Olivar, ajudou a pacificar os índios cinta-larga, participou do arruamento de ruas de Vilhena, como a Avenida Major Amarante e de ações sociais, a lista é grande.
Em 1975 fui a 1ª vez a Vilhena. O assunto: um professor, abduzido por uma luz em Campinas e que reapareceu em seguida na cidade. No posto da FAB, o Sargento Aymoré explicou o contrato com a família do professor, o que possibilitou seu resgate.
Outras vezes mais fui a Vilhena e nos encontramos. Que ele sirva de exemplos a outros.
No sepultamento, as honras da FAB/Vh a seu ex-comandante.
(Foto Júlio Olivar – mais em Facebook Memória Vilhenense)
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 16 DE JUNHO
RONDÔNIA1918 – Promovido a capitão da Polícia Militar/DF o médico Joaquim Augusto Tanajura, ex-membro da missão Rondon, ex-prefeito de Sto. Antônio, e
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 15 DE JUNHO
RONDÔNIA1922 – O 1º centenário do “Grande Oriente e Supremo Conselho da Ordem Maçônica no Brasil”, será comemorado dia 17 em Porto Velho pela Loja Maç
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 14 DE JUNHO Lúcio ALBUQUERQUE 69 99910 8325
RONDÔNIA1920 – A eleição de um intendente (pela renúncia do ex-titular) transforma as ruas de Porto Velho em cenário de violência, com patrulhamento a
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 13 DE JUNHO
RONDÔNIA926 – O 1º quadro do Ypiranga não compareceu para o amistoso contra o União SportivA e o torcedor ficou sem “foot-ball” neste domingo. 1943 –