Sábado, 25 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - 06 de juulho de 2023 - BOM DIA!


O DIA NA HISTÓRIA - 06 de juulho de 2023 - BOM DIA! - Gente de Opinião

RONDÔNIA

1872 – Chega a Santo Antônio o grupo de técnicos e engenheiros para a primeira tentativa de construir a Madeira-Mamoré.

1947 – O governador Joaquim Vicente Rondon cria o jornal O Guaporé, para ser o órgão oficial do Território. Extinto em 1947 pelo governador Frederico Trota. 

1949 – Em Porto Velho o governador Ademar de Barros (SP) confirma: sou candidato a presidente ano que vem.

1981 – É preciso o governo federal liberar CR$ 400 milhões para a Caerd implantar o sistema de água tratada na região além-Avenida Kennedy, para  onde a capital vem crescendo.

1984 – O MEC informa à Universidade Federal de Rondônia que os três primeiros cursos – Economia, Administração e Ciências Contábeis, serão reconhecidos em agosto.

2000 – A Assembleia Legislativa aprova a Lei 233, tornando Rondônia o primeiro Estado do país a ter legislação específica para seu Zoneamento Socioeconômico e Ecológico.

COMEMORA-SE

Dia Mundial de Zoonoses. Criação do IBGE.

Católicos celebram Santa Maria Goretti, Beata Maria Teresa Ledóchowska, Beato Bento XI. 

BRASIL

1647 - Carta Régia proíbe a impressão de livros e jornais no Brasil. 1871 – Morre Castro Alves ((n. 1847), poeta, abolkicionista, autor de “Navios Negreiros”. 1934 – Criação do IBGE, pelo presidente Getúlio Vargas (Dec lei nº 24.609/34). 1945 – Fundação da Igreja Católica Apostólica Brasileira. 1971 -  Morre Raimundo Irineu Serra (n. 1892), seringueiro e fundador da doutrina do Santo Daime.

MUNDO

1885 - O cientista francês Louis Pasteur administra pela 1ª vez com sucesso a vacina antirrábica desenvolvida por ele. 1928 – Estreia, nos EUA, o primeiro filme totalmente falado, “Lights of New York”.

FOTO DO DIA

13 de setembro de 1984. Em Jaru, entre o governador Jorge Teixeira e o presidente João Figueiredo, a placa implantada numa pedra das muitas existentes na região, registra a inauguração do asfaltamento da rodovia “Marechal Rondon”.

A estrada, aberta aos poucos, cuja história remonta à própria caminhada de Rondon, passa pela visão futurista do diretor da Madeira-Mamoré Aluízio Ferreira, que em 1937 mandou abrir uma via desde Porto Velho para alcançar Presidente Pena (Vila Rondônia e depois Ji-Paraná) e pela decisão do presidente JK em 1960, quando foi designada “BR-29”, mais tarde BR-364.

Para centenas de milhares de brasileiros em busca de um novo futuro, a 364, cheia de buracos, muita lama ou poeira, foi a porta de entrada para a região, que ao se instalarem, com apoio público, mudaram a economia da regi]ao, deixando de lado o extrativismo secular ara a geração de bens de consumo.

A data citada inicialmente - 13 de setembro de 1984 - tem dupla importância histórica para nós, porque há exatos 41 anos outro presidente, Getúlio Vargas, criava o Território Federal do Guaporé, em 1956 Rondônia e em 1981, com Figueiredo, Estado de Rondônia. (Foto de Rosinaldo Machado)

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 25 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 25 de outubro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 25 de outubro de 2025

RONDÔNIA1877 – O imperador Dom Pedro II autoriza a P. & T. Collins (EUA) a construir uma ferrovia margeando as cachoeiras do Rio Madeira.1917 – A supe

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 24 de outubro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 24 de outubro de 2025

RONDÔNIA1918 – Autorizada, pela intendência (Câmara) Municipal, que a prefeitura construa, uma “escola mixta municipal em Porto Velho”, a ser denomina

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 23 de outubro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 23 de outubro de 2025

RONDÔNIA1938 – Oferecendo oito cursos por correspondência, a Associação Educacional São Paulo se instala em Porto Velho.1940 – Estão abertas inscriçõe

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 22 de outubro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 22 de outubro de 2025

RONDÔNIA1942 - A Fundação Sesp/Porto Velho adverte: ninguém deve comprar o antimalárico “Atebrina”, cuja distribuição é gratuita.1954 – Seringalistas

Gente de Opinião Sábado, 25 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)