Sexta-feira, 27 de junho de 2025 - 07h50

RONDÔNIA
1918 – O latrocida Oscar Coimbra que matou e roubou o seringueiro Alfredo Sant’Ana, no seringal “Fonte Nova”, Rio Machado, foi justiçado e enforcado pelos amigos da vítima.
1943 – A empresa Guaporé Rubber Development contrata 100 trabalhadores em Cuiabá, para continuar a abrir da estrada até Vilhena.
1926 – A Convenção Sportiva Portovelhense cria o primeiro Departamento de Árbitros do Futebol local, composto pelos sporstmen Cícero Menezes, Gustavo Cunha e Joaquim Franco.
1943 - O Dpto Federal de Estradas de Ferro elogia a direção da Madeira-Mamoré por continuar a construção de casas para ferroviários, e o aproveitamento de restos de obras para construção de um armazém.
1963 – Ari Marcos da Silva toma posse como 16º governador do Território. Em sua gestão foram feitos os primeiros estudos visando ao aproveitamento energético da Cachoeira Samuel, no Rio Jamari, onde foi construída a hidrelétrica de Samuel.
1982 – A Seduc informa a duplicação do número de matrículas escolares, desde 1979, e a aplicação de mais cursos para qualificar melhor o professorado.
HOJE É
Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas (ONU). Dia Nacional do Progresso. Dia Nacional do Vôlei. Dia do Técnico em Nutrição e Dietética. Dia Nacional do Quadrilheiro Junino.
Católicos celebram Nossa Senhora Mãe do Perpétuo Socorro, São Cirilo de Alexandria
BRASIL
1908 — Nasce Guimarães Rosa (m. 1967), escritor, principais obras: “Grande Sertão: veredas” e “Sagarana”. 1990 – Criado o Instituto Nacional do Seguro Social.
MUNDO
1929 - Primeira demonstração de TV em cores no Laboratório Bell em Nova York. 1976 — Terroristas da OLP sequestram avião da Air France (voo Tel Aviv/ Paris).
FOTO DO DIA
A JUSTIÇA PELAS PRÓPRIAS MÃOS
Há várias estórias (ou seriam histórias?) de que no I período da borracha houve casos em que o dono de um regatão, no rumo de Vila Rondônia, se não conseguia vencer as cachoeiras do Rio Machado, puxava do revólver e abatia um dos trabalhadores para “estimular” os outros.
Ou que isso poderia ter acontecido nos pedrais do Rio Madeira. No tempo do garimpo de ouro na região do Abunã ouvia-se que mergulhadores temiam menos encontrar uma fera subaquática, do que alguém na balsa lhes cortar o tubo e eles morrerem afogados.
O caso da primeira citação desta coluna mostra outra situação: um latrocida que matou um seringueiro e foi justiçado pelos companheiros da vítima. Devem existir muitos outros, mas tal vez mais violentos ocorridos num tempo não muito distantes de hoje.
Só no anos 1980 a Justiça estadual chegou aos municípios, em muitos deles o simples reconhecimento de firma num documento obrigava o interessado a vir a Porto Velho, imagine-se o quanto a palavra “justiça” estava distante do interessado.
F. Rio Machado com a ilha do Coração.
Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (IV) - Além do garimpo a “invasão dos migrantes”
Em 1970 o coronel EB Marques Henriques era o governador de Rondônia e teve de cumprir a portaria 195/70, do ministro das Minas e Energia Dias Leite, p

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (III) - Trabalho duro e segurança eram com a Guarda
Cidade pacata, Porto Velho “acordava” com o apito da usina de luz às 5 da manhã e “ia dormir” 22 horas, quando a usina dava um corte rápido no forneci

NO MUNDO DOS ESPORTES - Panamericanos no ano que vem
ESTÁ NA REGRAApesar das reclamações de flamenguistas, a expulsão de Carrascal em seu retorno ao campo, para o início do segundo tempo, está conforme a

A CAÇAMBADA DOS GARIMPEIROS (II) - “Acabar esse aqui vou lá buscar mais”
Com a descoberta da cassiterita no final da década de 1950, primeiro nas terras do seringalista Joaquim Pereira da Rocha, houve uma “corrida” rumo à s
Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)