Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

CONTA GOTAS - 'Já vimos esse filme...'


 
Ao fim dessas notas leia o comentário “Já vimos esse filme...”
Essta coluna você lê também no blog http://100release.blogspot.com
 

BATISTI

Foi lamentável ver ministros do STF posicionando-se favorável a um criminoso já condenado em outro país por assassinato deliberado. E a arrogância do ministro da Justiça nas entrevistas sobre o assunto.

ALIÁS

Conta o folclore político que uma vez um ministro brasileiro da Justiça teria perguntado numa reunião com autoridades bolivianas para que aquele país tem Ministério da Marinha, se não tem mar; e ouvido em resposta a pergunta para que o Brasil tinha um Ministério da Justiça. Talvez os italianos queiram fazer a mesma pergunta.

PESQUISA

Continuo sem entender por que motivo eu e muita gente que andei perguntando, nunca fomos pesquisados. Será que andam direcionando pesquisa?

POSSE

O ex-presidente do Beron, e escritor, Paulo Saldanha, toma posse neste sábado, 12, como membro da Academia de Letras de Rondônia, em cerimônia a acontecer na Câmara Municipal de Guajará-Mirim ocasião em que será instalada a Academia de Letras daquele município.

TRÃNSITO

Foi patético ver a senhora secretária municipal de Transportes dizer que vão ser tomadas providências com relação á circulação de carros pesados a qualquer hora no centro urbano de Porto Velho. Ora, ainda vão tomar providências? E num jornal um engenheiro de trânsito da prefeitura dizer que serão colocadas placas indicativas na região do trevo do Roque, para orientar motoristas. Ora, a obra já começou e só agora se deram conta da necessidade? É abusar da paciência da gente.

Já vimos esse filme...

Duas testemunhas idôneas, o empresário João Lobo e o professor Abnael Machado de Lima contaram a mesma história a este escrivinhador de mal traçadas linhas. Em 1964, quando a “redentora”, aconteceu no Brasil, em Rondônia houve um caso inusitado: o capitão Anacreonte, que apareceu por aqui como representante da “redentora”, tirou do governo do Território, e prendeu a todos os membros, inclusive o prefeito de Porto Velho, sob alegação de “corrupção”. E colocou no governo outro grupo.

Só que quem estava no governo eram membros do partido liderado nacionalmente pelo governador paulista Adhemar de Barros, apoiador de primeira hora da dita cuja “redentora”. E o novo fuhrer colocou no governo membros do PTB, partido ao qual era filiado o presidente João Goulart, defenestrado da função pelos “redentoristas”.

Entenderam? Ninguém entendeu, conforme o professor Abnael Machado. Pior ainda que, conforme João Lobo, em entrevista em 2004 na Escola do Legislativo “botaram os comunistas no quartel da 3ª Companhia (atual 17ª Brigada), no alojamento dos oficiais e os caras do partido que tinha dado o golpe no xadrez da Guarda Territorial (atual Polícia Militar”, localizado onde hoje é a sede do 1º BPM, na Arigolândia.

O que tem a ver com o “Já vimos esse filme...”, título do comentário, perguntarão os que se derem ao trabalho de ler essas mal traçadas linhas. Refere-se o título ao fato político, de já ter acontecido em Rondônia, há 45 anos e alguns meses, o que estamos vendo acontecer agora no Brasil onde “nunca antes neste país”.

Ora, os mandarins durante mais de 25 anos “venderam” a idéia de que havia autênticos demônios que deveriam ser afastados sem trégua de dentro do círculo do poder: José Sarney, Paulo Maluf, Fernando Color, apenas para citar três, mas há mais, muitos mais, como aconteceu em recente eleição municipal paulistana, quando Paulo Maluf fez campanha para a ex-ministra Marta Suplicy, a da famosa frase “relaxa e goza”. Paulo Maluf pedindo voto para o PT? Claro, da base aliada....

Aí, no poder, eis que os diabos já não são eles, que passaram a ser chamados de “base aliada”, mas sim outros que durante muito tempo estiveram junto aos senhores atuais do feudo. É só olhar em volta.

Para nós, de Rondônia, nada de novo no front. Já vimos esse filme, talvez nem tanto com a cara-de-pau de agora.

Inté outro dia, se Deus quiser!

DEU NA INPREMÇA

Seu Benu estava querendo saber se já foi oficializada a união homossexual no Brasil. Quando eu disse que não, pelo menos ao que me conste, ele mostrou a Folha de Rondônia, página 3 do 1º caderno de 10 de setembro deste 2009, onde a legenda de uma reunião evangélica dizia:

‘Mulheres esposas de pastores....’.

“Se são esposas pressupõe-se sejam elas mulheres, pelo menos enquanto não há oficialização de uniões entre pessoas do mesmo sexo”, reclamou o mais que nonagenário, e concluiu: 

Lúcio Albuquerque
[email protected]

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA 28 de março de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 28 de março de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1920 – A Comissão Pró Saneamento de Porto Velho faz levantamento da situação e das necessidades do setor. 1946 - O jornalista Carlos Mendonça

O DIA NA HISTÓRIA 27 de março de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 27 de março de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1867 – Pelo Tratado de Amizade, Limites, Navegação, Comércio e Extradição, o Brasil dá à Bolívia o direito de trafegar pelos rios brasileiros

O DIA NA HISTÓRIA 26 de março de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 26 de março de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1867 – Dom Pedro II autoriza o engenheiro Franz Keller a estudar a construção de uma ferrovia margeando as cachoeiras do Rio Madeira.1925 – Em

O DIA NA HISTÓRIA 25 de março de2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 25 de março de2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1949 – Quatro anos depois do desaparecimento do tenente EB Fernando, nas selvas de Porto Velo, a Justiça Militar arquivou o caso, alegando: “N

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)