Porto Velho (RO) terça-feira, 7 de julho de 2020
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

CONTA GOTAS - ELES ACREDITAM EM PAPAI NOEL...



Leia, ao pé da coluna, o comentário ELES ACREDITAM EM PAPAI NOEL....

 

PUNIÇÃO

Ministro Tarso Genro, da Justiça, propõe punição para os que torturaram durante o regime militar. Apenas uma pergunta, ministro: Isso vale para os dois lados ou só para um?

MEGA

Nenhum acertador no teste de quarta-feira da Mega. Ressaca total dos 52 milhões. No próximo sorteio, sábado, a coisa deve ficar em 4 milhões.

BARRIGADA

Li recentemente o que pode ter sido uma enorme barrigada: um jornal do Rio de Janeiro noticiou a queda do imperador D. Pedro II, aí por volta de 1880 a 1889, quando ele descansava em Petrópolis. E saiu assim: "O imperador saiu de seu quarto com duas maletas". No dia seguinte, a errata veio com pedido formal de desculpas e dizendo que o certo era que D. Pedro havia saído do quarto com "duas mulatas".

Bom, na realidade o imperador, lesionado, saída do quarto com duas muletas.

ELES ACREDITAM EM PAPAI NOEL....

Jornalistas que estão cobrindo os Jogos de Pequim (Beijing, desculpem), e que estão reclamando da censura estabelecida pelas autoridades chinesas, certamente acreditam em Papai Noel, mula-se-cabeça-que-bota-fogo-pela-venta, e, certamente, até que o PT seja puro.

Ora, que os chineses censuram tudo – como os cubanos, os coreanos, e outros, isso não é novidade para ninguém. Só que, para boa parte da imprensa internacional, foi preciso que se realizasse uma competição de alto nível na capital chinesa para que os incrédulos acreditassem naquilo que pessoas que não rezam pela cartilha, batida, de que os "camaradas" não fazem como os outros.

Não, não fazem como os outros. Fazem pior. Agora, francamente, não dá para reclamar também do Comitê Olímpico que escalou Beijing (que significa "capital setentrional) para sediar, a partir da próxima semana, a seqüência do movimento iniciado pelo barão de Coubertain, cuja filosofia, a de "mais vale competir do que ganhar", de há muito foi para o espaço

Nunca é demais lembrar que em 1936 os Jogos Olímpicos foram realizados em Berlim, sob a suástica e tendo como saudação o braço estendido, os calcanhares batendo e o dístico "heil Hitler". Ou que em 1980 aconteceu em Moscou, cujo modelo de estrutura governamental foi copiado pelo camarada Mao.

Só para lembrar, em 1989 o mundo assistiu, estarrecido - e, certamente, envergonhado, o Massacre da Praça da Paz Celestial. Até hoje ninguém sabe quantos morreram e quantos mais sofreram. Aí, em 2001, a 112ª Assembléia do Comitê Olímpico Internacional anunciou que a capital chinesa ganhara o direito de sediar os Jogos de 2008.

Quem acreditou que direitos humanos, liberdade de expressão e acesso, sem restrições, ao noticiário seriam respeitados pelos dirigentes chineses – e que o não respeito mereceriam a repulsa mundial – acredita piamente que Cabral foi o primeiro homem branco a pisar as terras do Brasil.

Inté outro dia, se Deus quiser!

Lúcio Albuquerque
[email protected]

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Lucio Albuquerque

07 de julho – BOM DIA! RONDÔNIA

07 de julho – BOM DIA! RONDÔNIA

Em 1911 – O presidente Hermes da Fonseca assina o decreto 8.776 que determina seja concedida à construtora da Madeira-Mamoré a faixa de 150 metros par

06 de julho – BOM DIA! RONDÔNIA

06 de julho – BOM DIA! RONDÔNIA

Em 1872 – Chega a Santo Antonio o grupo de técnicos e engenheiros para a primeira tentativa de construir a Madeira-Mamoré. Em 1946 – O governador Joaq

1964 em RO (10) - Voto distrital à moda rondoniense, e como fazer um deputado em 20 dias

1964 em RO (10) - Voto distrital à moda rondoniense, e como fazer um deputado em 20 dias

Em 1969, com dois municípios, houve eleição no Território, para as Câmaras, no caso de Porto Velho, que escolheria, mais de 40 anos depois da última e

05 de julho – BOM DIA! RONDÔNIA

05 de julho – BOM DIA! RONDÔNIA

Em 2019 – Falece em Porto Velho, aos 87 anos, o historiador, jornalista,  professor, e Doutor Honoris-Causa/UNIR Abnael Machado de Lima, fundador e de