Porto Velho (RO) terça-feira, 24 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Conta Gotas 26/12/13



Lúcio Albuquerque

[email protected]

PERGUNTAR NÃO OFENDE

2013 o prefeito trabalhou com orçamento programado pelo seu antecessor. E em 2014, com orçamento desenhado pela sua equipe, será que muda alguma coisa?

PADROEIRA

A padroeira da Amazônia, Nossa Senhora de Nazaré, terá em sua festa, em outubro de 2014, o tema “Ensina-me a rezar”, inspirado na música do padre Zezinho. O anúncio foi feito pela arcebispo de Belém (PA), dom Antonio Taveira. Certamente a celebração porto-velhense terá também o mesmo tema.

RÁDIO

Excelente o projeto desenvolvido por dois professores da Escola Orlando Freire, com uma rádio-escola funcionando, levando boa informação e já revelando - possíveis – novos profissionais para o radiojornalismo local. Projeto bem que deve receber apoio da Seduc e entrar na pauta do Decom.

O HINO NACIONAL NO CORAL DO HANDEBOL

Em meus quase 70 anos de vida já assisti às interpretações as mais diversas – inclusive a da cantora Vanusa. Em muitas se observa a não emoção, mas sem qualquer dúvida, quem assistiu à final do Mundial Feminino de Handebol, domingo dia 22, não deixou de se emocionar com a força da seleção feminina brasileira, campeã, onde a interpretação, visivelmente, foi muito emocional. Aquele momento bem que merece ser melhor trabalhado pela Confederação Brasileira de Handebol e pelo Ministério da Educação –nesse último caso  para servir de gancho ao incremento ao civismo que, de há muito, anda bem distante de nossas escolas.

ABANDONO

O Parque da Cidade está entregue ao abandono. Logo na entrada a buraqueira é um desafio mesmo aos melhores motoristas. E há vários equipamentos quebrados, pela ação de alguns vândalos, concordo, mas também porque praticamente a fiscalização inexiste. UM espaço frequentado diariamente por centenas de pessoas em busca de mais saúde não pode ser deixado de fora da atenção do órgão mantenedor – e ali não existe possibilidade de desculpa de chuva.

VOLTANDO NA HISTÓRIA

O tratamento diferenciado que presidiários mensaleiros vêm tendo, o que pode acabar numa revolta generalizada de outros presos e, sinceramente, até que justa, fez-me voltar ao livro “1945 – Fim do Jogo”, onde o autor lembra que ao ser preso o nazista Herman Göering, apesar de toda a sua trajetória de praticante de crimes contra a humanidade, chegou a ser recepcionado com jantares pelos seus captores ao fim da II Guerra Mundial. Mas ao saber do fato o comandante aliado Ike deu uma ordem, de que nenhum preso nazista tivesse direito a mais que outros presos similares inclusive no relativo à refeição diária.

ELOGIO

O supermercado da Avenida Jorge Teixeira (em frente ao Botafogo), apesar de todo o imenso movimento nesses dias anteriores ao Natal, conseguiu manter seu estacionamento sempre coordenado por funcionários da empresa. Um exemplo bom que deve ser seguido por similares, porque é mais um serviço que interessa ao cliente.

SECURA

Apesar dos temporais, falta água há alguns dias no mercadinho do KM Um, onde muita gente faz suas compras. Ainda nesta quarta-feira bancas de café não podiam servir o dito cujo por falta d’água. Ainda recentemente o prefeito Mauro Nasif esteve no local e, claro, fez promessas. Mas ficou só nisso e até água não tem.

DATAS DE RONDÔNIA

(25 a 31 de dezembro)

Dia 25 – Em 1909 –  Cândido Rondon, à frente da equipe instaladora da Linha Telegráfica Estratégica, iniciada em Cuiabá, chega a Santo Antonio do Rio Madeira, então localidade pertencente ao Estado de Mato Grosso. (Roquete Pinto, Rondônia, Anthropologia – Ethnographia).

Dia 27 – Em 1914 – Nasce em Humaitá (AM) o professor e historiador Esron Penha de Menezes. Falecido em Porto Velho em janeiro de 2009 (Jornal Alto Madeira).

Dia 27 – E 1995 – Criados pela Assembleia Legislativa os municípios de Chupinguaia, São Francisco do Guaporé, Pimenteiras do Oeste e Buritis (Lúcio Albuquerque – 20 Anos da Assembleia Legislativa).

Dia 28 – Em 1960 – Depois de 60 dias de viagem, chega a Porto Velho a Caravana Ford, primeiros veículos que vieram por estrada. Saíra de São Paulo dia 28 de outubro, sob comando do mecânico Eduardo Lima e Silva, Seu Dudu (Paulo Nunes Leal, O Outro Braço da Cruz).

Dia 29 – Em 1981 – O coronel Jorge Teixeira de Oliveira toma posse em Brasília, perante o presidente João Figueiredo e vários ministros, como primeiro governador do Estado de Rondônia (Francisco Matias - Pioneiros)

Dia 29 – Em 2008 – Criado o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Ji-Paraná (Jornal Folha de Rondônia).

Dia 31 – Em 1964 – O presidente Castelo Branco assina o decreto 55.271 autorizando a lavra mecanizada de cassiterita em Rondônia (Vitor Hugo – Cinquenta anos do Território Federal do Guaporé).

Dia 31 – Em 1981 – O governador Jorge Teixeira faz publicar no diário oficial do Estado seus dois primeiros atos como chefe do Executivo do Estado de Rondônia: as leis orgânicas do Estado e dos Municípios (Diário Oficial do Estado de Rondônia).

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Lucio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 24 DE MAIO!

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 24 DE MAIO!

COMEMORA-SEDia da Arma de Infantaria do Exército, a “Rainha da Armas”. Dia do Telegrafista. Dia Nacional do Cigano. Dia Nacional do Milho. Dia Naciona

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 23 DE MAIO!

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 23 DE MAIO!

COMEMORA-SEDia Internacional para Acabar com a Fístula Obstétrica. Dia da Juventude Constitucionalista (SP). Dia da Tartaruga. Católicos lembram São J

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 22 DE MAIO!

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 22 DE MAIO!

COMEMORA-SEDia do Abraço. Dia do Apicultor. Dia internacional da Biodiversidade BIológica. Católicos lembram Sana Rita de Cássia, Santa Júlia. Santa Q

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 21 DE MAIO!

O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 21 DE MAIO!

COMEMORA-SEDia da Língua Nacional. Dia Nacional do Profissional de Letras. Dia do Afilhado. Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Des