Porto Velho (RO) segunda-feira, 23 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

CONTA GOTAS 08/11/10


 

  

DE NOVO

Ano passado a desculpa foi vazamento de informações, com gabaritos retirados da própria gráfica onde o material fora impresso. Trocaram de gráfica, um contrato milionário e, outra vez, o MEC admite que houve erro na composição do material do ENEM. E o presidente do órgão responsável pela aplicação das provas vem com uma desculpa na qual só ele acredita. Depois há quem reclame quando não se leva esse governo a sério quando eles alegam que Educação é coisa séria para este governo.

 

FEIRA

Começa nesta terça, e vai até dia 15, a 2ª Feira do Livro de Porto Velho, realização coordenada pelas bibliotecárias Shirlaine e Ednéia Botto. Todos os dias, desde a manhã até a noite, no Bingol (na Rogério Weber atrás do Ferroviário). Muitas ofertas no setor livreiro, com destaque para o espaço “Cantinho do Escritor” onde membros da Academia de Letras de Rondônia e outros produtores literários locais estarão apresentando suas obras.

 

TRATADO

Dia 17 completa 107 anos da vigência do Tratado de Petrópolis. Para quem não tem noção histórica, foi esse acordo Brasil/Bolívia que permitiu a agregação do Acre ao nosso país. Quem pensar que aquele documento só teve interesse direto ao vizinho Estado pode estar fazendo uma leitura errada da História: pelo Tratado de Petrópolis foi que se construiu a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e, assim, houve o surgimento das primeiras cidades, Guajará-Mirim e Porto Velho, e depois Rondônia. Uma data a comemorar, e muito, aqui.

 

VOLEIBOL

Para quem gosta de bom espetáculo esportivo, a pedida é acordar mais cedo, ou suspender parte do sono da madrugada e assistir ao Brasil no Mundial de Voleibol Feminino. Nessa madrugada de terça, na de quarta e, depois, as semi e as finais.

 

FLUMINENSE

Corintianos e cruzeirenses sorriram: afinal estavam no topo do Brasileirão. Foi só o Flu mandar ver e acabou a festa, recolocando a ordem na casa.

 

ESPECULAÇÕES

O que tem de “mãe diná” querendo dar uma de adivinho e divulgando informações sobre o secretariado do governador eleito, é coisa de maluco. Qualquer dia, daquele seu jeito tranqüilo, o médico Confúcio Moura vai parodiar o mineiro Tancredo Neves que, diz a lenda política, que quando o procuravam dizendo que seus nomes estavam cogitados para serem secretários do governo Tancredo, este, para evitar ferir suscetibilidades, sugeria que o auto-pretendente dissesse ter sido convidado, “mas que você não aceitou”.

 

DATAS DE RONDÔNIA

(5 a 12 de novembro)

Dia 5 – Em 1921 – O governador do Amazonas assina a Lei 1126, retornando a Comarca de Porto Velho à jurisdição da de Humaitá (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)

Dia 5 – Em 1949 – O governador Araújo Lima lança a pedra fundamental do futuro Fórum Ruy Barbosa, em Porto Velho (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)

Dia 6 – Em 1958 – O coronel Paulo Nunes Leal toma posse como governador do Território (Professora Tereza Chamma, Calendário de Guajará-Mirim)

Dia 7 – Em 1991 – A Câmara Federal cassa o mandato do deputado federal Jabes Rabelo ( com base eleitoral na região de Cacoal), da bancada rondoniense na legislatura 1991/1995. É o segundo deputado federal cassado, mas o primeiro, Renato Clímaco de Medeiros, em 1964, foi por Ato Institucional (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia)

Dia 10 – Em 1999 – O presidente Fernando Henrique Cardoso assina o Decreto 3.238 que dá à região do Lago do Cuniã, em Porto Velho,  a condição de Estação Ecológica (Jornal Alto Madeira) 

 

Inté outro dia, se Deus quiser!

 

Siga o Gentedeopinião no Gente de Opinião

 

Fonte: Lúcio Albuquerque -  jlucioalbuquerque@gmail.com
 
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube 
 Turismo   /  Imagens da História

 


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Lucio Albuquerque

ODACIR – POR QUE “MITO”?

ODACIR – POR QUE “MITO”?

Com o falecimento, nesta semana, do advogado e ex-senador Odacir Soares Rodrigues ficou muito menor o universo dos que atuaram na política rondonien

Cheirou a “entrevista chapa branca”...

Cheirou a “entrevista chapa branca”...

Esta semana estava eu esperando o início de uma reunião, sintonizei na CBN local e começou uma entrevista do ministro Gilmar Mendes, STF, feito no e

Hierarquia é de cima para baixo, e não o contrário

Hierarquia é de cima para baixo, e não o contrário

Censura é uma coisa e hierarquia administrativa é outra

Que tal se portar como presidente?

Que tal se portar como presidente?

Que o presidente Jair Bolsonaro tem realizado trabalhos que valorizam o voto de quem votou nele, disso não há dúvidas, apesar da marcação cerrada e no