Porto Velho (RO) quinta-feira, 19 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

CONTA GOTAS 02/10/10


 

PEÇA DE MUSEU

A decisão do Supremo Tribunal Federal, mandando que vala para a eleição deste ano qualquer documento com foto e tornando desnecessário o título de eleitor (porque não tem foto), leva o cidadão a perguntar: para que vale o documento expedido pelo Tribunal Regional Eleitoral? Certamente a partir de agora como peça de museu e de acervo pessoal de quem o detém. Para mais nada.

 

SENADOR

Atenção: Você vai poder votar duas vezes para senador, mas se votar duas vezes no mesmo nome o segundo voto será considerado nulo.

 

CONTRASTES

Nesse imenso país-continente, se você atrasa o pagamento da pensão alimentícia vai preso como um bandido qualquer, dos piores que existem, colocado no xadrez. É a lei. Mas com tantos bandidos soltos por aí, como esses que executaram um jovem e um ancião na noite de quinta-feira, seria muito melhor que a Polícia e a Justiça jogassem mais duro com quem tripudia sobre a lei, inclusive políticos, com tantos processos e que continuam aí, dando as cartas como se não devessem nada. Mas, quando se fala em endurecer a lei, então aparecem os jeitinhos, as prerrogativas, apenas para beneficiar alguns..

 

 

LITERATURA

Livros para todos os gostos estão sendo lançados na praça, tratando de temas locais e abordados por quem mora aqui. Nas áreas de poesia, conto, fotografia, história, o ano está sendo bem recheado de novas obras, oferecendo opção a quem quiser conhecer melhor nossa gente e nossa produção literária.

 

PASSAGENS

A realização da eleição neste domingo movimentou os terminais de passageiros em Porto Velho e demais municípios, com muita gente indo e vindo, para votar. Por falar em eleição, volta à baila a discussão sobre da necessidade de se manter a obrigatoriedade de votar. Eu sou contra: deve votar quem quiser.

 

SARAU

Bem participado o sarau da Academia de Letras de Rondônia, na última quinta-feira, 30, no Mirante 2 e meio, realizado com apoio da Fundação Iaripuna e do Clube ASOF da PM/Bombeiros. Um destaque especial ficou por conta da apresentação do violonista Joaz Rosa, de Cacoal, muito elogiado pelos participantes, incluindo aí quem entende de música e esteve lá.

 

SUGESTÃO

O município de Porto Velho (e não a cidade conforme release divulgado recentemente pela prefeitura) completou 96 anos de criação neste dia 2. A Academia de Letras e o Instituto Histórico estão disponíveis para serem consultados sobre fatos, personagens e datas históricas da região. A sugestão é que em acontecimentos desse gênero, as nossas autoridades se valam de quem conhece do assunto, para evitar que, através de suas assessorias, elas acabem pagando mico, como no caso citado.

 

TRABALHO

O trabalho, desenvolvido pelo ponto de cultura coordenado pela artista plástica Rita Queiroz, realizado na localidade de Catarina, no Rio Madeira, já extrapola os limites daquela vila. Quase 100 pessoas, entre crianças, jovens e adultos estão empenhados no projeto que, agora, precisa apenas de parceiros para trazer de lá a Porto Velho uma exposição do que vêm realizando. Um barco pode resolver o problema.

 

 

Datas de Rondônia

(30 de setembro a 4 de outubro)

 

Dia 30 – Em 1928 – Comerciantes fundam a Associação Comercial do Guaporé, em Porto Velho, tendo como presidente Marcelino de Oliveira (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)

Dia 30 – Em 1948 - O governador do Território, Frederico Trotta, assina o decreto 66, criando o Posto de Puericultura em Porto Velho(Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)

Outubro

Dia 1 – Em 1941 – Assinado o Tratado de Washington entre Brasil e Estados Unidos. Um dos itens faz retornar a exploração da borracha nativa na região amazônica, provocando a aparição na história da figura do “soldado da borracha”, e gera o Banco da Borracha, atual Basa (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia 10)

Dia 2 – Em 1914 – O governador Jonathas Pedroza, do Amazonas, sanciona a Lei 757 criando o município de Porto Velho, desmembrado de terras do município de Humaitá (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia)

Dia 3 – Em 1972 – Aliethe Matha Mory torna-se a primeira mulher a ser eleita em Rondônia, como vereadora em Guajará-Mirim. Ela seria reeleita em 1976 (Lúcio Albuquerque, A Mulher em Rondônia – De Tereza de Benguela à Coronel Angelina)

Dia 4 – Em 1970 – O Incra implanta o projeto de Colonização Paulo de Assis Ribeiro, com sede em Colorado, na região sul rondoniense (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia)

 

Inté outro dia, se Deus quiser!

 Siga o Gentedeopinião no Gente de Opinião

 

Fonte: Lúcio Albuquerque -  jlucioalbuquerque@gmail.com
 
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube 
 Turismo   /  Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Lucio Albuquerque

ODACIR – POR QUE “MITO”?

ODACIR – POR QUE “MITO”?

Com o falecimento, nesta semana, do advogado e ex-senador Odacir Soares Rodrigues ficou muito menor o universo dos que atuaram na política rondonien

Cheirou a “entrevista chapa branca”...

Cheirou a “entrevista chapa branca”...

Esta semana estava eu esperando o início de uma reunião, sintonizei na CBN local e começou uma entrevista do ministro Gilmar Mendes, STF, feito no e

Hierarquia é de cima para baixo, e não o contrário

Hierarquia é de cima para baixo, e não o contrário

Censura é uma coisa e hierarquia administrativa é outra

Que tal se portar como presidente?

Que tal se portar como presidente?

Que o presidente Jair Bolsonaro tem realizado trabalhos que valorizam o voto de quem votou nele, disso não há dúvidas, apesar da marcação cerrada e no