Porto Velho (RO) quarta-feira, 29 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Luciana Oliveira

Censura prévia contra Universidade e Blogueira - Por Luciana Oliveira

APOIADORES DE BOLSONARO QUEREM CENSURA PRÉVIA CONTRA UNIVERSIDADE E BLOGUEIRA


Censura prévia contra Universidade e Blogueira - Por Luciana Oliveira - Gente de Opinião

A primeira coisa que percebi ao ler publicação da página no facebook com o nome ‘Direita Rondônia’ contra evento e contra mim, é que por meio de ‘denúncia’ sabe-se lá de onde veio, associam seu candidato à presidência ao fascismo.

Censura prévia contra Universidade e Blogueira - Por Luciana Oliveira - Gente de Opinião

O evento que participarei a convite da Pró Reitoria de Cultura da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, tem como tema de debate: O crescimento do fascismo e os desafios da resistência democrática.

Como jornalista, membro da Comissão Nacional de Blogueiros do Centro de Estudos Barão do Itararé, ativista e militante pela democracia, vou falar sobre “A Importância da Mídia Alternativa Na Batalha de Ideias em Meio A Retrocessos”.

É meu habitat, a blogosfera e toda a mídia contra hegemônica que oferece à sociedade versão mais plural e independente dos fatos. A mídia alternativa foi fundamental à resistência e luta pela democracia.

O grupo de apoiadores de Jair Bolsonaro quer impor censura prévia, por supor que os debatedores vão utilizar o evento para falar mal do candidato do PSL.

Vale lembrar que uma das características do fascismo é a supervalorização. É muita presunção achar que um evento sobre tema tão importante e atual tenha sido pensado pra focar em Bolsonaro.

Em momento algum pensei em participar do debate dando ainda mais holofotes ao candidato que foi citado como ‘semelhante’ por líder da Ku Klux Klan.

Me acusam de caluniar e difamar Jair Bolsonaro ‘diuturnamente’, o que até onde saiba se inibe com ação judicial cabível.

Desde que o Brasil se libertou da ditadura, não cabe censura prévia e muito menos por achismo ou denúncia vaga e pior, de grupo de facebook.

Seria legitimar o fascismo.

Francamente…

O alerta desesperado do grupo só prova uma coisa: ninguém precisa dizer quem é o candidato com postura autoritária que ameaça o Estado Democrático de Direito.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Luciana Oliveira

Bloco Pirarucu do Madeira amplia desfile

Bloco Pirarucu do Madeira amplia desfile

A pedido dos foliões serão mais duas quadras no percurso que começa onde as avenidas Pinheiro Machado e Rogério Weber se encontram, no centro da capit

Cantora de Rondônia é a promessa do Pop regional em 2020

Cantora de Rondônia é a promessa do Pop regional em 2020

O Brasil surfa na crescente onda da música pop que inclui funk, rap e bregafunk. O estilo toma proporções maiores em todo o mundo e Rondônia pode ser

Bloco Pirarucu do Madeira vai desfilar com frevo em defesa dos povos indígenas

Bloco Pirarucu do Madeira vai desfilar com frevo em defesa dos povos indígenas

O bloco de rua mais democrático de Porto Velho convida os foliões à primeira pajelança carnavalesca.O desfile está programado para o dia 16 de feverei

Balé Bolshoi - Rondoniense Afro-Indígena arruma as malas para estudar em Joinville

Balé Bolshoi - Rondoniense Afro-Indígena arruma as malas para estudar em Joinville

 É do Norte, da Amazônia, de Letícia Maciel Nunes, uma das vagas na maior seletiva de dança do país, a da Escola do Teatro Bolshoi.Ela disputou com