Porto Velho (RO) domingo, 7 de março de 2021
×
Gente de Opinião

Luciana Oliveira

Brigada NINJA Amazônia lança série documental nesta sexta (17)


Brigada NINJA Amazônia lança série documental nesta sexta (17) - Gente de Opinião

Depois de percorrer cinco estados, a Brigada NINJA lança a série documental que denuncia a destruição das florestas da Amazônia e do Cerrado, biomas duramente atingidos pelo aumento das queimadas. Evento acontece online nesta sexta-feira (17). (clique aqui e saiba como participar).

No pico das queimadas durante o período de seca do último ano, a Mídia NINJA estabeleceu cinco rotas em que uma equipe de comunicadores filmam, fotografam e narram o cotidiano da luta contra a devastação, protagonizada por lideranças indígenas, ribeirinhos, brigadistas voluntários, que correm contra o tempo para evitar que uma tragédia ocorra. Em junho, o desmatamento na Amazônia chegou a registrar o pior cenário dos últimos 13 anos.

Três documentários já foram lançados pela Mídia NINJA desde o último ano. Tendo pontapé no Acre, com a rota Chico Mendes, a equipe de jornalistas também percorreu o trecho da rota Madeira Mamoré, em Rondônia, e, no Tapajós (PA). Nesta sexta será a vez de mais dois: a rota Amazônia Indígena (AM) e Cerrado Amazônico (MT).

A Rota Chico Mendes circulou por Rio Branco, Transacreana e Xapuri, no Acre, para mostrar como os povos da floresta vivem e se sustentam preservando a mata. A Brigada esteve na Reserva Extrativista Chico Mendes, a maior do Brasil, e conversamos com lideranças históricas da luta dos seringueiros, parceiros de Chico Mendes. Também registraram de perto comunidades que vivem o conflito por terra na pele, sofrendo ameaças e tortura daqueles que só querem explorar e destruir a floresta.

Rota Chico Mendes

Em Rondônia, a rota Madeira Mamoré avaliou os impactos das hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio nas comunidades ribeirinhas, o plano desenvolvimentista desenfreado, interesses econômicos de grandes elites. 

Rota Madeira Mamoré

Na rota Tapajós, queimadas, especulação imobiliária, grilagem, prisões ilegais, perseguição política, tudo isso na região que ocupa o primeiro lugar no ranking de lugares mais bonitos do mundo com praias de água doce: Em Alter do Chão, em Santarém (PA). A Brigada conversou com a população originária sobre exploração turística, resistência e cultura em um dos pontos mais atingidos por queimadas da Amazônia. 

Rota Tapajós

Nesta sexta (17), o documentário rota Amazônia Indígena narra o encontro de lideranças indígenas de todos os 9 estados da Amazônia Legal durante a a XII Assembleia Ordinária da Coiab – Coordenação dos Povos Indígenas da Amazônia Brasileira, um momento importante de articulação do movimento indígena na história das lutas por direitos.

A rota Cerrado Amazônico ‘Os guardiões do fogo e da vida no cerrado’, também será exibido nesta sexta. A Brigada foi até a fronteira com a Amazônia, no estado do Mato Grosso, onde mais se desmata, para ouvir os indígenas xavantes, protagonistas na luta contra as queimadas e que protegem o Cerrado Amazônico há centenas de anos. O terceiro território indígena mais impactado pelo fogo, em 2019.

Programação

A exibição da série documental faz parte das atividades de lançamento da Brigada NINJA 2020, que ocorre ao vivo na sexta (17) e no sábado (18), com encontro de jornalistas ambientais da Amazônia. Clique aqui para inscrever-se.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Luciana Oliveira

Performance Vácuo provoca reflexão sobre naturalização da violência contra a mulher

Performance Vácuo provoca reflexão sobre naturalização da violência contra a mulher

Vácuo é o corpo feminino que reflete os olhares, falas, pensamentos e ações de uma sociedade adoecida por uma cultura machista, misogina e sexista, qu

Painel em homenagem à vítimas da Covid é alvo de ataque em Porto Velho

Painel em homenagem à vítimas da Covid é alvo de ataque em Porto Velho

Os banners com mensagens e mais de duas mil fitas foram colocados no último sábado ao lado do ginásio Cláudio Coutinho.Do local sairia no domingo, 7,

Falsa imagem define eleição da capital

Falsa imagem define eleição da capital

Jauéra! Perdi mais uma.Quem quiser dispute na sobra o ranço com os eleitos, reeleitos e os que irão para o segundo turno.Tivesse apostado nos ‘filtros

COVID-19 se espalha no território indígena Paiter Surui em Rondônia

COVID-19 se espalha no território indígena Paiter Surui em Rondônia

Lideranças do povo que vive na Terra Indígena Sete de Setembro próxima ao município de Cacoal em Rondônia, pedem ajuda em vídeos e carta à sociedade p